AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Ensino

Com a expansão do Ensino Superior e o sistema de educação permanente motivado por demandas mercadológicas crescentes, percebe-se um movimento significativo de profissionais, das mais diversas áreas e já inseridos no mercado de trabalho, buscando formação acadêmica, seja em cursos presenciais, seja na modalidade de educação a distância. Em decorrência disso, uma clientela universitária cada vez mais heterogênea e numerosa, nem sempre bem preparada academicamente, enfrenta, não apenas o desafio do acesso, mas, sobretudo, o de permanência na educação superior.

Resultados de avaliações institucionais como o SAEB (Sistema Nacional de Avaliação Escolar da Educação Básica) e o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), promovidos pelo Governo Federal, revelam que muitos alunos terminam o ensino médio com dificuldades em conceitos e procedimentos fundamentais, tais como interpretar textos e informações, operar com números reais, interpretar gráficos e tabelas, desenvolver conceitos fundamentais, entre outras fragilidades. Segundo estudos desenvolvidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), ao ingressar no Ensino Superior, os alunos se deparam com intensa dificuldade nas disciplinas que necessitam de formação básica mais consistente, o que acaba culminando em elevados índices de reprovação no primeiro ano de curso e, consequentemente, em abandono (SILVA FILHO et al., 2007).

É por esse motivo que o Ministério da Educação exige que todas as instituições de ensino superior do Brasil ofereçam programas de nivelamento, na UNISC, este programa se chama Programa de Apoio Acadêmico ao Discente – PAAD.  

O PAAD – Programa de Apoio Acadêmico ao Discente é um programa que tem os seguintes objetivos:

  • Oferecer aos estudantes uma oportunidade de retomada dos conteúdos do Ensino Médio;
  • Minimizar os altos índices de reprovação em disciplinas que exigem uma formação básica mais consistente;
  • Reduzir os índices de abandono de disciplinas em decorrência de reprovações, especialmente nos semestres iniciais dos cursos.

O PAAD está organizado em duas áreas de atuação, tendo, cada área, um TUTOR responsável:

  • Matemática Básica: Prof. Alexandre Wegner (​alexandrewegn@unisc.br)
  • Língua Portuguesa: Interpretação e Produção de Textos: Vanessa dos Santos (vanessas@unisc.br)

 

Consiste basicamente de duas ações em cada área:

1) na organização de um espaço virtual no qual o professor responsável pela área reúne uma série de materiais didáticos selecionados ou produzidos por para auxiliar os estudantes nesta retomada de conteúdos do Ensino Médio. A proposta é que os estudantes, sentido a necessidade de retomar tais conteúdos ou orientados pelos professores das disciplinas do seu curso de graduação, possam acessar este ambiente de estudo e realizar as atividades propostas. Os professores podem, inclusive, acessar o ambiente para selecionar materiais e incluí-los na sala virtual das suas disciplinas, como uma ação de nivelamento direcionada a uma turma específica;

2) no apoio individualizado ao estudante: os professores das disciplinas dos cursos de graduação, percebendo que um estudante necessita de um apoio mais individualizado, podem orientá-lo a agendar encontros presenciais com os professores responsáveis por cada uma das áreas do PAAD. Os estudantes de cursos de graduação a distância ou estudantes de cursos presenciais fora de Sede podem agendar tais atendimentos por web conferência através da ferramenta Hangouts Meet.

Estudantes da UNISC podem se inscrever para acessar as salas virtuais do PAAD a qualquer momento. Para isso, cada estudante deverá realizar sua inscrição na sala desejada e, feito isso, terá acesso a este ambiente de estudo até o final do seu curso de graduação.

Nas salas, encontrarão materiais de estudo e listas de exercícios selecionados ou preparados pelos professores do PAAD, organizados por assunto. Cada estudante pode escolher o que quer estudar e quais atividades realizar. Dúvidas poderão ser enviadas pelo fórum de dúvidas de cada assunto. O professor responderá aos questionamentos o mais rápido possível.

Os pedidos de atendimento individualizados também podem ser combinados com os professores através da sala virtual.

Especialmente na oficina de leitura e produção de textos, a professora dará o feedback para cada texto produzido pelo estudante a partir das atividades propostas na sala.

PAAD - MATEMÁTICA BÁSICA
Prof. Alexandre Wegner

Faça a sua inscrição em: https://online.unisc.br/acadnet/moduloProcessoSeletivo/candidato/formInscricaoCandidato/398?curso=7681 

Você terá acesso à sala virtual (portalvirtual.unisc.br), 2 dias úteis após a conclusão da inscrição!

 


PAAD – LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS
Profa. Vanessa dos Santos

Faça a sua inscrição em: https://online.unisc.br/acadnet/moduloProcessoSeletivo/candidato/formInscricaoCandidato/398?curso=7682  

Você terá acesso à sala virtual (portalvirtual.unisc.br), 2 dias úteis após a conclusão da inscrição!

 

MENU PRINCIPAL