AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

AVISO

A Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, aderiu ao Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e Renda (MP 936/2020). Assim, durante os meses de junho, julho, agosto, setembro, outubro e novembro de 2020 (com possibilidade de alteração) haverá redução da jornada de trabalho dos técnicos-administrativos do seu quadro. O início da vigência da redução da jornada de trabalho foi em 1º de junho. Nesse sentido, a secretária do CEP-UNISC, Ana Laura, até novo comunicado, desenvolverá suas funções de forma presencial (Sala 1306 - Bloco 13 - UNISC) nos seguintes dias e horários:
- segunda-feiras: das 18 horas às 22 horas
- terças, quintas e sextas-feiras: das 13 horas às 17 horas

Já a bolsista do CEP-UNISC, Maria Clara, desenvolverá suas atividades de forma presencial (Sala 1306 - Bloco 13 - UNISC) nos seguintes dias e horários :

- de segunda à quinta-feira: das 13 horas às 17 horas

- terças-feiras: das 8 horas às 12 horas


Prof. Renato Nunes – Coordenador do CEP-UNISC
Prof. Hugo Thamir Rodrigues – Subcoordenador do CEP-UNISC
 


DESIGNAÇÃO DE PROJETOS PARA RELATORIA

A Coordenação do CEP-UNISC informa que os projetos submetidos via Plataforma Brasil ao CEP-UNISC são designados para relatoria na quarta-feira anterior à reunião do Conselho do CEP-UNISC. Veja na aba “Cronograma” as datas das reuniões do Conselho do CEP-UNISC.


 
O COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA DA UNISC (CEP-UNISC) ATENDE  NO SEGUINTE ENDEREÇO
 
Av. Independência, 2293
Bloco 13 - Sala 1306
Fone: (51) 3717-7680
  
HORÁRIO DE ATENDIMENTO PRESENCIAL  
- de segunda à sexta-feira - das 13 horas às 17 horas

 

O que é o CEP

O CEP-UNISC é um órgão colegiado interdisciplinar, deliberativo, consultivo e educativo, vinculado à Pró-Reitoria Acadêmica da UNISC. Tem como principal objetivo implementar e fazer cumprir as diretrizes éticas brasileiras em relação à pesquisa com seres humanos. É composto por professores, funcionários, estudantes e representantes da comunidade que são responsáveis pela apreciação e avaliação ética e metodológica dos projetos de pesquisa que envolvem seres humanos.

 

- TODOS OS DOCUMENTOS A SEREM ANEXADOS QUANDO DA  SUBMISSÃO DE PROJETOS À PLATAFORMA BRASIL DEVERÃO ESTAR, NECESSARIAMENTE, NO FORMATO PDF.
 
IMPORTANTE: PROJETOS ENCAMINHADOS AO CEP-UNISC VIA PLATAFORMA BRASIL  DEVERÃO APRESENTAR OS SEGUINTES DOCUMENTOS (ANEXADOS DE FORMA INDEPENDENTE, DEVIDAMENTE PREENCHIDOS, EM PDF E NESTA ORDEM):
 
1 - Carta para apresentação do projeto (ver modelo)
2 - Carta de aceite da instituição parceira (se o caso - ver modelo)
3 - Folha de rosto (gerada pela Plataforma Brasil)
4 - Projeto de pesquisa (completo)
5 - Orçamento (ver modelo)
6 - Termo de consentimento (ver modelo)
7 - Termo de assentimento (para menores, se o caso - ver modelo)
8 - Termo de consentimento para responsabilizado (se o caso - ver modelo)
9 - Termo de confidencialidade do uso de dados (ver modelo)
 
Esses documentos encontram-se disponibilizados neste link, na aba "Documentação". Utilizar os modelos fornecidos.  
 
 

Horário de atendimento  

IMPORTANTE: NOS DIAS E HORÁRIOS DAS REUNIÕES DO COLEGIADO DO CEP-UNISC, NÃO HAVERÁ ATENDIMENTO NA SECRETARIA DO CEP. VEJA A ABA "CRONOGRAMA DE REUNIÕES". 

