Considerando a aprovação da Lei Federal nº 13.935 de 2019, que prevê a inserção de assistentes sociais e psicólogos/as nas redes públicas de educação básica do país, há uma demanda nacional pela qualificação mais específica sobre a atuação profissional no espaço da educação básica, das escolas e Secretarias Municipais e/ou Estaduais de educação, considerando as crescentes contratações as quais estão ocorrendo na atualidade. Desta forma, o curso de Pós-graduação Lato SensuServiço Social na Educação Básica, almeja-se atender esta lacuna.
Considerando a inexistência de curso lato sensu no cenário nacional e com vistas a proporcionar um espaço de qualificação profissional, este curso objetiva garantir a especialização de profissionais numa perspectiva de totalidade e criticidade, trazendo elementos atinentes ao trabalho profissional no âmbito da educação básica, tendo como foco uma formação como propulsora do conhecimento multiprofissional do Serviço Social na Educação básica.
O curso é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), conforme o Artigo 1º, da Portaria nº 308, de 15 de abril de 2013.
O curso acontece na Sala Virtual UNISC. O estudante receberá os dados de acesso à Sala Virtual (login/senha) antes da data de início do curso.
AVALIAÇÕES As avaliações são por disciplina e acontecem a distância, na Sala Virtual UNISC. A nota mínima para aprovação é 7,0 (sete).
NÃO OBRIGATORIEDADE DO TCC: A Resolução nº 01/2018, do Conselho Nacional de Educação (CNE), publicada em 06/04/2018, estabeleceu novas diretrizes e normas para a oferta de cursos de Pós-graduação Lato Sensu. Conforme o projeto desse curso, não é mais obrigatória a elaboração de TCC (trabalho de conclusão de curso), ficando sob a responsabilidade do estudante avaliar a necessidade ou não de contratar o TCC separadamente.
É a oportunidade que você esperava para impulsionar sua carreira.
Matrículas encerradas.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato pelo e-mail comercial-ead@unisc.br ou WhatsApp (51) 3717-7425.
CARGA HORÁRIA
370
TEMPO ESTIMADO
CONTEÚDO EXCLUSIVO
ESTUDE EM QUALQUER LUGAR
ACESSO AO CONTEÚDO DE BIBLIOTECA DIGITAL
OBJETIVOS
Qualificar profissionais do Serviço Social numa perspectiva de totalidade e criticidade, tendo como foco a formação que propicia o conhecimento multiprofissional do Serviço Social na Educação básica.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS – Promover a qualificação de profissionais para atuação no Serviço Social no âmbito da educação básica; e – Compreender a educação básica e a presença do/a Assistente Social.
PARA QUEM SE DESTINA
Assistentes Sociais que atuam ou almejam inserção nas redes públicas de educação básica do país ou em redes privadas de educação básica, bem como educadores e outros profissionais interessados pela área.
PERFIL PROFISSIONAL DO EGRESSO Ao final da especialização, o profissional estará preparado para atuar no espaço da educação básica, partir de uma formação específica voltada para o trabalho multiprofissional. O egresso estará qualificado a realizar intervenções, práticas, proposições, contribuições à educação básica, à sociedade de um modo geral e especialmente na articulação da Educação com a área do Serviço Social. O profissional estará amparado teoricamente acerca da educação básica e nela as possibilidades de atuação do Serviço Social em uma perspectiva crítica.
Historicidade do Serviço Social na Política de Educação Básica: Lei 13.935 de 2019
30h
Questão Social no âmbito da Política de Educação Básica no Brasil
30h
O trabalho do/a Assistente Social na Política de Educação Básica: competências e atribuições
30h
O trabalho Profissional nas diferentes etapas e modalidades da Educação Básica
30h
Serviço Social e Gestão Democrática: Projeto Político Pedagógico como instrumento de trabalho profissional
30h
A escola enquanto espaço de Proteção Social
30h
Serviço Social e o Currículo Escolar: temas transversais na Educação Básica
30h
Avaliação final
10h
A UNISC reserva-se o direito de, na ocorrência de impossibilidades eventuais, substituir qualquer um dos professores, atendida a titulação necessária, sem que haja prejuízo aos alunos.
O cronograma completo com o período de realização das disciplinas é disponibilizado aos Estudantes no início do curso.
As disciplinas acontecem a distância na Sala Virtual UNISC. O estudante acessará a Sala Virtual nos horários e locais de sua preferência, conforme disponibilidade.
