Normas para submissão de trabalhos
Tipo de trabalho: Resumo expandido
Podem submeter texto na condição de autores: professores/as da pós-graduação stricto sensu, professores/as da graduação e da Educação Básica, pesquisadores/as com mestrado ou doutorado e estudantes de doutorado e de mestrado devidamente inscritos/as no evento.
Pareceristas ad hoc poderão submeter trabalho: pareceristas poderão submeter trabalhos na condição de autores ou co-autores, no entanto, deverão informar à coordenação geral do evento (eders@unisc.br) caso a submissão ocorra para o mesmo eixo em que atuem como pareceristas.
Admite-se a submissão de 02 (dois) textos por pesquisador/a, sendo uma como autor/a e outra como co-autor/a, ou duas como co-autor/a, em português ou em espanhol, nas categorias de resumo expandido ou pôster, sendo que cada proposta pode ter até 3 (três) autores/as, sendo 01(um/a) autor/a e 2 (dois/duas) coautores/as.
Observação: Os textos submetidos, que poderão estar escritos em português ou espanhol, serão avaliados por pareceristas ad hoc. O pagamento da inscrição não garante a apresentação do trabalho, que fica condicionada à aprovação do mesmo.
O texto organizado em forma de resumo expandido, sem separação de subtítulos, deverá ter problemática anunciada e desenvolvida contendo introdução, método, discussão e resultados, e conclusões. Deverá conter entre 5.000 a 9.000 caracteres com espaços, incluindo as referências. Não deverá ter notas de rodapé e deverá atender as normas da ABNT (Papel tamanho A4; margem superior e inferior com 2,5 cm e margem esquerda e direita com 3,0 cm; título maiúsculo negrito centralizado, letra Times New Roman, fonte 12, espaçamento entre linhas de 1,5 e, ao final, deverá conter de 3 a 5 palavras-chave e as referências – arrolar nas referências apenas o que for citado no corpo do texto ).
Quanto à formatação, o texto deve seguir o padrão “AUTOR/DATA” para citações e referências. Exemplos:
- No final da citação: “Citação”. (SILVA; PEREIRA, ano, p. 247).
- No início ou inserida no texto: Segundo Silva (ano, p. 456) “Citação”, ou ainda, Silva (ano, p. 99) afirma que: “[...] citação”.
- Citações diretas com mais de três linhas devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto e sem aspas. Ao final, deve constar: (SOBRENOME DO/A AUTOR/A CITADO/A, ano, p. 51).
- Citações indiretas, ou seja, texto baseado na obra do/a autor/a consultado, deve ser adotado o mesmo critério anterior para a referência do/a autor/a; se fora dos parênteses, o sobrenome começa com maiúscula e depois letras minúsculas; se entre parênteses, o sobrenome aparece em letras maiúsculas.
- Devem ser usados os seguintes recursos: [...] para indicar supressões; [ ] para indicar interpolações, acréscimos ou comentários; itálico para dar ênfase;No final do resumo deve ser acrescentado uma seção denominada “Referências”, onde deverão ser arroladas todas as referências daquilo que foi citado no resumo. Estas referências devem estar completas.
- As referências bibliográficas deverão apresentar-se em ordem alfabética, pelo último sobrenome do autor em caixa-alta (maiúsculas).
- O alinhamento do texto deve ser justificado, espaçamento simples.
- Mesmo quando o autor se repetir, não usar “______” (underline); repita o nome do autor integralmente.
Exemplos:
— Livro de um só autor:
SOBRENOME, Nome. Título em negrito (subtítulo sem destaque). Local de edição: Editora, ano
de edição.
— Livro de dois autores:
SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome. Idem ao primeiro exemplo.
— Livro de três autores:
SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome. Idem ao primeiro
exemplo.
— Livro de mais de três autores:
SOBRENOME, Nome et al. Idem ao primeiro exemplo.
— Capítulo em livros:
SOBRENOME, Nome. Título do artigo/capítulo sem aspas ou itálico. In: SOBRENOME,
Nome (ed./org.). Título do livro em itálico. Idem ao primeiro exemplo. Número das páginas
inicial e final.
