Divulgação
Por meio de integrantes do Programa Terceira Idade na Unisc e do projeto Universidade do Adulto Maior (Uniama), a Universidade de Santa Cruz do Sul esteve presente no 9º Fórum Gaúcho de Ensino Superior sobre Envelhecimento Humano e no 13º Encontro Estadual de Alunos Idosos, ocorridos nos dias 18 e 19 de outubro, na Universidade de Caxias do Sul (UCS). O evento contou com mais de 500 participantes no UCS Teatro, com delegações de diversas instituições do Rio Grande do Sul.
As atividades, de cunho científico, reuniram especialistas, profissionais da área, idosos e acadêmicos, com o objetivo de articular estudos e ações de ensino, pesquisa e extensão que favorecessem o envelhecimento humano ativo e saudável, respeitando a diversidade e promovendo a inclusão. Com o tema Envelhecimento e aprendizagem ao longo da vida, debates através de conferência, palestras, oficinas, apresentações artístico-culturais, filó italiano, sessões de pôsteres e apresentações orais de trabalhos pontuaram o evento.
O Uniama participou com 83 idosos e os professores Nestor Pedro Roos, do curso de Enfermagem; Silvia Virginia Coutinho Areosa, do curso de Psicologia; Úrsula Muller, do curso de Educação Física; e Sâmara Bittencourt Berger, coordenadora do Programa Terceira Idade na Unisc e do Uniama, além de estagiários e bolsistas dos cursos de Enfermagem e de Psicologia, que participaram das apresentações de pôsteres. Já o curso de Educação Física foi responsável pelo musical apresentado pelos alunos do Uniama.
As estudantes do Uniama, Nadir Bortolini (turma 4) e Hilária Vaz (turma 5), ministraram as oficinas de Fotografia e de Medicina Caseira (chás), respectivamente. Mais informações sobre o Programa Terceira Idade na Unisc e o projeto Uniama podem ser obtidas no Núcleo de Ação Comunitária (NAC), na sala 510, bloco 5 do campus-sede; pelo telefone (51) 3717-7344; ou pelo e-mail nac@unisc.br.
*Publicado por Felipe Nopes