 

Coordenação

Prof. Ms. Renato Nunes
Departamento de Ciências, Humanidades e Educação
Tel.: (51) 3717-7369
E-mail: renato@unisc.br

Vice-coordenação

Prof. Dr. Hugo Thamir Rodrigues
Departamento de Direito
Tel.: (51) 3717-7396
E-mail: hugo@unisc.br

Secretária

Secretária: Ana Laura Carniel Steil
Telefone: (51) 3717-7680
E-mail: cep@unisc  -  renato@unisc.br

RELAÇÃO DE CONSELHEIROS DO CEP-UNISC

 

 ARTIGO. 6º O CEP-UNISC é constituído pelos seguintes membros designados pelo Reitor (Regulamento do CEP-UNISC – 14/11/2019)

CONSELHEIRO

INDICAÇÃO PARA O CEP-UNISC

I - dois professores representantes da Área de Ciências Biológicas e da Saúde 

Lisoni Muller Morsch

01/01/2020

Bianca Inês Etges

01/01/2020

II - dois professores representantes da Área de Ciências Sociais Aplicadas, devendo um deles  ter formação jurídica

Hugo Thamir Rodrigues

01/01/2020

Laercio Friederich

01/01/2020

III - dois professores representantes da Área de Ciências Humanas

Renato Nunes

01/01/2020

Edna Linhares Garcia

01/01/2020

IV - dois professores representantes da Área de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias

Vera Lucia Bodini

19/8/2020

Adriano Bombardieri

01/01/2020

V - um representante do corpo técnico-administrativo 

Danúbia Maria de Oliveira

01/01/2020

VI - um representante dos alunos da graduação  

 

 

VII - um representante dos alunos dos cursos e programas de pós-graduação

Ana Paula Sehn

01/01/2020

VIII - dois representantes dos usuários

Salete dos Passos Faber

03/08/2020

Raquel Farias Rozeno

03/08/2020

IX - um representante do Hospital Santa Cruz

Lilian Margarida Graff

01/01/2020

 Coordenador

Renato Nunes

01/01/2020

 Subcoordenador

Hugo Thamir Rodrigues

01/01/2020

   Publicado em 25/08/2020

   

   

 

Reuniões do CEP

OS PROJETOS SUBMETIDOS NA PLATAFORMA BRASIL AO CEP/UNISC, ESTANDO ACEITOS PELO COMITÊ (COM REGISTRO DE CAAE), SERÃO SUBMETIDOS À RELATORIA E APRECIADOS EM REUNIÃO ORDINÁRIA DO CEP SEGUNDO ORDEM DE RECEBIMENTO E DE ACORDO COM O VOLUME DE PROJETOS PROTOCOLADOS.

Nos dias em que há reunião do CEP-UNISC, não haverá atendimento na secretaria até o término da reunião.

Obs.: Solicita-se que seja previsto no cronograma da pesquisa pelo menos 30 dias para o processo de avaliação do projeto pelo CEP-UNISC.

  

CRONOGRAMA DAS REUNIÕES DO CEP-UNISC EM 2020

MÊS

DIA DO MÊS

DIA DA SEMANA

HORÁRIO

MARÇO

03

 

Terça-feira

08h30min

17

 

Terça-feira

08h30min

31

 

Terça-feira

08h30min

ABRIL

14

 

Terça-feira

08h30min

28

 

Terça-feira

08h30min

MAIO

12

 

Terça-feira

08h30min

26

 

Terça-feira

08h30min

JUNHO

09

 

Terça-feira

08h30min

23

 

Terça-feira

08h30min

JULHO

07

 

Terça-feira

08h30min

AGOSTO

04

 

Terça-feira

08h30min

18

 

Terça-feira

08h30min

SETEMBRO

01

 

Terça-feira

08h30min

15

 

Terça-feira

08h30min

29

 

Terça-feira

08h30min

OUTUBRO

27

 

Terça-feira

08h30min

NOVEMBRO

10

 

Terça-feira

08h30min

24

 

Terça-feira

08h30min

DEZEMBRO

08

 

Terça-feira

08h30min

 


Cronograma aprovado em reunião colegiada do CEP-UNISC em 10/12/2019.  Ata CEP-UNISC nº 21/2019.

Publicado em 06/01/2020.

