Apresentação
Neste ano, completam-se 60 anos do golpe que instaurou uma ditadura civil-militar que durou 21 anos e deixou marcas profundas na sociedade brasileira. Assim, rememorar a experiência antidemocrática implica refletirmos sobre como os processos de avanço da ciência e da educação foram interrompidos; assim como o legado da conciliação e da conservação de interesses dos poderes econômicos e políticos, que se expressam na atualidade de modo a disputar a memória dentro e fora das instituições. Por este motivo, a XVI JORNADA ACADÊMICA DO MESTRADO E DOUTORADO EM EDUCAÇÃO da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) apresenta como temática central: "Educação, Memória e História: Os desafios no processo de redemocratização do Brasil". A partir da compreensão dos/das discentes do PPGEdu-UNISC, é pertinente que estejamos dispostos/as a seguir lutando por mudanças que possibilitem a conquista de direitos, assim como os de memória, verdade e justiça. Na educação não é diferente, pois se faz necessária a luta para que seja pública, universal, laica e democrática.
Objetivos
Objetivo geral: Problematizar os desafios do processo de redemocratização do Brasil a partir das relações entre Educação, Memória e História.
Objetivos específicos:
- Refletir sobre a educação, a memória e a história no contexto de 60 anos do golpe civil militar, no Brasil;
- Promover debates de questões emergentes no campo da pesquisa em Educação e em Ciências Humanas, bem como a sua importância para a democracia brasileira;
- Fomentar o diálogo acadêmico-científico com a comunidade, em geral, e com estudantes da graduação e da educação básica.
Informações
Público-alvo: Estudantes de Pós-Graduação e de Graduação, professores/as e estudantes da Educação Básica, comunidade em geral.
Quando: 10 e 11 de outubro de 2024
Modalidade: Presencial
Carga horária: 16h, com certificação
Realização: Programa de Pós-graduação em Educação - Mestrado e Doutorado UNISC.