CONFERENCISTAS

Andrea Giordanna Araújo da Silva

Graduada em História (UFRPE) e em Pedagogia (UNITER), mestra em Educação (UFAL) e doutora em Educação (UFPE). Atualmente é professora do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Alagoas (CE/PPGEdu/UFAL). É também, líder do Grupo de Pesquisa História da Educação, Cultura e Literatura e vice coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-brasileiros e Indígenas/UFAL. Realiza estudos nas áreas de História, Política e Educação.

Cheron Zanini Moretti

Doutora em Educação, professora e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul (PPGEdu/UNISC). Líder do Grupo de Pesquisa: Educação Popular, Metodologias Participativas e Estudos Decoloniais e coordenadora do Observatório da Educação do Campo do Vale do Rio Pardo. É autora e organizadora de diversos livros e artigos em revistas científicas especializadas.

Diego Orgel Dal Bosco Almeida

Pesquisador de pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul (PPGEdu/UNISC) com projeto vinculado ao campo da História da Educação com bolsa do Programa Nacional de Pós-doutorado (PNPD/Capes). Integra o Grupo de Pesquisa Currículo, Memórias e Narrativas em Educação (CNPq). Foi professor do Departamento de História e Geografia na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) entre 2014-2018. Atuou como professor de metodologias de ensino em cursos de especialização dirigidos a professores no período 2007-2009. Foi também professor substituto do Departamento de História da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) entre 2009-2011. Foi professor do Ensino Fundamental, séries finais entre 2008-2009 e do Ensino Médio em 2019. Possui Doutorado em História (2015) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Graduação (2005) e Mestrado em História (2007) pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Pesquisa a História do Brasil República e as relações entre culturas políticas e clandestinidade na Educação.

Éder da Silva Silveira

Professor do Departamento de Ciências, Humanidades e Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul (PPGEdu/UNISC) onde integra a linha de pesquisa Educação, Trabalho e Emancipação e coordena o Grupo de Pesquisa Currículo, Memórias e Narrativas em Educação - CNPq. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Educação Popular, Metodologias Participativas e Estudos Descoloniais (UNISC) e colaborador no Observatório do Ensino Médio (UFPR) e Ensino Médio em Pesquisa (UNICAMP) em projeto de pesquisa sobre o novo Ensino Médio. Doutor em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com estágio de doutoramento na École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris/França (bolsa PDSE/CAPES). É mestre e pós-doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Tem experiência de pesquisa e ensino nos seguintes temas e eixos: Estado, Políticas e Educação; Currículo e Ensino Médio; Educação e Memória Social; Memória e Patrimônio Cultural; Pesquisa biográfica e (auto)biográfica; história da alimentação; História do Brasil República; História e memórias da Educação no Brasil; Educação em regimes de clandestinidade; Clandestinidade e Culturas Políticas. É pesquisador associado à ANPED (GT Estado e Política Educacional), à ANPUH (GT História da Educação) e à Biograph. É autor de diversos artigos publicados em revistas especializadas e organizador de livros, dentre eles, “Educação Clandestina” (Volumes 1 e 2, Educação e Clandestinidade e Clandestinidade e Culturas Políticas).

Fernanda Saforcada

Doctora en educación por la Universidad de Buenos Aires. Profesora e investigadora en la Universidad de Buenos Aires (UBA) y en la Universidad Nacional de San Martín (UNSAM). Directora del Observatorio del Derecho a la Educación, en el Ministerio de Educación de la Nación y Ex Directora Académica del Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO). Ha publicado libros y artículos sobre temas de política educativa. Sus libros más recientes son “La regulación del trabajo y la formación docente” y “Tendencias de privatización y mercantilización de la universidad en América Latina”, ambos de 2019.

