Um artigo envolvendo o tratamento de esgotos urbanos com uso de plantas com suportes flutuantes e arranjo eletroquímico para a geração de energia foi publicado no dia 24 de setembro na revista Science of The Total Environment, considerado um dos periódicos de maior impacto na comunidade científica internacional na área de tecnologia ambiental.

Os estudos desenvolvidos pelo doutorando PPGTA Unisc, Gustavo Colares e a equipe do Laboratório de Tratamento de Águas e Efluentes (Lattae-Unisc) exploraram o uso de eletrodos de grafite em um gradiente de potencial eletroquímico a partir das raízes das macrófitas (zona aeróbia) e o fundo do tanque onde as macrófitas estão (zona anaeróbia). A participação das Universidades Federal do Rio Grande do Sul e da Czech University of Life Sciences Prague (República Tcheca) foram referências importantes, especialmente para aprofundamento e continuidade das pesquisas.

O professor Jan Vymazal, um dos autores do artigo, está entre os quatro cientistas de maior destaque no mundo para o tema envolvendo saneamento com alagados construídos (Wetlands Construídos). O contato de convite para as pesquisas foi realizado pelo pesquisador e colaborador do Lattae, Carlos Lutterbeck. A integração dos cursos de Engenharia Ambiental e Química, bem como o Mestrado e Doutorado em Tecnologia Ambiental, ambos da Unisc, são fundamentais para o desenvolvimento destas pesquisas, bem como em potencializar aplicações das mesmas para o saneamento básico, tão carente ainda na maioria dos municípios brasileiros.