A equipe Kamikase Aerodesign da Unisc vai participar da 19ª edição do SAE Brasil AeroDesign, que ocorre de 26 a 29 de outubro, no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP). A competição conta com 94 equipes inscritas, representando 76 instituições de ensino, sendo 89 brasileiras e seis do exterior (três da Venezuela e duas do México).

O Projeto AeroDesign é um programa de fins educacionais para propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia aeronáutica entre estudantes e futuros profissionais da engenharia da mobilidade, por meio de aplicações práticas e competição entre equipes, formadas por estudantes de graduação e de pós-graduação de Engenharia, Física e Tecnologia relacionada à mobilidade. A competição é realizada anualmente desde 1999.

A equipe Kamikase Aerodesign da Unisc integra o projeto de pesquisa e extensão do Departamento de Engenharia, Arquitetura e Ciências Agrárias, desenvolvido há dez anos, cujo objetivo consiste na elaboração de uma aeronave não tripulada e rádio controlada para competições, feita pelos alunos de acordo com o regulamento da Associação dos Engenheiros da Mobilidade (SAE Brasil).

*Publicado por Josemar Santos