A Universidade repensou as estratégias pedagógicas e propôs novas arquiteturas curriculares.
Agora, os estudantes têm um contato mais direto com a prática
Divulgação Unisc
Com a mudança, os estudantes têm um contato mais direto com a prática
Foi em 2019 que a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) precisou repensar o ponto de vista pedagógico dos cursos de graduação. Tudo isso para ajustar a grade curricular em um novo contexto econômico, social e cultural, rever a relação do estudante com o mundo e o trabalho. Tal mudança é ajustada diariamente e já rendeu bons frutos: a Unisc está entre as melhores universidades da América Latina, em levantamento divulgado no último dia 22 no QS Latin America Ranking 2023, da QS Quacquarelli Symonds, empresa de análise do Ensino Superior.
A diretora de Ensino, da Pró-Reitoria Acadêmica, Giana Sebastiany, reforça que a reinvenção vem de um processo constante em que o mundo e as pessoas vão mudando, assim como as relações. “A formação acadêmica precisa mudar. E reforçar aspectos e competências é fundamental para qualquer profissional. As mudanças permitem uma leitura de mundo, uma formação mais cidadã, uma relação mais intensa com o mundo do trabalho”, reflete.
Dentro dessa organização, que passou a valer em 2020, mais de 50 cursos foram reformulados e passaram a ter diretrizes e premissas comuns a todos eles. “Tem a ver com reforçar o perfil que gostaríamos de ter de um egresso nosso, que saísse da Unisc diferente de como entrou. Ter um perfil alinhado com as preocupações da humanidade, problemas que envolvam a vida em sociedade, ambientais, econômicos, culturais, além da habilidade de lidar com outras pessoas, em um trabalho em equipe. Formar um cidadão capaz de transformar e evoluir pessoal e profissionalmente.”
Nas mudanças, há o Laboratório de Empreendedorismo e Práticas Comunitárias (Lepc), em que o estudante une-se com estudantes de outros cursos. Procuram problemas reais na comunidade e tentam encontrar soluções. “Isso se aproxima com o mundo real e os alunos podem visualizar através da mediação de professores capacitados que dão todo o suporte.”
Ainda, há os módulos eletivos em que o estudante elege o que quer colocar no currículo, ao frequentar disciplinas de outros cursos. Assim como as atividades complementares em que pode frequentar eventos, participar de projetos de pesquisa, em que terá horas aproveitadas no currículo. “Faz parte de um universo de possibilidades e experiências que a reinvenção leva até o estudante. Quando o jovem ingressa na Unisc, tem essa experiência de formação que vai além da preparação profissional específica.”
E as mudanças já têm apresentado excelentes resultados. “Vemos os resultados por meio dos estágios, na atuação com a comunidade, em que formamos profissionais cada vez mais capacitados, em que, diante de um problema, buscam a solução de uma forma mais ampla e não somente restrita à sua visão profissional”, complementa.
Divulgação Unisc
Saiba mais
Levantamento divulgado pela QS Latin America Ranking 2023 coloca a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) entre as melhores universidades da América Latina. Ainda, a Unisc é uma das 14 universidades gaúchas, entre públicas, privadas e comunitárias, que está nesse ranking. Os dados foram apurados pela QS Quacquarelli Symonds, empresa de análise do Ensino Superior. O ranking faz referência a 2023, pois o trabalho pretende ser um guia para quem busca escolher onde estudar.
O reitor da Unisc, Rafael Frederico Henn, enfatiza que o resultado demonstra o total foco na qualidade pelo que é feito na Unisc, tanto em ensino, pesquisa e extensão. “O mérito é dos professores, técnicos administrativos e dos nossos estudantes de hoje e ao longo da nossa história. Valida cada vez mais o nosso compromisso com a sociedade e em todas as regiões em que trabalhamos.”