Um encontro realizado nesta quinta-feira, 15 de agosto, no Salão Nobre da Prefeitura de Santa Cruz do Sul, marcou a apresentação do projeto para implantação do Hospital Veterinário no município. Na oportunidade, o prefeito Telmo Kirst recebeu a reitora da Unisc, Carmen Lúcia de Lima Helfer, engenheiros, arquitetos e docentes do curso de Medicina Veterinária. A iniciativa, uma parceria da Prefeitura com a Unisc, atende a uma exigência do Ministério da Educação (MEC) para que os alunos do curso de Medicina Veterinária disponham de um ambiente para aprender e atuar.

O Hospital Veterinário será implantado em um prédio de dois pavimentos, com 1.900 metros quadrados, cedido por 20 anos pelo município. Serão construídos em torno de 200 metros quadrados de instalações de apoio e coberturas externas. Além do espaço físico, localizado em Linha Pinheiral, na RSC-287, a Prefeitura fará o repasse do valor de R$ 1 milhão, em recursos próprios, para a reforma dos ambientes internos e externos. A próxima etapa é a seleção e contratação da empresa para a execução da obra, prevista para o iniciar em setembro e ser concluída em até sete meses.

O local atenderá animais de pequeno e grande porte para os quais estarão à disposição os seguintes serviços: consultas, vacinas, raio-X, ecografia, tratamento oncológico, internação, cirurgias e análises laboratoriais de suporte (laboratórios de patologia e exames histopatológicos, de análises clínicas, parasitologia, microbiologia e reprodução), além de atendimento a animais silvestres. O espaço também terá ambientes destinados ao ensino teórico e prático para os estudantes da instituição. Atualmente, a Unisc tem 55 vagas para o curso de Medicina Veterinária, que é o segundo mais procurado da Universidade.

O prefeito Telmo Kirst ressaltou a importância do Hospital Veterinário para o município. “É preciso reconhecer a inciativa da Unisc e agradecer todo empenho, dedicação e também a agilidade com que o projeto foi desenvolvido. Mais uma vez, Santa Cruz prova ser uma cidade que investe em bem-estar animal e em saúde pública de qualidade”, sublinhou.

De sua parte, a reitora Carmen Lúcia de Lima Helfer afirmou que o Hospital Veterinário trará para o município outro viés de desenvolvimento, o desenvolvimento animal. “E, com isso, temos condições de avançar em pesquisas e de contemplar também outros cursos da área. Além do mais, é um hospital que a região não tem, o que fará com que pessoas de municípios vizinhos se desloquem a Santa Cruz”, salientou.

Já a vereadora Bruna Molz disse se tratar de uma grande conquista para todos. “É um sonho que começa se tornar realidade. Estou empolgada e ansiosa para o início das obras. Com certeza, Santa Cruz vai se tornar referência em bem-estar animal para todo Brasil”, revelou.