Ao todo, o Curso já formou 456 profissionais

Neste ano, o Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) completa 25 anos de existência com uma trajetória de ensino, pesquisa e extensão marcada por muitas conquistas e desafios. Ao todo, o Curso já formou 456 profissionais. E para comemorar, o Curso convida a comunidade para participar da exposição “Arquivisão”. O evento reúne parte da produção acadêmica constituída por projetos arquitetônicos e urbanos bem como maquetes, publicações e trabalhos docentes de pesquisa e extensão relevantes na área do conhecimento.

O objetivo do evento é o de aproximar o Curso da comunidade compartilhando a importância da Arquitetura e Urbanismo para a qualificação dos espaços urbanos e arquitetônicos em diferentes escalas espaciais. A exposição dos trabalhos acadêmicos será realizada entre os dias 14 e 29 de junho, na Casa das Artes Regina Simonis, em Santa Cruz do Sul. A abertura, no dia 14, ocorre às 19 horas.

História

O Curso de Arquitetura e Urbanismo foi inicialmente implantado no Departamento de História e Geografia, conforme Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI/UNISC) do período de 1997–2001. A criação do Curso ocorreu a partir de pesquisa realizada com a categoria de profissionais arquitetos e urbanistas, prefeituras, empresas do ramo e demanda advinda do ensino de 2º Grau na região de influência da Unisc. Atualmente, o curso encontra-se locado no Departamento de Engenharia, Arquitetura e Computação.

Com a criação do Curso houve a consolidação de um colegiado próprio composto de profissionais arquitetos e de outras áreas complementares à formação acadêmica como das Engenharias e Ciências Sociais Aplicadas, especialmente. O corpo docente possibilitou também o desenvolvimento crescente de ações e projetos de ensino, pesquisa e extensão voltados e inseridos na comunidade regional, estadual e internacional.

A integração do Curso com a comunidade ocorreu ininterruptamente desde o início da implementação e, continua a ser uma prática recorrente no decorrer da trajetória, por meio de ações e atividades tais como pesquisas; exposições; publicação de livros elaborados pelos docentes e discentes do curso abordando temas e assuntos que dizem respeito à comunidade e à região; participação de docentes em Comissões Municipais para estudos técnicos de legislação para preservação patrimonial de Santa Cruz do Sul corroborando à realização de seminários sobre Patrimônio Histórico; cadastramento de docentes junto ao Ministério das Cidades para assessoria aos municípios na elaboração de plano diretor participativo com execução de projeto em município da região; participação de docentes no Centro de Pesquisa e Planejamento de Qualidade Urbana e Rural Planejamento Urbano de Santa Cruz do Sul (CIPUR); participação na Comissão de Acessibilidade no Conselho Municipal de Trânsito, dentre outras atividades.

A matriz curricular do Curso é composta por módulos teóricos, práticos e teórico-práticos, estágio supervisionado, trabalho final de graduação e atividades complementares. Para integralizar o curso e cumprir a carga horária dos módulos são necessários 10 semestres. Além do ensino na graduação fazem parte do cotidiano acadêmico uma ampla gama de atividades complementares e extracurriculares tais como seminários, palestras, viagens de estudo, e atividades de extensão previstas para o desenvolvimento das habilidades e competências profissionais.

As atividades do Curso estão concentradas no Bloco 52 do Campus de Santa Cruz do Sul onde encontram-se salas de aula, ateliês de projeto e representação gráfica devidamente equipados, sala de estudos para alunos, arquivo, Laboratório de Maquetes, Laboratório de Conforto Ambiental. Além destes espaços, o curso também utiliza Laboratório de Tecnologia de Construção e canteiro experimental de práticas construtivas.

Ao todo, o Curso já formou 456 profissionais

História