AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

A aluna do Mestrado em Letras da Unisc, Ana Claudia de Almeida Pfaffenseller, defendeu em 2 de junho deste ano a dissertação intitulada O “eu” no contemporâneo: narrativas de si na rede social Facebook. A pesquisa foi orientada pela professora Fabiana Quatrin Piccinin e coorientada pela professora Nize Maria Campos Pellanda. “Mais do que apenas apresentar o resultado de uma caminhada, após um longo percurso teórico-metodológico que começou em 2014, pude aprender muito com as observações e as sugestões feitas”, disse Ana Cláudia, referindo-se ao momento da apresentação para a banca de professores.

Em seu trabalho, a acadêmica estudou as postagens de nove usuários do Facebook, no período de quatro meses. Conforme Ana Claudia, o objetivo do trabalho foi buscar compreender como as narrativas do “eu” emergem na referida rede social, quais as características desses conteúdos, o que as pessoas escrevem sobre si e quais as temáticas utilizadas nas publicações. Além disso, a pesquisa buscou analisar se as narrativas identificadas como teor íntimo são divulgadas como forma de os indivíduos conquistarem visibilidade e serem inseridos no mundo midiatizado.

“Cheguei a algumas considerações finais e, a mais importante, foi a de que estudar as narrativas, principalmente no tempo das tecnologias comunicacionais contemporâneas, é entender, em última análise, o processo de existência”, afirmou Ana Cláudia.

Para ela, o Facebook revelou-se um importante instrumento autopoiético, ou seja, aquilo que é capaz de autoproduzir-se a partir de determinados critérios. De acordo com a análise da pesquisadora, a linha do tempo da rede social funciona como uma espécie de caderneta de anotações acerca do “eu”. “Em um cenário no qual muitas são as vozes e poucos os ouvidos, o Facebook, quem sabe, seja, sobretudo, uma ferramenta de escuta e de atenção”, concluiu.

Confira os professores que integraram a banca de avaliação:

- Professora Fabiana Piccinin (orientadora/Unisc)

- Professora Nize Pellanda (coorientadora/Unisc)

- Professora Eunice Piazza Gai (coordenadora do Mestrado em Letras/Unisc)

- Professor Alex Primo (Ufrgs)

banca ana claudia

*Publicado por Felipe Nopes

Notícias

A aluna do Mestrado em Letras da Unisc, Ana Claudia de Almeida Pfaffenseller, defendeu em 2 de junho deste ano a dissertação intitulada O “eu” no contemporâneo: narrativas de si na rede social Facebook. A pesquisa foi orientada pela professora Fabiana Quatrin Piccinin e coorientada pela professora Nize Maria Campos Pellanda. “Mais do que apenas apresentar o resultado de uma caminhada, após um longo percurso teórico-metodológico que começou em 2014, pude aprender muito com as observações e as sugestões feitas”, disse Ana Cláudia, referindo-se ao momento da apresentação para a banca de professores.

Em seu trabalho, a acadêmica estudou as postagens de nove usuários do Facebook, no período de quatro meses. Conforme Ana Claudia, o objetivo do trabalho foi buscar compreender como as narrativas do “eu” emergem na referida rede social, quais as características desses conteúdos, o que as pessoas escrevem sobre si e quais as temáticas utilizadas nas publicações. Além disso, a pesquisa buscou analisar se as narrativas identificadas como teor íntimo são divulgadas como forma de os indivíduos conquistarem visibilidade e serem inseridos no mundo midiatizado.

“Cheguei a algumas considerações finais e, a mais importante, foi a de que estudar as narrativas, principalmente no tempo das tecnologias comunicacionais contemporâneas, é entender, em última análise, o processo de existência”, afirmou Ana Cláudia.

Para ela, o Facebook revelou-se um importante instrumento autopoiético, ou seja, aquilo que é capaz de autoproduzir-se a partir de determinados critérios. De acordo com a análise da pesquisadora, a linha do tempo da rede social funciona como uma espécie de caderneta de anotações acerca do “eu”. “Em um cenário no qual muitas são as vozes e poucos os ouvidos, o Facebook, quem sabe, seja, sobretudo, uma ferramenta de escuta e de atenção”, concluiu.

Confira os professores que integraram a banca de avaliação:

- Professora Fabiana Piccinin (orientadora/Unisc)

- Professora Nize Pellanda (coorientadora/Unisc)

- Professora Eunice Piazza Gai (coordenadora do Mestrado em Letras/Unisc)

- Professor Alex Primo (Ufrgs)

banca ana claudia

*Publicado por Felipe Nopes

MENU PRINCIPAL