Nadine Funck/Universidade Feevale

Equipe JoUni

Equipe Educa-se

A plataforma de gamificação JoUni, que pretende gamificar a jornada do aluno, fazendo com que ele se integre com a comunidade acadêmica, os professores e o mercado de trabalho foi a solução vencedora do Startup Plus University, realizado durante o VII Fórum de Gestão e Inovação do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), nos dias 3 e 4 de outubro, no Campus II da Universidade Feevale, em Novo Hamburgo (RS). Entre os estudantes das equipes que conquistaram o primeiro e o segundo lugar estão Patrick Martini e Danielli Cossul, ambos da Unisc.

“Foi um grande desafio lidar com pessoas com pensamentos diferentes. Tínhamos muitas ideias, fizemos e refizemos muitas vezes nossa apresentação, até que acertamos. Foi um evento muito legal e eu acredito que o nosso caminho não termina aqui”, destacou a integrante da equipe JoUni, Pamela Mallmann, da Universidade do Vale do Taquari (Univates). Os demais integrantes da equipe eram Marcos Bertol, da UPF; Felipe Zaluski, da Unijuí; Felipe de Morais, da Unisinos; Patrick Martini, da Unisc; e Letícia Goettert, da Unilasalle.

Em segundo lugar ficou a equipe Educa-se, que desenvolveu uma plataforma digital que permite o compartilhamento de metodologias para uso dos docentes que integram as instituições do Comung. Com esse aplicativo, os professores poderiam postar seus conteúdos que utilizam em aula dentro da plataforma, a fim de disponibilizá-los para outras universidades. Além disso, os alunos poderiam acessar o site para classificar sua experiência com as respectivas metodologias e dar sua opinião.

“Trabalhar com pessoas que não conhecemos foi um desafio muito grande, pois cada um defende suas opiniões, mas, no fim, aprendemos e conseguimos unir nossas ideias. Cada integrante é de uma área de conhecimento, assim, foi possível nos dividirmos e pensarmos de diferentes formas a nossa solução”, explicou o integrante da equipe, Mario Lucas Sperb, da Universidade da Região da Campanha (Urcamp). O grupo também era formado por Lucas Zanolla, da UPF; Danielli Cossul, da Unisc; Giovane da Rosa, da Unijuí; Laura Andrade, da Unisinos; e Felipe da Silva, da PUCRS.

As equipes vencedoras foram agraciadas com o valor de R$ 4.500,00 para a primeira colocação e R$1.500,00 para a segunda. A primeira edição do evento, que teve como objetivo fomentar o envolvimento dos alunos na solução de desafios em apenas 24 horas, teve como jurados Igor Drews, empreendedor, mentor e investidor que atua junto à StartSe; Cátia Maria Nehring, tesoureira do Comung e reitora da Unijuí; e Michel Costa, CEO da TechPar Investments e diretor da Founder Institute Porto Alegre.

Para a diretora de Inovação da Feevale, Daiana de Leonço Monzon, a competição cumpriu com as expectativas. “Neste Fórum, percebemos que os alunos anseiam por eventos como o Startup Plus University, por atividades interdisciplinares e desafios interuniversidades. Em encontros assim, eles conseguem trazer o conhecimento que têm dentro da sua instituição e compartilhar com outros acadêmicos”, afirmou.

Instituições participantes do Startup Plus University:

– Universidade Feevale

– Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

– Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

– Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc)

– Universidade de Passo Fundo (UPF)

– Universidade de Caxias do Sul (UCS)

– Universidade da Região da Campanha (Urcamp)

– Universidade do Vale do Taquari (Univates)

– Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí)

– Universidade La Salle (Unilasalle)

Nadine Funck/Universidade Feevale