AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Rádio, televisão e redes sociais: produção de conteúdo, inovação e desafios contemporâneos

Apresentação

Um curso único e inédito no Rio Grande do Sul, em sua terceira edição, voltado a todos que se interessam por rádio, televisão e produção de conteúdo nas redes sociais e buscam atualização com profissionais que são referência na área. Um curso para pensar em novas possibilidades para os meios, para a produção de conteúdo (em áudio e vídeo na internet/redes sociais) e para profissionais multimídia e independentes. Busca-se incentivar o empreendedorismo na área da comunicação.


 

Participantes

Emissoras de rádio e televisão, diretores, gestores, profissionais da área da comunicação, influenciadores digitais e estudantes.

Carga horária

22 horas 

Período de Matrícula

Na internet: até 14/10/2019.

Na Central de Atendimento: até 15/10/2019.

Realização

Dias 19/10, 26/10, 9/11, 23/11, 30/11 e 7/12 – sábados, das 9h às 12h.

UNISC – Santa Cruz do Sul.

Investimento

  • Valor do curso: R$ 372,00 ou em 4 parcelas de R$ 93,00 cada.
  • À vista, com desconto de 30% (não cumulativo com outros descontos): R$ 260,40.

Descontos

  • Funcionários técnicos administrativos e docentes da UNISC, CEPRU, Educar-se, Hospital Santa Cruz do Sul, Estudantes e Egressos UNISC. Maiores de 60 anos.
  • Pagamento à vista.

30%

  • Empresas que desejam inscrever colaboradores, via nota fiscal, devem entrar em contato com a Universidade pelo telefone: (51) 3717-7300.
  • Grupos familiares;
  • Colegas de trabalho;
  • Amigos;
  • Maiores de 50 anos.

20%

 

Importante:

- Na forma de pagamento à vista, é possível realizar o pagamento com cartão de crédito, através do pagseguro. Modalidade que permite um parcelamento direto com a operadora, sendo que a Unisc não interfere nas taxas de juros cobradas.

- No pagamento parcelado, a 1ª parcela é paga no ato da matrícula e as demais parcelas terão o vencimento no dia 08 dos meses subsequentes.

- Dois ou mais estudantes serão considerados grupos;

- Os descontos não são cumulativos.

 


Programação

Dia 19 de outubro (das 9 às 12h) – Kelly Matos – o radiojornalismo no Rio Grande do Sul e no Brasil; o jornalismo contemporâneo e sua importância; o rádio na internet e nas redes digitais; o rádio com imagens; a entrevista; o profissional multimídia e a função de correspondente; a mulher no radiojornalismo; o mercado de trabalho.

Dia 26 de outubro (das 9 às 12h) – Rosangela Caino – a televisão contemporânea: do linear para o não-linear: a internet, o Google, o Facebook; o smartphone, o Instagram e o WhatsApp como ferramentas para produções televisivas; novas ferramentas e novos formatos de produção jornalística audiovisual.

Dia 9 de novembro (das 9 às 12h) - Fábio Codevilla – Possibilidades e ameaças para a rádio musical (rádio e serviços de streaming);  rádios customizadas e curadoria musical; produção de conteúdo em áudio, vídeo e fotografia; criação de plataformas multimídia; empreendedorismo na área da comunicação.

Dia 23 de novembro (das 9 às 12h) – Lúcio Siqueira Amaral Filho - o Instagram como ferramenta para emissoras de rádio e televisão; stories para negócios na área da comunicação; marketing de conteúdo;  stories x feed;  formatos e  captação; objetivos e o público; narrativa e  ideias de conteúdos;  aplicativos para criação; monetização.

Dia 30 de novembro (das 9 às 12h) - Willian Fernandes Araújo - o papel dos dados e dos algoritmos na comunicação; os desafios do rádio e da televisão no contexto do big data; métricas em plataformas digitais; introdução a sistemas para captação e análise de dados; ferramentas para pesquisa sobre tendências.

