VI Seminário Cientifico do Programa de Pós-graduação em Promoção da Saúde da UNISC: Interdisciplinaridade na promoção da saúde
e
IX FÓRUM DE DISCUSSÃO SOBRE DROGAS: construindo narrativas


AS ATIVIDADES DO DIA 10/10/2019 FORAM TRANSFERIDAS PARA O AUDITÓRIO CENTRAL!


Apresentação

O VI Seminário Científico do PPGPS tem concepção interdisciplinar, buscando trazer diferentes olhares na investigação da complexidade e articulação dos objetos de estudo que envolvem as várias formações profissionais focadas na promoção da saúde e nos processos educativos em saúde das populações, favorecendo a reflexão, inovação, registro e práticas cotidianas de como a pesquisa e as ações interdisciplinares podem superar a fragmentação do conhecimento.

O Fórum de Discussão sobre Drogas na Contemporaneidade vem sendo desenvolvido na Universidade de Santa Cruz do Sul desde 2010 a partir da pesquisa “A Realidade do Crack em Santa Cruz do Sul”, que hoje se desdobra na pesquisa “Narrativas de adolescentes sobre drogas e os serviços de saúde mental: intersecções possíveis no contexto de Santa Cruz do Sul”, que compõe o PPSUS-FAPERGS e mantém parceria com o Conselho Municipal Anti-Drogas (COMAD) e o Grupo de Trabalho Intersetorial Municipal – Programa de Saúde na Escola (GTI M-PSE).

Em 2019, o Fórum apresenta a sua IX Edição e mantém a proposta de integrar saúde e educação em discussões relacionadas a temática das drogas no âmbito da adolescência, compondo com pais, professores, gestores, alunos, acadêmicos, rede de saúde e comunidade geral. Neste ano, associa-se ao VI Seminário Científico que objetiva socializar trabalhos e estudos na dimensão da adolescência, de mestrandos, doutorandos, egressos do programa e demais membros acadêmicos.

OBJETIVOS

  • Proporcionar a interação entre os professores/pesquisadores, alunos de pós-graduação e de graduação e profissionais de diversas áreas do conhecimento envolvidos na Promoção da Saúde e áreas correlatas.
  • Estabelecer a articulação entre Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu no âmbito nacional e internacional e áreas correlatas para o fortalecimento das linhas de pesquisa;
  • Construir articulações com a sociedade civil, com as instituições públicas e empresas envolvidas direta e indiretamente na Promoção da Saúde.
  • Discutir temas relevantes para ações de promoção da saúde e políticas públicas voltadas à comunidade;

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Específicos: Fomentar discussões, reflexões e debates sobre os processos de assistência e de trabalho voltados à saúde das pessoas com deficiência, população LGBTTQ+, saúde dos trabalhadores e escolares.

PERÍODO DE REALIZAÇÃO

10 e 11 de outubro de 2019

LOCAL

Auditório do bloco 53, auditório central, memorial e salas 101, 102, 103, 104 da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC, Av. Independência 2293, Santa Cruz do Sul - RS.