Os professores do Departamento de Computação da Unisc, Ricardo Czekster (também vinculado ao PPGSPI) e Thais Webber, desenvolveram uma série de atividades de pesquisa durante missão junto ao projeto internacional de pesquisa Improving the efficiency of complex processes through scalable quantitative analysis techniques, realizado em colaboração com a University of St Andrews, na Escócia (Reino Unido).

Entre as ações, estiveram o estreitamento dos laços de pesquisa entre os dois países, com envio de outros dois projetos de pesquisa para órgãos de fomento do Reino Unido, envolvendo a temática de pesquisas em healthcare; o desenvolvimento de modelos formais analíticos, análise descritiva de dados hospitalares e estudos de caso com vistas à melhoria de desempenho de processos de assistência a pacientes; e a especificação de um módulo de software para gestão de processos por simulação que possibilite a interação facilitada dos gestores, ampliação do conhecimento de seus processos e a geração de cenários de operação de maior eficiência.

Durante a missão de pesquisa, professor Ricardo foi convidado para ministrar uma palestra na Universidade de Edimburgo sobre a temática de modelagem analítica intitulada Stochastic Performance Analysis of Geographically Dispersed Software Development Teams. A palestra foi ministrada nas dependências da School of Informatics (vinculado ao Laboratory for Foundations of Computer Science - LFCS), cuja coordenadora é a professora Jane Hillston, que atua na área de pesquisa de avaliação formal de desempenho por meio de Álgebras de Processos. "Essas parcerias internacionais são importantes para atualizar e integrar os pesquisadores nessas áreas de pesquisa, bem como para fomentar novos projetos em temáticas relacionadas", salientou Czekster.

O atual projeto de pesquisa, focado em melhorias de processos hospitalares, ainda segue suas atividades durante o ano de 2017, já que pesquisadores escoceses farão novas visitas na Unisc e nos hospitais da região dos vales do Taquari e Rio Pardo. Resultados preliminares já apontam para sugestões relacionadas a adequações nos hospitais para otimizar os recursos e promover a redução dos custos dos processos.

A professora Thais Webber revelou que a ideia é expandir as colaborações com grupos internacionais de avaliação de desempenho e de simulação para trazer experiências, tecnologias e soluções de ponta para o desenvolvimento da região e do país. “Igualmente importante é o envolvimento dos alunos de graduação e pós-graduação no projeto. Algumas iniciativas se encontram em andamento e os alunos já estão focando suas dissertações de Mestrado e seus trabalhos de conclusão nessas temáticas”, destacou.

Em 2016, o professor Ricardo Czekster foi contemplado pelo Edital Universal do CNPq em um projeto relacionado que versa sobre modelos de desempenho voltados à eficiência energética de indústrias, com previsão de outra missão de pesquisa à Universidade de St Andrews e a aquisição de materiais de custeio.

O projeto conta, ainda, com o apoio institucional da Unisc, do Hospital Santa Cruz (HSC), do Hospital Bruno Born (Lajeado), do Departamento de Computação, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), do Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Processos Industriais (PPGSPI) e da Assessoria Para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais (AAII).

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas pelos e-mails ricardoc@unisc.br ou thaiscs@unisc.br.

*Publicado por Josemar Santos