Sistema Paulo Freire de Educação
O "Sistema Paulo Freire de Educação" se fundamenta na igualdade ontológica, na acessibilidade e na comunicabilidade ilimitada do conhecimento e da cultura. E, antes de qualquer coisa, trata-se de "um ato de amor". Sabemos que o tema é complexo e, por vezes, polêmico. Por isso, não deve ser secundarizado por pesquisadores/as, educadores/as e curiosos da obra e do pensamento de Paulo Freire.
No XXIII Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire nos dedicaremos a problematizar o chamado "Sistema Paulo Freire de Educação", a partir de uma perspectiva totalizante, que da educação na infância deságua "com toda tranquilidade numa autêntica e coerente Universidade Popular”, como diria Jarbas Maciel. Ou seja, tanto por Freire quanto por aqueles/as educadores/as que estiveram envolvidos com experiências do Movimento de Cultura Popular quanto do Serviço de Extensão Cultural da Universidade do Recife.
O "sistema" apresenta certa originalidade, ainda, no tempo presente? Poderia contribuir para pensarmos-atuarmos na Educação da segunda década do século XXI? Essas poderiam ser algumas das questões a serem problematizadas por freireanos/as presentes neste Fórum.
Para saber mais, você pode acessar os ensaios publicados em 1963: http://forumeja.org.br/df/sites/forumeja.org.br.df/files/est.univ_.pdf
FREIRE, Paulo. Conscientização e alfabetização: uma nova visão do processo. Estudos Universitários. Revista de Cultura da Universidade do Recife, Recife, n. 4, p. 5-23, abr./jun. 1963.
MACIEL, Jarbas. A fundamentação teórica do sistema Paulo Freire. Estudos Universitários. Revista de Cultura da Universidade do Recife, Recife, n. 4, p. 25-59, abr./jun. 1963.
BRITTO, Jomard Muniz de. Educação de adultos e unificação da cultura. Estudos Universitários. Revista de Cultura da Universidade do Recife, Recife, n. 4, p. 61-70, abr./jun. 1963.
CARDOSO, Aurenice. Conscientização e alfabetização: uma visão prática do sistema Paulo Freire. Estudos Universitários. Revista de Cultura da Universidade do Recife, Recife, n. 4, p. 71-80, abr./jun. 1963.