— Artigos em Revistas:
SOBRENOME, Nome. Título do artigo sem aspas ou itálico. Nome da Revista em itálico, Local
da publicação, v. (volume), n. (número), p. (página(s), mês abreviado/mês abreviado, ano.
— Dissertações e Teses:
SOBRENOME, Nome. Título da dissertação ou tese em itálico. Total de folhas. Tipo (Dissertação
ou Tese), Nome do curso. (Mestrado em [Área] ou Doutorado em [Área]), Nome da Instituição
(Faculdade, Universidade), Local, data.
— Artigos em jornais:
SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Nome do jornal em itálico, Local, data, Caderno/Seção,
n. (número), p. (página(s).
— Trabalho em evento:
SOBRENOME, Nome. Título do artigo sem aspas ou itálico. In: Nome do evento em itálico, ano,
local, Título dos Anais em itálico. Local de Edição: Editora, ano. p. (página(s).
— Material disponível na internet:
Referenciar de acordo com o tipo de material, como nos itens acima e, ao final, acrescentar:
Disponível em link completo. Acesso em (data do acesso com mês abreviado e ponto em
seguida à abreviatura. Exemplo: 10 jan. 2019).
Tipo de trabalho: pôster digital
- No momento da inscrição para apresentação de trabalho no formato pôster digital, o/a autor/a deverá submeter* um arquivo.docx (formato Word) contendo um resumo simples do trabalho para os Anais do evento (mínimo de 1.500 caracteres e máximo de 2.500, incluindo espaços; fonte Times New Roman, n.12, espaçamento 1,5; o resumo simples não deve conter referências bibliográficas). Os pôsteres serão expostos virtualmente no site do evento.
à Em caso de coautoria, apenas um/a dos/as autores/as realiza a submissão do arquivo.
Importante: Todos/as os/as autores/as e coautores/as de trabalho submetido precisam realizar a inscrição na categoria “Apresentador/a” e pagar a taxa de inscrição correspondente (R$ 40,00). No entanto, apenas um dos/as autores/as submete o trabalho no momento da inscrição. - Como o sistema de submissão aceitará apenas um arquivo, o poster deverá ser enviado em formato PDF para o e-mail <educacaoclandestina@gmail.com> com os dados de identificação no corpo do e-mail e o título do trabalho no “assunto” da mensagem.
- O pôster deverá ser realizado em arquivo Power Point e salvo em formato PDF. O cabeçalho do pôster digital deve iniciar com o nome do evento e o ano (é possível obter e usar a imagem-logo do evento disponível no site).
- Podem submeter pôster alunos/as de graduação, graduados/as, professores/as da educação básica e especialistas. Orientadores/as podem assinar como co-autores/as.
- Especificações técnicas do arquivo Pôster Digital:
- Dimensões do pôster: largura: 75 cm e altura: 100 cm (720 x 1280 pixels);
- O arquivo poderá conter imagens e texto. No cabeçalho deve-se apresentar, em destaque, o título do trabalho, o nome do/a autor/a e coautor/es/as, se houver, além do nome do/a orientador/a e o curso de graduação a que pertence autor/a e coautor/es/as;
- O conteúdo do pôster digital deve conter Introdução, objetivos, metodologias, resultados e conclusões. Se necessário, é permitido utilizar recursos gráficos como tabelas ou imagens, desde que estejam em harmonia com o texto.
- ATENÇÃO: ENVIE O PÔSTER APENAS EM FORMATO PDF. NÃO SERÃO ACEITOS ARQUIVOS EM OUTROS FORMATOS.
Dicas para construir o pôster digital:
- Abra o Power Point e crie um documento novo;
- Vá em DESIGN / tamanho de slide / tamanho de slide personalizado;
- Altere o modo paisagem para o modo RETRATO;
- Altere os valores de largura para 75 cm e de altura para 100 cm;
- Desenvolva o seu pôster;
- Salve e submeta seu arquivo em formato pdf (o tamanho do arquivo não poderá ultrapassar 8 MB).