Apresentação

As Interconexões de Paulo Freire com diversos pensadores e pensadoras constituem uma das fortalezas perenes do seu legado. As conexões que o próprio Freire realizou, podem ser encontradas na sua produção intelectual ao longo dos 50 anos (1947-1997). Um exemplo da sua humildade intelectual está em “Pedagogia do Oprimido”, onde cita dezenas de autores e autoras que embasam muitos de seus conceitos fundantes. Neste curso, vamos debater algumas das principais conexões de Paulo Freire com correntes de pensamento, tais como o existencialismo e o personalismo, assim como diferentes intelectuais, com Álvaro Vieira Pinto, Elza Freire, Karl Marx, John Dewey, Anísio Teixeira, bell hooks, Amílcar Cabral, Frantz Fanon, dentre outros/as.

 

Objetivo Geral

Apresentar as principais conexões de Paulo Freire com correntes de pensamento, bem como com pensadores e pensadoras que influenciaram a construção de sua epistemologia.

Objetivos Específicos

Compreender de que forma as diversas correntes de pensamentos estudadas e citadas por Paulo Freire estão presentes em suas obras.

Refletir sobre alguns dos principais princípios e conceitos de Paulo Freire, a partir do seu diálogo com diferentes pensadores e pensadoras presentes em seu legado.

Metodologia:

  • Indicação de um livro-chave e uma frase representativa da obra, pelos/as convidados/as;
  • Exposição pelos/as educadores/as-pesquisadores/as convidados/as (40-50 minutos);
  • Diálogos entre convidados/as e mediadores/as do encontro (15/20 minutos);
  • Perguntas/questões dos/das participantes e consequentes respostas/comentários dos/das convidados/as (30 minutos);
  • Encerramento.

Durante o evento, uma lista de presenças no formato de formulário será divulgada para os/as participantes inscritos/as no evento.

Como leitura básica, recomendamos:

SCOCUGLIA, Afonso Celso. As interconexões da pedagogia crítica de Paulo Freire. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 10, n. 1, p. 200–232, 2018. DOI: 10.20396/rfe.v10i1.8652006. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8652006. Acesso em: 31 mar. 2025.

PITANO, Sandro de C; STRECK, Danilo R.; MORETTI, Cheron Z. (org.). Paulo Freire: uma arqueologia bibliográfica. Curitiba: Appris, 2019.

Público-alvo: Educadores/as populares, estudantes, professores/as, pesquisadores/as, profissionais da educação, militantes dos movimentos sociais e demais interessados/as.

Evento on-line/Gratuito

Transmissão: https://www.youtube.com/CafecomPauloFreire

Carga horária: 30h/a

Certificado Geral de participação: carga-horária, 30h mediante 75% de presencialidade/virtualidade