Aqui estão algumas atividades que fazem parte do Programa de Qualidade de Vida na Unisc. Estas atividades são oferecidas ao funcionários técnico-admistrativos, docentes e estagiários remunerados.

Coergo - Comissão de Ergonomia

A ergonomia é uma ciência ou o conjunto de ciências com uma diretriz ética fundamental: adaptar o trabalho ao ser humano. É de suma importância para que o trabalho seja fonte de saúde e produtividade para pessoas e organizações. A Ergonomia possibilita, pois, que o trabalho seja bem dimensionado, otimizando sua eficácia, ao mesmo tempo em que permite o desenvolvimento das atividades em condições mais favoráveis à promoção da saúde.
O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho – SESMT é o setor responsável pela avaliação ergonômica dos postos de trabalho.

Ginástica Laboral

A Ginástica Laboral consiste em sessões de exercícios realizados durante a jornada de trabalho, que objetivam promover a qualidade de vida dos trabalhadores através do desenvolvimento da percepção corporal, do conhecimento das questões posturais e da prevenção dos processos doloroso musculoesqueléticos. A ginástica Laboral apresenta resultados relacionados a aspestos físicos, psicológicos e sociais e são cada vez mais evidentes, sendo importantes tanto para o funcionário como para o empregador.

A sessão, com duração de 10 a 15 minutos, é realizada uma vez por semana, sendo as atividades realizadas de acordo com as necessidades dos funcionários. São exercícios de respiração, alongamento, fortalecimento muscular, aeróbicos e de relaxamento.

Power Dance

Modalidade que combina exercícios isolados de força ou resistência muscular com passos de dança. Neste formato de treino combinado, se explora com mais potencialidade a criatividade, coordenação e motivação dos alunos, de conseguir propiciar melhora nas capacidades aeróbia e fortalecimento muscular.
São disponibilizados horários em dois turnos diferentes e acontecem no Ginásio da Unisc.

Yoga

Um dos seus muitos significados é Consciência. O Yoga através de suas técnicas leva a esses caminhos. Prática milenar nascida na Antiga India, alonga, relaxa e livra o individuo de condicionamentos físicos e mentais, trabalhando o corpo, a mente, as emoções e a energia.
A Unisc oferece a seus funcionários, 2 opções de horários para a prática de Yoga na semana. Nestes encontros são trabalhados alongamentos,  relaxamentos, exercícios de concentração e de respiração entre outros. Alguns benefícios são: auto-consciencia, equilíbrio, relaxamento físico e mental, concentração, saúde, assim como alongamentos que proporcionam também resistência e força.

Natação

Sabemos que a natação é uma das principais atividades físicas, indicada para todas as idades. Os benefícios da prática da natação não dependem apenas das técnicas ou preparo físico. Desde a simples imersão, entram em funcionamento os centros termo - reguladores do hipotálamo provocando uma aceleração da respiração e circulação, e consequentemente, uma maior oxigenação do sangue, da nutrição geral dos tecidos a excitação do sistema nervoso. Temos também a melhoria das qualidades físicas básicas como: equilíbrio, flexibilidade, elasticidade, resistência muscular, coordenação, resistência aeróbica, relaxamento e velocidade.

São oferecidas aulas de natação e nado livre.

Hidroginástica

Praticantes cada vez mais jovens e em busca de qualidade de vida estão encontrando nas piscinas uma forma de melhorar a saúde através dos exercícios na água. Por ser uma atividade física que não proporciona grande impacto sobre as articulações e músculos, a modalidade tem adquirido muitos adeptos que estão procurando melhorar seu condicionamento físico. Para os funcionários são oferecidas diversas opções de horários para a prática da hidroginástica.

PROGRAMA ASAS JUNIOR DE QUALIDADE DE VIDA

O Programa ASAS Júnior de Qualidade de Vida, idealizado no ano de 2009, busca sensibilizar os empregados e estagiários remunerados, junto com seus filhos, para uma vivência com qualidade, alegria e saúde. São 4 modalidades esportivas nesta categoria: judô, natação, basquete e patinação. Esse programa prevê a integralidade do indivíduo por meio da aproximação da família, promovendo bem-estar e qualidade de vida, atendendo às diferentes necessidades das crianças e das famílias em um ambiente especialmente preparado para elas.

Coergo - Comissão de Ergonomia

Ginástica Laboral

Power Dance

Yoga

Natação

São oferecidas aulas de natação e nado livre.

Hidroginástica

PROGRAMA ASAS JUNIOR DE QUALIDADE DE VIDA