AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

Lançamentos ocorrem neste final de semana, às 14 horas

Neste final de semana, será lançado o livro “O Mercado das Palavras”, obra produzida dentro do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Letras (PPGL) da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). O lançamento ocorre nas Feiras do Livro de Santa Cruz do Sul, no sábado, 6, e Santa Maria, no domingo, 7. Nos dois dias, o evento ocorre às 14 horas. 

A obra é fruto de um projeto de pesquisa desenvolvido no âmbito do PPGL com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do RS (Fapergs). O projeto, intitulado “Integrando a pesquisa em leitura às práticas educacionais em contexto de ensino remoto  e/ou híbrido”, foi desenvolvido com  o intuito de auxiliar os professores da Educação Básica na minimização dos danos causados pelo  novo cenário de ensino desencadeado pela pandemia de Covid-19.  

É coordenado pela professora Rosângela Gabriel e foi desenvolvido por quatro grupos de trabalho (GTs), divididos de acordo com o nível escolar para o qual o trabalho seria direcionado: GT Educação Infantil (0 aos 5 anos), GT Alfabetização (6  aos 8 anos), GT 4 ao 6 ano (alunos de 9 a 11 anos) e GT 7 ao 9 ano (alunos de 12 aos 14 anos). Cada grupo  desenvolveu cinco propostas com foco na leitura, integrando os pressupostos teóricos das ciências  da leitura, tecnologias digitais e práticas de salas de aula, possibilitando aprendizagens em aulas  presenciais, remotas e híbridas.  

Já “O Mercado das Palavras”, fruto da pesquisa, atrai a atenção para as múltiplas semioses envolvidas em uma ida ao mercado. João e sua mãe precisam comprar ingredientes para fazer um bolo de aniversário. A partir desse mote inicial, o leitor é convidado a acompanhar João na aventura de desvendar os mistérios envolvidos na organização dos produtos e na descrição das embalagens. “Em um primeiro plano, a linguagem verbal escrita é apresentada por meio do texto grafado em caixa alta para facilitar a leitura pelas crianças em fase de alfabetização. O texto apresenta linguagem acessível, repleta de rimas, possibilitando ampliar o vocabulário e a consciência fonológica”, fala Rosângela. 

A linguagem verbal escrita é também valorizada nas ilustrações, em que letras se escondem e aparecem em meio às prateleiras com mercadorias. Em um segundo plano, os números estão presentes nos cartazes dos produtos em ofertas, no volume das embalagens, nos calendários, nos relógios, na paginação do livro. “Em um terceiro plano, temos os ícones, que ora remetem ao link de acesso ao audiolivro, disponível na plataforma Spotify, ora indicam lixeiras para itens recicláveis”, diz.

Depois de entrar no “Mercado das Palavras”, há o Caderno de Atividades que traz desafios para crianças em diferentes etapas do processo de aprendizagem dos sistemas de escrita alfabética e numérica (níveis fácil, médio e difícil).  

Clique aqui e acesse o livro

Clique aqui e acesse o livro nas plataformas digitais

Clique aqui e acesse o site do projeto

BANNER OMERCADODASPALAVRAS page 0001 1

 

Notícias

Lançamentos ocorrem neste final de semana, às 14 horas

Neste final de semana, será lançado o livro “O Mercado das Palavras”, obra produzida dentro do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Letras (PPGL) da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). O lançamento ocorre nas Feiras do Livro de Santa Cruz do Sul, no sábado, 6, e Santa Maria, no domingo, 7. Nos dois dias, o evento ocorre às 14 horas. 

A obra é fruto de um projeto de pesquisa desenvolvido no âmbito do PPGL com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do RS (Fapergs). O projeto, intitulado “Integrando a pesquisa em leitura às práticas educacionais em contexto de ensino remoto  e/ou híbrido”, foi desenvolvido com  o intuito de auxiliar os professores da Educação Básica na minimização dos danos causados pelo  novo cenário de ensino desencadeado pela pandemia de Covid-19.  

É coordenado pela professora Rosângela Gabriel e foi desenvolvido por quatro grupos de trabalho (GTs), divididos de acordo com o nível escolar para o qual o trabalho seria direcionado: GT Educação Infantil (0 aos 5 anos), GT Alfabetização (6  aos 8 anos), GT 4 ao 6 ano (alunos de 9 a 11 anos) e GT 7 ao 9 ano (alunos de 12 aos 14 anos). Cada grupo  desenvolveu cinco propostas com foco na leitura, integrando os pressupostos teóricos das ciências  da leitura, tecnologias digitais e práticas de salas de aula, possibilitando aprendizagens em aulas  presenciais, remotas e híbridas.  

Já “O Mercado das Palavras”, fruto da pesquisa, atrai a atenção para as múltiplas semioses envolvidas em uma ida ao mercado. João e sua mãe precisam comprar ingredientes para fazer um bolo de aniversário. A partir desse mote inicial, o leitor é convidado a acompanhar João na aventura de desvendar os mistérios envolvidos na organização dos produtos e na descrição das embalagens. “Em um primeiro plano, a linguagem verbal escrita é apresentada por meio do texto grafado em caixa alta para facilitar a leitura pelas crianças em fase de alfabetização. O texto apresenta linguagem acessível, repleta de rimas, possibilitando ampliar o vocabulário e a consciência fonológica”, fala Rosângela. 

A linguagem verbal escrita é também valorizada nas ilustrações, em que letras se escondem e aparecem em meio às prateleiras com mercadorias. Em um segundo plano, os números estão presentes nos cartazes dos produtos em ofertas, no volume das embalagens, nos calendários, nos relógios, na paginação do livro. “Em um terceiro plano, temos os ícones, que ora remetem ao link de acesso ao audiolivro, disponível na plataforma Spotify, ora indicam lixeiras para itens recicláveis”, diz.

Depois de entrar no “Mercado das Palavras”, há o Caderno de Atividades que traz desafios para crianças em diferentes etapas do processo de aprendizagem dos sistemas de escrita alfabética e numérica (níveis fácil, médio e difícil).  

Clique aqui e acesse o livro

Clique aqui e acesse o livro nas plataformas digitais

Clique aqui e acesse o site do projeto

BANNER OMERCADODASPALAVRAS page 0001 1

 

MENU PRINCIPAL