Cada disciplina tem sua especificação de materiais instrucionais, conforme carga horária e iniciam com um itinerário de estudos que é o passo a passo que organiza o tempo e orienta para a realização dos estudos e das atividades da disciplina.
Para a construção do conhecimento são disponibilizados materiais de estudo elaborados pelo professor e de sua curadoria, além das videoaulas (organizadas em blocos), que são gravadas e ficam disponíveis na Sala Virtual até o fim do curso.
Para aprovação na disciplina, o estudante deverá realizar o questionário avaliativo, e atingir, no mínimo, 7,0 (sete).
Quantas horas de dedicação semanal são necessárias para os estudos?
Para obter um resultado positivo, recomenda-se, no mínimo, 10 horas semanais de dedicação aos estudos, organizadas de acordo com o seu planejamento pessoal.
Neste curso a distância, há o acompanhamento de tutores e monitores técnicos?
O estudante terá um acompanhamento pedagógico ágil, para garantir uma educação de qualidade. A qualquer momento, você poderá entrar em contato com o Tutor(a) por meio da ferramenta mensagem na Sala Virtual, tendo uma resposta em, no máximo, 24 horas úteis a contar da data de envio. Além disso, poderá esclarecer as suas dúvidas quanto à utilização dos recursos e ferramentas da Sala Virtual com a equipe da Monitoria Técnica, por e-mail suporte-ead@unisc.br e/ou telefone (51) 3717 7664.
ORIENTAÇÕES DE MATRÍCULA
Matrícula
Passo 1
Ao clicar no botão “Matricule-se aqui” você vai requerer a matrícula.
Upload dos documentos
Passo 2
Ao requerer a matrícula você fará o upload de toda a documentação obrigatória solicitada.
Adesão
Passo 3
Você fará a adesão ao contrato e optará pela forma de pagamento.
Pagamento
Passo 4
Para o pagamento da taxa de matrícula, você terá duas opções: via boleto bancário ou via PagSeguro.
Status da matrícula
Passo 5
Sua matrícula fica com o status de “Aguardando o Processamento’, até que haja a confirmação do curso. Após, se você anexou corretamente os documentos e efetuou o pagamento da matrícula, o seu status passa a ser “Matriculado” e você receberá os dados para acesso ao curso.
Para que seja possível assistir às videoaulas e acompanhar as atividades na Sala Virtual é necessário ter conhecimentos básicos de microinformática, em especial de navegação na internet, e atender requisitos técnicos mínimos descritos a seguir. Caso estes requisitos técnicos não sejam atendidos, ainda pode ser possível acompanhar o curso, porém a qualidade poderá ser prejudicada, pelo o que a UNISC não poderá ser responsabilizada.
Conexão de Internet Para que seja possível assistir às videoaulas e acompanhar as atividades na Sala Virtual é necessária uma conexão à internet banda larga com velocidade a partir de 1MB para permitir uma boa visualização dos vídeos.
Configurações mínimas para o Computador • Google Chrome ou Mozilla Firefox (versões atualizadas); • Software MsOffice (word, excel) e/ou BrOffice (writer, calc); • Acrobat Reader 9 ou superior; • Caixas de som ou saída de áudio (para fone de ouvido) para assistir às videoaulas.
ESTUDANTES ESTRANGEIROS
A matrícula/seleção de Aluno Estrangeiro pela Universidade de Santa Cruz do Sul dependerá do preenchimento dos seguintes requisitos para ingresso no curso:
• Ter conhecimento em Língua Portuguesa; • Apresentar cópia da sua Certidão de Nascimento, e cópia de Identidade do pai e da mãe; • Apresentar cópia do Passaporte (3 primeiras páginas); • Apresentar cópia da Identidade; • Apresentar cópia do Certificado de Conclusão de Curso de Graduação/Licenciatura autenticado, com tradução juramentada para a Língua Portuguesa quando o documento original for expedido em outra língua.
Cumprindo com os requisitos exigidos e documentos acima elencados, contate a nossa Secretaria Geral Acadêmica, pelo e-mail centraldeatendimento@unisc.br, que lhe auxiliará a efetuar o seu Requerimento de Matrícula e fornecerá as orientações financeiras.
As parcelas serão pagas por meio de boletos bancários, os quais terão vencimento sempre no dia 08 de cada mês, subsequentes ao início do curso, e deverão ser impressos pela Sala Virtual ou pelos Serviços Online (Serviços Acadêmicos), no site da Universidade (www.unisc.br).
