Professora do curso de Pedadogia propõe atividades para se fazer em família

Com a quarentena causada pela pandemia do coronavírus (COVID-19) a adaptação à quebra de rotina se torna difícil, especialmente, para as crianças. Suspensão de aulas, ficar em casa e ter muita energia podem ser a somatória do estresse para os pequenos e, também, para os adultos responsáveis. Mas, mesmo diante da dificuldade de estabelecer atividades diárias, é essencial que a família conte com uma organização de rotina para manter o ambiente equilibrado.

Susana Margarita Speroni, professora do curso de pedagogia da Unisc, reforça que as crianças precisam contar com atividades ordenadas, horários, períodos de estudo e momentos compartilhados com os adultos: “é importante criar uma rotina diária, incluindo desde as ações como ajudar os pais na manutenção da limpeza da casa ou na organização do próprio quarto, até as horas de estudo e de lazer”.

Para que haja mais facilidade, os estudos podem seguir nos horários habituais. Quem estuda de manhã, segue realizando as atividades escolares e leituras nesse período do dia. Os pais podem, também, criar atividades de colorir, escrever ou desenhar para os pequenos que não trouxeram lições da escolinha. Usar o lúdico e a imaginação pode manter a energia da casa mais alegre e tranquila.

Planejar e realizar atividades em família ocupa tanto os pequenos quanto para os adultos, porém, a pedagoga Susana reforça que o que não pode faltar é “conversar muito, explicar sobre o momento atual e sobre as medidas preventivas e, principalmente, proporcionar o acolhimento, o carinho e a segurança dos laços familiares”.

Como conversar com as crianças sobre o coronavírus?

- Mantenha a tranquilidade, converse de forma aberta, mas sem deixar a criança em pânico. Reforce que com cuidado e prevenção, tudo voltará a ser como antes;

-  Fale que o vírus é algo sério, utilize linguagem de acordo com a idade. Não é necessário que as crianças sofram com o medo do futuro. Lembre-as das ações de higiene que devem ser adotadas, da importância de permanecer em casa e de que todos estão enfrentando juntos esse momento;

- Explique para as crianças que é essencial lavar as mãos e converse sobre não colocar objetos na boca. Faça com que elas se sintam  seguras ao adotar esses hábitos, para que não se sintam sem controle nenhum da situação;

- As crianças absorvem a energia dos adultos, então, fique calmo e pratique a união.

O que fazer em casa com as crianças?

1-    Crie uma rotina diária, incluindo atividades como auxiliar na manutenção da limpeza dos espaços coletivos e de uso individual;

2-    Organize tempos para estudos - podem ser os encaminhados pela escola ou propostos pela família;

3-    Faça leitura de histórias infantis, compartilhando espaços virtuais com os amiguinhos;

4-    Visitem museus virtuais;

5-    Dedique um tempo para jogar com as crianças, não somente jogos virtuais, mas também tabuleiros e outras brincadeiras presenciais;

6-    Busque brincadeiras que exercitam o corpo, para que os pequenos possam gastar um pouco de energia de forma saudável;

7-    Cozinhem juntos, façam uma receita especial de bolo, por exemplo;

8-    Organize um piquenique diferente, no pátio de casa, na varanda ou na sacada;

9-    Criem juntos brinquedos com materiais recicláveis. Busque tutoriais na internet para dar uma nova vida para caixas, garrafas ou tampinhas;

10-  Faça uma sessão de filme para toda a família – com direito a pipoca;

11-  Montem um acampamento no quarto ou na sala: até mesmo lençóis podem se tornar uma ótima cabana.

12-  Use a imaginação e busque compartilhar sorrisos, extraindo o melhor de toda essa situação.

Professora do curso de Pedadogia propõe atividades para se fazer em família

Como conversar com as crianças sobre o coronavírus?

O que fazer em casa com as crianças?

4-    Visitem museus virtuais;

7-    Cozinhem juntos, façam uma receita especial de bolo, por exemplo;