Guillermo Arturo Rios

Doctor en Ciencias Sociales (UNER) Magister en Ciencias Sociales (UNL) Lic. en Ciencias de la Educación (UNR). Miembro del Centro Latinoamericano de Investigación en Historia Oral y Social (CLIHOS) y de la Asociación de Historia Oral de la República Argentina (AHORA). Secretario de Cultura y Educación de la Municipalidad de Rosario (2015-2019). Actualmente se desempeña como Director Ejecutivo del Complejo Astronómico Municipal de Rosario. Se especializa en el estudio de temáticas ligadas a la historia reciente, los movimientos sociales, pedagogía urbana. Ha desarrollado una vasta experiencia en investigación así como en el terreno de la gestión cultural. Es docente de la maestría Educación, Imagen y Lenguajes contemporáneos CEI-UNR. Recientemente ha publicado el libro "Hora de abrir los ojos. El proceso de sindicalización docente en la provincia de Santa Fe, 1969-1976".

Jaqueline Moll

Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Cursou Graduação em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Erechim, Especialização em Alfabetização pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), Especialização em Educação Popular pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), tendo realizado parte dos estudos na Universidade de Barcelona. Atualmente é professora-orientadora no Programa de Pós-Graduação de Educação em Ciências: química da vida e saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (PPGEdu/URI). Foi Conselheira do Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul (2014-2018). Também foi professora colaboradora da Universidade de Brasília (2006-2008). Trabalhou no Ministério da Educação (2005-2013), tendo exercido as funções de Diretora de Políticas e Articulação Institucional da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, Diretora de Educação Integral, Direitos Humanos e Cidadania da Secretaria de Educação Permanente, Alfabetização e Diversidade e Diretora de Currículos e Educação Integral da Secretaria de Educação Básica. Foi professora dos anos iniciais do ensino fundamental. Atua na área de políticas públicas e práticas pedagógicas, alfabetização, educação de jovens e adultos, fracasso escolar, pedagogias urbanas, relações entre escola e cidade, educação integral e Ensino Médio. No Ministério da Educação, coordenou a implantação do PROEJA (Programa de Educação de Jovens e Adultos Integrado a Educação Profissional 2005-2007) e do Programa Mais Educação (2008-2013). Tem pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PPGEdu/PUC-Rio 2015-2016).

Luis Arturo Orellana Miquel

Director del DAEM/Mostazal/Chile (2016-2017). Profesor de Estado de Historia y Geografia. Administrador de Estabelecimientos Educacionales. Licenciado em Gestión y Planificación Estratégica. Licenciado em Educación. Licenciado em Dirección de Unidades Educativas Descentralizadas. Gestor en Estratégia Educacional. Gestor em Planificación y Desarollo Estratégico. Fué Presidente Comissión de Educación de la Asciación de Municipales de Chile. Vicepresidente del Consejo de Directores de Mostazal (2009-2010); Director Pronvincial de Educación/Cachapoal (2010); Presidente del Consejo de Directores de Mostazal (2012-2013).

Luis Bonilla-Molina

Doctor en Ciencias Pedagógicas, egresado del Instituto Pedagógico Latinoamericano y Caribeño (IPLAC), de la Habana, Cuba (2011). Postdoctorado en sistemas de evaluación de la calidad educativa realizado en el Centro de Estudios Avanzados del CIM Venezuela (2017-2018). Más de cincuenta cursos cortos en distintas áreas de las ciencias sociales. Doctorado Honoris Causa otorgado por la Universidad Nacional Experimental Rómulo Gallegos (UNERG) de Venezuela (2016). Doctorado Honoris Causa otorgado por la Universidad Nacional Experimental Rafael María Baralt (UNERMB) de Venezuela (2016). Profesor Honorario del Instituto Tecnológico de Cabimas (IUTC) en Venezuela (2017). Tiene vasta experiencia em el campo educativo, sindical y gremial y también experiencia nacional/internacional em conducción de organizaciones complejas nacionales/internacionales. Autor de varios libros y artículos en periódicos científicos especializados, entre los que destacan: "La reforma educativa mexicana: múltiples voces" y "Apagón pedagógico global: las instituciones educativas en la cuarta revolución industrial y la era de la singularidad". Director fundador (2017) del Observatorio Internacional de Reformas educativas y políticas Docentes (OIREPOD) adscrito al IESALC UNESCO, uno de los cinco observatorios reconocidos por UNESCO en el mundo en materia de educación superior.