 

A submissão de projetos ao CEP-UNISC deve ser realizada via Plataforma Brasil. O CEP-UNISC, ao receber o projeto, fará a análise documental do mesmo. Em havendo inconsistência documental, o projeto será devolvido ao pesquisador, também via Plataforma Brasil. Em estando correta a documentação apresentada, o projeto será designado para um conselheiro elaborar o parecer inicial. Esse parecer será apresentado em reunião do CEP-UNISC. Após a reunião, o pesquisador receberá, via Plataforma Brasil, o parecer de seu projeto que poderá ser: aprovado, pendente, não aprovado, retirado.

IMPORTANTE: Além do projeto, toda a documentação exigida pelo CEP-UNISC também deve ser anexada com suas respectivas assinaturas e/ou carimbos na Plataforma Brasil (ver na aba "Documentação" a relação de documentos necessários à submissão de projetos).

Cadastre-se na Plataforma Brasil:

http://aplicacao.saude.gov.br/plataformabrasil/login.jsf

(Caso encontre dificuldades para se cadastrar, abaixo há manuais que poderão lhe ajudar.)

Abaixo, relação de documentos necessários para a submissão de projetos ao CEP-UNISC (consulte os modelos).

Somente serão aceitos pelo CEP-UNISC arquivos com extensão PDF.

A Folha de Rosto (a ser assinada pela Diretora de Ensino de Graduação, ou pelo Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, ou pelo Diretor de Extensão e Relações Comunitárias) deve ser entregue juntamente com uma cópia impressa do projeto às secretárias do Bloco 25 - Reitoria - para a coleta da assinatura. 
IMPORTANTE: Durante o período de pandemia provocada pelo COVID-19 a Folha de Rosto e a cópia na íntegra do Projeto devem ser encaminhados via e-mail para as assinaturas, assim:
- projetos de pesquisa, enviar para adilson@unisc.br
- projetos de extensão, enviar para angelo@unisc.br
- projetos outros, enviar para giana@unisc.br
 

Quando do encaminhamento de projetos de pesquisa para segunda avaliação (pendente quando da primeira avaliação), não é permitida a exclusão de arquivos já anexados à Plataforma Brasil. Todos os arquivos (antigos e novos) devem estar em PDF e permanecer na Plataforma.

AVISO

A Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, aderiu ao Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e Renda (MP 936/2020). Assim, durante os meses de junho, julho, agosto, setembro, outubro e novembro de 2020 (com possibilidade de alteração) haverá redução da jornada de trabalho dos técnicos-administrativos do seu quadro. O início da vigência da redução da jornada de trabalho foi em 1º de junho. Nesse sentido, a secretária do CEP-UNISC, Ana Laura, até novo comunicado, desenvolverá suas funções de forma presencial (Sala 1306 - Bloco 13 - UNISC) nos seguintes dias e horários:
- segunda-feiras: das 18 horas às 22 horas
- terças, quintas e sextas-feiras: das 13 horas às 17 horas

Já a bolsista do CEP-UNISC, Maria Clara, desenvolverá suas atividades de forma presencial (Sala 1306 - Bloco 13 - UNISC) nos seguintes dias e horários :

- de segunda à quinta-feira: das 13 horas às 17 horas

- terças-feiras: das 8 horas às 12 horas


Prof. Renato Nunes – Coordenador do CEP-UNISC
Prof. Hugo Thamir Rodrigues – Subcoordenador do CEP-UNISC
 


DESIGNAÇÃO DE PROJETOS PARA RELATORIA

A Coordenação do CEP-UNISC informa que os projetos submetidos via Plataforma Brasil ao CEP-UNISC são designados para relatoria na quarta-feira anterior à reunião do Conselho do CEP-UNISC. Veja na aba “Cronograma” as datas das reuniões do Conselho do CEP-UNISC.


 
O COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA DA UNISC (CEP-UNISC) ATENDE  NO SEGUINTE ENDEREÇO
 
Av. Independência, 2293
Bloco 13 - Sala 1306
Fone: (51) 3717-7680
  
HORÁRIO DE ATENDIMENTO PRESENCIAL  
- de segunda à sexta-feira - das 13 horas às 17 horas

 

O que é o CEP

O CEP-UNISC é um órgão colegiado interdisciplinar, deliberativo, consultivo e educativo, vinculado à Pró-Reitoria Acadêmica da UNISC. Tem como principal objetivo implementar e fazer cumprir as diretrizes éticas brasileiras em relação à pesquisa com seres humanos. É composto por professores, funcionários, estudantes e representantes da comunidade que são responsáveis pela apreciação e avaliação ética e metodológica dos projetos de pesquisa que envolvem seres humanos.