Não. Para matricular-se, é necessário ter colado grau até a data de início das aulas. O aluno que já colou grau e está apenas aguardando o recebimento do diploma pode se matricular e cursar a Pós-graduação normalmente, apresentando cópia do certificado e, posteriormente, o diploma.
Os cursos ofertados pela UNISC são de Pós-graduação Lato Sensu, nível de Especialização, com reconhecimento pelo MEC, conforme o Artigo 1º da Portaria n.º 308, de 15 de abril de 2013.
O acompanhamento de Tutoria e Monitoria técnica ocorre de segunda a sexta-feira, nos turnos manhã e tarde. A qualquer momento você poderá entrar em contato com a tutoria e suas mensagens serão respondidas em, no máximo, 24 horas úteis a contar da data de envio. Além disso, você poderá esclarecer, com os profissionais da Monitoria Técnica, as suas dúvidas sobre a utilização dos recursos e ferramentas da Sala Virtual, pelo e-mail suporte-ead@unisc.br ou pelo telefone (51) 3717-7664.
INTERCÂMBIOS
Os alunos matriculados nos nossos cursos possuem diversas opções de intercâmbios disponíveis. Confira no nosso site para onde e como você pode ir:
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Dr. André Michel dos Santos
Possui expertise na área do Serviço Social na Educação, desenvolvendo seus estudos na graduação, especialização, mestrado e doutorado em pesquisas sobre a inserção, exercício e atribuições profissionais do/a Assistente Social na educação básica. ----- É graduado em Serviço Social pela Universidade Franciscana - UFN (2005); Especialista em Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2009); Especialista em Educação Ambiental pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2010); Mestre em Educação pela Universidade La Salle - UNILASALLE (2012) e Doutor em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2019). ----- Tem experiência em Serviço Social com ênfase na Política de Educação, Assistência Social e Assistência Estudantil, onde atuou como Assistente Social em Redes de Educação Filantrópicas, Prefeitura e no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Atualmente é Assistente Social no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Na docência, possui experiência como Professor na Graduação e Pós-graduação em Serviço Social e atua na coordenação e docência do Curso de Especialização em Serviço Social na Educação da UNISC. ----- Dispõe de produção teórica acerca do Serviço Social na educação básica, publicizada em formato de trabalhos apresentados em eventos, artigos aceitos em periódicos científicos, capítulos de livros e dois livros, sendo o primeiro deles lançado em 2013, pela Editora Garcia, intitulado ----- GESTÃO DEMOCRÁTICA E SERVIÇO SOCIAL: LIMITES E POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NA ESCOLA PÚBLICA ----- e o segundo livro lançado em 2020 pela Editora CRV, com o título ----- SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO: UM ESTUDO DAS ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS EM ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS ----- Ainda atua como Conselheiro de Base no CRESS-RS (Gestão 2020-2023) integrando a Comissão de Seguridade Social; Comissão de Formação e Trabalho Profissional; Comissão de Interiorização e Nucleação e o GT em Serviço Social na Educação. Também representa o CRESS-RS como conselheiro e especialista na mobilização junto ao CRP-RS, para organização de atividades com o objetivo de regulamentação da Lei 13.935/2019 no estado e municípios do Rio Grande do Sul.
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Dra. Marta von Dentz
Assistente Social, mestre em Educação e Doutora em Serviço Social. Experiência em projetos sociais em âmbito internacional, gestão de projetos. Docente e coordenadora do Curso de Serviço Social da Unisc.
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Dr. André Michel dos Santos
Possui expertise na área do Serviço Social na Educação, desenvolvendo seus estudos na graduação, especialização, mestrado e doutorado em pesquisas sobre a inserção, exercício e atribuições profissionais do/a Assistente Social na educação básica. ----- É graduado em Serviço Social pela Universidade Franciscana - UFN (2005); Especialista em Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2009); Especialista em Educação Ambiental pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2010); Mestre em Educação pela Universidade La Salle - UNILASALLE (2012) e Doutor em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2019). ----- Tem experiência em Serviço Social com ênfase na Política de Educação, Assistência Social e Assistência Estudantil, onde atuou como Assistente Social em Redes de Educação Filantrópicas, Prefeitura e no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Atualmente é Assistente Social no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Na docência, possui experiência como Professor na Graduação e Pós-graduação em Serviço Social e atua na coordenação e docência do Curso de Especialização em Serviço Social na Educação da UNISC. ----- Dispõe de produção teórica acerca do Serviço Social na educação básica, publicizada em formato de trabalhos apresentados em eventos, artigos aceitos em periódicos científicos, capítulos de livros e dois livros, sendo o primeiro deles lançado em 2013, pela Editora Garcia, intitulado ----- GESTÃO DEMOCRÁTICA E SERVIÇO SOCIAL: LIMITES E POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NA ESCOLA PÚBLICA ----- e o segundo livro lançado em 2020 pela Editora CRV, com o título ----- SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO: UM ESTUDO DAS ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS EM ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS ----- Ainda atua como Conselheiro de Base no CRESS-RS (Gestão 2020-2023) integrando a Comissão de Seguridade Social; Comissão de Formação e Trabalho Profissional; Comissão de Interiorização e Nucleação e o GT em Serviço Social na Educação. Também representa o CRESS-RS como conselheiro e especialista na mobilização junto ao CRP-RS, para organização de atividades com o objetivo de regulamentação da Lei 13.935/2019 no estado e municípios do Rio Grande do Sul.
