SOBRE O CURSO:
Um programa de treinamento deve ser planejado de forma correta para que se atinjam os objetivos desejados, seja para a saúde ou para a melhora da aptidão física. Para isso, é importante que se tenha conhecimento sobre as principais variáveis associadas à prescrição do exercício físico, como a frequência, a intensidade e o tempo. Além disso, é preciso compreender que grupos especiais exigem um conhecimento específico, fundamental na prática do profissional de educação física, a fim de garantir recomendações baseadas em evidências e mais seguras para esses grupos.
O condicionamento físico e a saúde são componentes que estão diretamente associados à qualidade de vida geral do indivíduo, portanto buscar meios para alcançar melhoria em ambos os aspectos é um dos objetivos direcionados em grande parte dos programas de treinamento. De fato, trata-se de um tema que está associado a alterações benéficas devido ao estímulo proveniente de exercícios específicos em diferentes sistemas que causarão melhorias ao indivíduo, como pode ser visto nos treinamentos conhecidos como funcionais. Essa é uma modalidade cujo objetivo é ensinar os alunos a se exercitar melhor com o próprio peso em todos os planos de movimento (o corpo como resistência em atividades propostas), com trabalhos de equilíbrio e propriocepção (por meio, principalmente, de exercícios unilaterais), auxiliando na melhora da flexibilidade, da mobilidade e dos níveis de força.
Tendo em vista o aumento da procura pelo treinamento funcional, este curso tem como propósito aprofundar o conhecimento do acadêmico acerca do conteúdo do treinamento funcional, a partir de uma perspectiva voltada para aspectos associados à saúde e ao condicionamento físico geral do indivíduo.
NÃO OBRIGATORIEDADE DO TCC
A Resolução nº 01/2018, do Conselho Nacional de Educação (CNE), publicada em 06/04/2018, estabeleceu novas diretrizes e normas para a oferta de cursos de Pós-graduação Lato Sensu. Conforme o projeto desse curso, não é mais obrigatória a elaboração de TCC (trabalho de conclusão de curso), ficando sob a responsabilidade do estudante avaliar a necessidade ou não de contratar o TCC separadamente.