 

- TODOS OS DOCUMENTOS A SEREM ANEXADOS QUANDO DA  SUBMISSÃO DE PROJETOS À PLATAFORMA BRASIL DEVERÃO ESTAR, NECESSARIAMENTE, NO FORMATO PDF.
 
IMPORTANTE: PROJETOS ENCAMINHADOS AO CEP-UNISC VIA PLATAFORMA BRASIL  DEVERÃO APRESENTAR OS SEGUINTES DOCUMENTOS (ANEXADOS DE FORMA INDEPENDENTE, DEVIDAMENTE PREENCHIDOS, EM PDF E NESTA ORDEM):
 
1 - Carta para apresentação do projeto (ver modelo)
2 - Carta de aceite da instituição parceira (se o caso - ver modelo)
3 - Folha de rosto (gerada pela Plataforma Brasil)
4 - Projeto de pesquisa (completo)
5 - Orçamento (ver modelo)
6 - Termo de consentimento (ver modelo)
7 - Termo de assentimento (para menores, se o caso - ver modelo)
8 - Termo de consentimento para responsabilizado (se o caso - ver modelo)
9 - Termo de confidencialidade do uso de dados (ver modelo)
 
Esses documentos encontram-se disponibilizados neste link, na aba "Documentação". Utilizar os modelos fornecidos.  
 
 

Horário de atendimento  

IMPORTANTE: NOS DIAS E HORÁRIOS DAS REUNIÕES DO COLEGIADO DO CEP-UNISC, NÃO HAVERÁ ATENDIMENTO NA SECRETARIA DO CEP. VEJA A ABA "CRONOGRAMA DE REUNIÕES". 

 

Coordenação

Prof. Ms. Renato Nunes
Departamento de Ciências, Humanidades e Educação
Tel.: (51) 3717-7369
E-mail: renato@unisc.br

Vice-coordenação

Prof. Dr. Hugo Thamir Rodrigues
Departamento de Direito
Tel.: (51) 3717-7396
E-mail: hugo@unisc.br

Secretária

Secretária: Ana Laura Carniel Steil
Telefone: (51) 3717-7680
E-mail: cep@unisc  -  renato@unisc.br

RELAÇÃO DE CONSELHEIROS DO CEP-UNISC

 

 ARTIGO. 6º O CEP-UNISC é constituído pelos seguintes membros designados pelo Reitor (Regulamento do CEP-UNISC – 14/11/2019)

CONSELHEIRO

INDICAÇÃO PARA O CEP-UNISC

I - dois professores representantes da Área de Ciências Biológicas e da Saúde 

Lisoni Muller Morsch

01/01/2020

Bianca Inês Etges

01/01/2020

II - dois professores representantes da Área de Ciências Sociais Aplicadas, devendo um deles  ter formação jurídica

Hugo Thamir Rodrigues

01/01/2020

Laercio Friederich

01/01/2020

III - dois professores representantes da Área de Ciências Humanas

Renato Nunes

01/01/2020

Edna Linhares Garcia

01/01/2020

IV - dois professores representantes da Área de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias

Vera Lucia Bodini

19/8/2020

Adriano Bombardieri

01/01/2020

V - um representante do corpo técnico-administrativo 

Danúbia Maria de Oliveira

01/01/2020

VI - um representante dos alunos da graduação  

 

 

VII - um representante dos alunos dos cursos e programas de pós-graduação

Ana Paula Sehn

01/01/2020

VIII - dois representantes dos usuários

Salete dos Passos Faber

03/08/2020

Raquel Farias Rozeno

03/08/2020

IX - um representante do Hospital Santa Cruz

Lilian Margarida Graff

01/01/2020

 Coordenador

Renato Nunes

01/01/2020

 Subcoordenador

Hugo Thamir Rodrigues

01/01/2020

   Publicado em 25/08/2020

   

   

 

Reuniões do CEP

OS PROJETOS SUBMETIDOS NA PLATAFORMA BRASIL AO CEP/UNISC, ESTANDO ACEITOS PELO COMITÊ (COM REGISTRO DE CAAE), SERÃO SUBMETIDOS À RELATORIA E APRECIADOS EM REUNIÃO ORDINÁRIA DO CEP SEGUNDO ORDEM DE RECEBIMENTO E DE ACORDO COM O VOLUME DE PROJETOS PROTOCOLADOS.