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Dra. Íris de Lima Souza
Pós-doutoranda em Serviço Social pela UFRN (2019). Doutora em Educação pela UFRN (2008). Mestra em Educação pela UFRN (2003). Especialista em Gestão e Coordenação do Processo Pedagógico (2001). Bacharela em Serviço Social pela UFRN (1998). Professora convidada em cursos de pós-graduação de Serviço Social em IES privadas. Atuou como Docente da Universidade Potiguar (UnP) - Cursos de Graduação e Pós-graduação, nas modalidades presencial e à distância - (2008-2019) e Docente da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (2006-2007). Avaliadora do MEC. Elaboradora e revisora de itens do Banco Nacional de Itens (BNI) - ENADE - do INEP. Desenvolve estudos científicos e trabalhos técnicos sobre o Serviço Social na Educação, tendo como publicação o livro "Serviço Social na Educação: que saberes? Que competências?". Autora de Ebooks sobre Política Social e Normalização de Trabalhos Acadêmicos. Experiências profissionais anteriores: assistente social, atuando com crianças e adolescentes em situação de abuso, violência, exploração e tráfico sexual; assessora de projetos e relatórios sociais; consultora do MEC e da UNESCO em projetos de pesquisa; professora no Departamento de Educação da UERN e em pós-graduação na UNIFACEX; membro da Diretora Executiva do IBEPIS. Pesquisadora nas áreas de Educação e Serviço Social. Atualmente é voluntária assistente social na OnG SoulSisters (atendimento à mulheres em situação de violência).
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Me. Luci Elaine Krämer
Possui graduação em Pedagogia pela FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS "IMACULADA CONCEIÇÃO" - Sta Maria (1970), graduação em Estudo Sociais (1.º Ciclo) pela FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS "IMACULADA CONCEIÇÃO" - Sta Maria (1971) e mestrado em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2002). Tem experiência na área de Educação, e de Gestão Universitária, atuando principalmente na dimensão do ensino, planejamento, metodologia do ensino e avaliação educacional.
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Dra. Marta von Dentz
Assistente Social, mestre em Educação e Doutora em Serviço Social. Experiência em projetos sociais em âmbito internacional, gestão de projetos. Docente e coordenadora do Curso de Serviço Social da Unisc.
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Dr. Roberto Rafael Dias da Silva
Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2011). Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2008). Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (2005). Professor da Escola de Humanidades e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), no qual atua na linha de pesquisa "Formação de professores, currículo e práticas pedagógicas". Foi professor e coordenador pedagógico do Ensino Médio na rede pública do Estado do Rio Grande do Sul (2000-2010). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículo, Ensino Médio e Juventudes Contemporâneas - GEPCEM (Unisinos/CNPq). Atualmente é Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. Atua como Editor da revista Educação UNISINOS, sendo também parecerista e membro de comitês editoriais de diferentes periódicos na área da Educação. Orienta dissertações de mestrado e teses de doutorado em Educação. Investiga principalmente os seguintes temas: Ensino Médio, políticas de escolarização, currículo e conhecimento escolar, constituição da docência e relações entre educação e capitalismo contemporâneo.
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Dra. Silvia Regina Silveira
Graduada em Serviço Social pela Universidade Luterana do Brasil (2003). Possui especialização em Gestão Empresarial (2005), Mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2013) e Doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2017). Atualmente é assistente social da Prefeitura Municipal de Gravataí, região metropolitana de Porto Alegre/RS. Tem experiência no exercício profissional na área de Serviço Social, com ênfase na atuação junto a gestão e execução da Política Pública de Educação no âmbito municipal.