Dia 7 de dezembro (das 9 às 12h) – Diego Weigelt - O atual momento do rádio no Brasil e no mundo; a produção e distribuição de áudio na internet; a era do podcast e dos smart speakers; possibilidades de uso do podcast nas emissoras de rádio noticiosas e de entretenimento; da ideia à publicação do podcast (equipamentos, softwares e sites); potencialidades do podccast na educação e formas de publicidade. (Das 13h às 17h) – Diego Weigelt e convidados - encontro com empresas de rádio, televisão e profissionais independentes para discussão sobre o cenário da comunicação na região; atualização profissional; novos modelos de produção e monetização de conteúdo; inovação e geração de empregos.


Professores

Kelly Matos - jornalista e apresentadora da Rádio Gaúcha. Na RBS desde 2006, foi correspondente em Brasília durante quatro anos, comunicando aos gaúchos as principais informações da política através da Gaúcha e do jornal Zero Hora. Atuou também na reportagem do jornal Folha de São Paulo, na capital federal. Diariamente, apresenta ao lado de Luciano Potter e David Coimbra, o programa TimeLine das 10h às 11h. Foi a primeira mulher a participar da bancada do programa Sala de Redação. Atualmente, além do TimeLine, se dedica à reportagem e análise política no Grupo RBS. E desde 2017, também coancora o programa Gaúcha+, nas tardes da Gaúcha. E também é colunista de GauchaZH.

Lúcio Siqueira Amaral Filho - Publicitário, doutor em Comunicação pela Unisinos. Atuou em grandes agências de publicidade de Porto Alegre e Chapecó/SC. Atualmente é pesquisador da publicidade digital, professor dos Cursos de Comunicação da Unisc e Univates e desenvolve trabalhos de marketing digital como consultor e freelancer. Possui formação em Digital Marketing pela Udacity (Vale do Silício) e é certificado pelo Google e Facebook.

Rosangela Caino – jornalista graduada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-RS) com Master in Business Administration em Gestão de Pessoas (FGV/DF). Com 15 anos de experiência em jornalismo local e nacional, foi repórter, produtora e editora na RBS TV no Rio Grande do Sul. Em Brasília atuou por 5 anos como coordenadora de redação e reportagem do time multimídia da sucursal do Grupo RBS. Também trabalhou como editora no SBT e editora coordenadora do Drive (equipe Fernando Rodrigues/UOL/Poder 360). Atualmente, é editora do Jornal Hoje, na TV Globo, em São Paulo.

Fábio Codevilla - Formado em jornalismo desde a segunda metade dos anos 1990, Fábio Codevilla começou a atuar no segmento corporativo ao ingressar no Grupo RBS onde trabalhou nas rádios Atlântida e Itapema. Em quase 20 anos, foi comunicador, gestor da equipe de comunicadores, programador musical e editor online. Em 2016, decidiu canalizar esta experiência em um novo projeto de vida criando a Codevilla Entretenimento, uma plataforma multimídia com geração de conteúdo em áudio, vídeo e fotografia.

Willian Fernandes Araujo - Professor do Depto. de Comunicação Social da Unisc, doutor em Comunicação e Informação (UFRGS) com estágio doutoral no Institute Interdisciplinary Internet (IN3/UOC, Barcelona). Pesquisa a mediação tecnológica em mídias digitais, principalmente nos debates sobre infraestruturas, softwares e algoritmos.

Diego Weigelt - jornalista, professor no Curso de Comunicação Social da Unisc. Doutor em Ciências da Comunicação - Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias, pela Universidade Nova de Lisboa. É autor do livro “Como os jovens ouvem rádio?”. Possui experiência de mais de 10 anos na área de comunicação, com ênfase em rádio.


Local de realização

UNISC – Santa Cruz do Sul.

 


 

Ficou com alguma dúvida?

Entre em contato presencialmente com a Central de Atendimento - Bloco 5, sala 513 (horário de atendimento: 8h às 21h30), pelo telefone (51) 3717-7300, ou pelo e-mail extensao@unisc.br.

Na ocorrência de impossibilidades eventuais, a UNISC reserva-se o direito de alterar o cronograma das aulas previamente informado ou cancelar o curso se o número mínimo de inscritos previsto em projeto não for atingido. 

MENU PRINCIPAL