Nos dias em que há reunião do CEP-UNISC, não haverá atendimento na secretaria até o término da reunião.

Obs.: Solicita-se que seja previsto no cronograma da pesquisa pelo menos 30 dias para o processo de avaliação do projeto pelo CEP-UNISC.

  

CRONOGRAMA DAS REUNIÕES DO CEP-UNISC EM 2020

MÊS

DIA DO MÊS

DIA DA SEMANA

HORÁRIO

MARÇO

03

 

Terça-feira

08h30min

17

 

Terça-feira

08h30min

31

 

Terça-feira

08h30min

ABRIL

14

 

Terça-feira

08h30min

28

 

Terça-feira

08h30min

MAIO

12

 

Terça-feira

08h30min

26

 

Terça-feira

08h30min

JUNHO

09

 

Terça-feira

08h30min

23

 

Terça-feira

08h30min

JULHO

07

 

Terça-feira

08h30min

AGOSTO

04

 

Terça-feira

08h30min

18

 

Terça-feira

08h30min

SETEMBRO

01

 

Terça-feira

08h30min

15

 

Terça-feira

08h30min

29

 

Terça-feira

08h30min

OUTUBRO

27

 

Terça-feira

08h30min

NOVEMBRO

10

 

Terça-feira

08h30min

24

 

Terça-feira

08h30min

DEZEMBRO

08

 

Terça-feira

08h30min

 


Cronograma aprovado em reunião colegiada do CEP-UNISC em 10/12/2019.  Ata CEP-UNISC nº 21/2019.

Publicado em 06/01/2020.

 

A submissão de projetos ao CEP-UNISC deve ser realizada via Plataforma Brasil. O CEP-UNISC, ao receber o projeto, fará a análise documental do mesmo. Em havendo inconsistência documental, o projeto será devolvido ao pesquisador, também via Plataforma Brasil. Em estando correta a documentação apresentada, o projeto será designado para um conselheiro elaborar o parecer inicial. Esse parecer será apresentado em reunião do CEP-UNISC. Após a reunião, o pesquisador receberá, via Plataforma Brasil, o parecer de seu projeto que poderá ser: aprovado, pendente, não aprovado, retirado.

IMPORTANTE: Além do projeto, toda a documentação exigida pelo CEP-UNISC também deve ser anexada com suas respectivas assinaturas e/ou carimbos na Plataforma Brasil (ver na aba "Documentação" a relação de documentos necessários à submissão de projetos).

Cadastre-se na Plataforma Brasil:

http://aplicacao.saude.gov.br/plataformabrasil/login.jsf

(Caso encontre dificuldades para se cadastrar, abaixo há manuais que poderão lhe ajudar.)

Abaixo, relação de documentos necessários para a submissão de projetos ao CEP-UNISC (consulte os modelos).

Somente serão aceitos pelo CEP-UNISC arquivos com extensão PDF.

A Folha de Rosto (a ser assinada pela Diretora de Ensino de Graduação, ou pelo Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, ou pelo Diretor de Extensão e Relações Comunitárias) deve ser entregue juntamente com uma cópia impressa do projeto às secretárias do Bloco 25 - Reitoria - para a coleta da assinatura. 
IMPORTANTE: Durante o período de pandemia provocada pelo COVID-19 a Folha de Rosto e a cópia na íntegra do Projeto devem ser encaminhados via e-mail para as assinaturas, assim:
- projetos de pesquisa, enviar para adilson@unisc.br
- projetos de extensão, enviar para angelo@unisc.br
- projetos outros, enviar para giana@unisc.br
 

Quando do encaminhamento de projetos de pesquisa para segunda avaliação (pendente quando da primeira avaliação), não é permitida a exclusão de arquivos já anexados à Plataforma Brasil. Todos os arquivos (antigos e novos) devem estar em PDF e permanecer na Plataforma.

MENU PRINCIPAL