Monica Ribeiro da Silva

É professora na Universidade Federal do Paraná (1994 até o presente). Atua nos cursos de formação de professores e no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEdu/UFPR) nos cursos de mestrado e doutorado. Tem pós-doutorado na Faculdade de Educação da UNICAMP (2017). Doutorado em Educação (História, Política e Ciências Sociais) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Coordena o Grupo de Pesquisa Observatório do Ensino Médio. É bolsista de produtividade nível 1D do CNPq. Dentre outros livros, publicou “Currículo e Competências: a formação administrada”.

Myriam Southwell

Pedagoga, Doctora (PhD) por el Departamento de Gobierno de la Universidad de Essex (Inglaterra); Mágister en Ciencias Sociales con orientación en educación (FLACSO); Profesora y Licenciada en Ciencias de la Educación Universidad Nacional de La Plata, Argentina. Investigadora Principal del CONICET y profesora titular por concurso de la cáteda de Historia de la Educación Argentina y Latinoamericana en la Universidad Nacional de La Plata, institución en la que dirige el Doctorado en Ciencias de la Educación. Actualmente es Directora Provincial de Educación Secundaria en la DGCyE de la provincia de Buenos Aires. Fue Secretaria Académica de FLACSO Argentina, Presidente de la Sociedad Argentina de Historia de la Educación, Integrante del Comité Ejecutivo de ISCHE (International Standing Conference on History of Education) y autora de numerosos trabajos en temas de teoría, historia y política de la educación. Se destacan los libros en colaboración recientes "Entre generaciones. Exploraciones sobre educación, instituciones y cultura" y "La escuela y lo justo: ensayos acerca de las medidas de lo posible", “Educación de la Sensibilidad en la Argentina moderna” y el recién salido “Hacer posible la escuela. Los vínculos generacionales en la secundaria”.

Óscar Sánchez

Coordinador general del Programa Nacional de Educación para la Paz (EDUCAPAZ). Fue secretario de educación de Bogotá entre 2012 – 2015. Tiene 25 años de experiencia liderando programas e instituciones en educación, desarrollo humano y gobernabilidad democrática en Colombia y América Latina. Fue miembro fundador del Movimiento Estudiantil por la Constituyente (Séptima Papeleta), profesor universitario, funcionario del Programa de las Naciones Unidas para el Desarrollo (PNUD) y el Ministerio de Educación Nacional, Banco Mundial y actualmente EDUCAPAZ. También fue Alcalde encargado de Bogotá y columnista especializado en educación en el Diario El Tiempo y Revista Semana (se mantiene).

Roberto Rafael Dias da Silva

Doutor em Educação. Professor da Escola de Humanidades e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (PPGEdu/Unisinos). Estuda principalmente questões relacionadas ao Currículo, Teorias Curriculares e Políticas Educacionais com foco na escolarização juvenil. É autor, dentre outros livros, de “Customização Curricular e Ensino Médio: elementos para uma crítica pedagógica”.

Ryan Arriera

Atualmente é Diretor Regional da UBES (União Brasileira de Estudantes Secundaristas). É também Vice-presidente da União Gaúcha de Estudantes (UGES). Ex-presidente da Associação Municipal de Estudantes de Canoas (AMEC).

Sergio Martinic Valencia

Antropólogo y Phd. en Sociología. Su trabajo profesional ha estado centrado en la evaluación de la calidad y equidad educativa en Chile y en América Latina. Se ha especializado en el estudio de la cultura del sistema educativo, Tiempo escolar, evaluación de programas y políticas y en problemas relacionados con la formación de profesores e interacciones pedagógicas en la sala de clases. Ha sido asesor del Ministerio de Educación de Chile y consultor UNESCO, BID entre otras organizaciones internacionales. Actualmente es Profesor y académico del Departamento de Ciencias Sociales y Humanidades de la Universidad de Aysén, Chile.