Durante a apresentação, o professor destacou as principais iniciativas do Projeto Living Agro+Vales

Na última quinta-feira, 29, o professor da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) Leonel Pablo Carvalho Tedesco, coordenador do Projeto Living Agro+Vales, foi um dos palestrantes do painel "Planejamento Urbano e Rural: Desafios e Oportunidades na Construção de Cidades e Agro Inteligentes", realizado durante a 47ª Expointer em Esteio. O evento ocorreu no espaço RS Innovation Agro + Smart Cities.

Durante a apresentação, o professor destacou as principais iniciativas do projeto, incluindo a Plataforma Agro dos Vales, que visa conectar diversos segmentos da cadeia produtiva de plantas bioativas. Além disso, ele mencionou o Labtech, um laboratório voltado para testes e desenvolvimento de produtos, bem como o monitoramento de dados agronômicos por meio de estações Agrotech.

O Projeto Living Agro+Vales é uma das propostas selecionadas pelo Edital TEC4B – Tecnologia para Negócios 2023, financiado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Este edital tem como objetivo promover o acesso e o uso de tecnologias da informação e comunicação (TICs) no desenvolvimento de serviços, produtos ou processos inovadores voltados para o agronegócio.

Ainda, o professor participou de podcast promovido pelo evento. Ele mencionou que a falta de conectividade e o desconhecimento dos benefícios da tecnologia, por boa parte da população, são dois dos maiores desafios no desenvolvimento de cidades inteligentes no Brasil. Entretanto, enfatizou que eventos como a Expointer aproximam pessoas de diferentes segmentos, o que contribui de forma decisiva para termos cidades mais humanas, sustentáveis e resilientes.

Captura de tela 2024 08 30 082948

Captura de tela 2024 08 30 082948