Proposta:
Demonstrar que o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) pode ser uma ferramenta importante de negociação entre diferentes segmentos da sociedade, permitindo um modelo de governança totalmente inovador através de mecanismos do governo, mercados e com a participação da comunidade. O PSA é um instrumento econômico que busca recompensar todo aquele que, em virtude de suas práticas de conservação, proteção, manejo e recuperação de ecossistemas, mantém ou incrementa o fornecimento de benefícios providos pela natureza. O pagamento por serviços ambientais pode se referir a pequenos projetos locais visando espécies específicas, como também podem ser substancialmente maiores em escala geográfica e monetária, de acordo com o elemento natural que se pretende proteger e potencializar, dessa forma abrem-se inúmeras possibilidades de aplicação desta metodologia, adaptando-se a mesma a diferentes condições ambientais, sociais e financeiras de cada região.
Objetivos:
Promover o diálogo e a troca de experiências sobre o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) como mecanismo estratégico para a revitalização de bacias hidrográficas e a sustentabilidade do abastecimento de água e biodiversidade. O seminário reunirá representantes de órgãos governamentais, instituições acadêmicas, empresas e comunidade local para discutir diferentes iniciativas de PSA no estado do Rio Grande do Sul. A programação inclui mesas redondas, palestras e debates sobre temas relevantes para o setor ambiental e de recursos hídricos.
Tema:
PSA- Pagamento por Serviços Ambientais como mecanismo estratégico para a revitalização de bacias hidrográficas.
Público-alvo:
Comunidade acadêmica, pesquisadores e estudantes de programas de pós-graduação, Mestrado e Doutorado em áreas correlatas, funcionários de indústrias e órgãos públicos, entre outros interessados em revitalização de ecossistemas em bacias hidrográficas através de Pagamentos por Serviços Ambientais.
Inscrições:
Valor por participante: GRATUITO
Prazo de inscrição: até 18 de abril
Realização:
22/04: das 8h30min às 16h30min
23/04: das 8h30min às 11h30min
Carga Horária Total: 12 horas