A gerente de controladoria do Hospital Santa Cruz (HSC), Eliane Hagemann Cauduro, apresentou dois trabalhos na modalidade virtual do 16º Congresso Internacional da Rede Unida, realizado de 30 de julho a 3 de agosto na cidade de Santa Maria/RS. Eliane é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde da (PPGPS) da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

Ambos os trabalhos estão disponíveis nos anais do congresso. Um deles é intitulado Hospitais filantrópicos brasileiros: necessidade de financiamento adequado para a continuidade dos serviços de saúde, em co-autoria com os professores Marcelo Carneiro e Dulciane Nunes Paiva, que é um estudo sobre a importância dos hospitais filantrópicos para o sistema de saúde brasileiro e os desafios enfrentados pelo desequilíbrio econômico-financeiro dos serviços prestados ao Serviço Único de Saúde (SUS). O objetivo é promover a discussão sobre a necessidade de financiamento adequado para garantir a continuidade desses hospitais e o acesso universal à saúde.

O segundo trabalho apresentado por Eliane tem como título Promoção da saúde e sustentabilidade: uma experiência multidisciplinar na Unidade de Terapia Intensiva, que teve como co-autores Alexander Romão Vieira Morinélli e Dulciane Nunes Paiva. Trata-se de um relato de experiência vivenciado por alunos do PPGPS que desenvolveram estágio docência na disciplina de Fisioterapia na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santa Cruz. O objetivo foi desenvolver o senso crítico analítico da responsabilidade sobre o uso adequado dos recursos disponíveis, como materiais, medicamentos, gases medicinais e estrutura física, conhecendo suas características, formas de utilização e custos no intuito de demonstrar o impacto das ações no meio em que estão inseridos e na sustentabilidade global e no quanto tais ações contribuem com os objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas.

Os resumos dos trabalhos estão disponíveis no site do congresso e podem ser acessados nos links abaixo:

HOSPITAIS FILANTRÓPICOS BRASILEIROS: NECESSIDADE DE FINANCIAMENTO ADEQUADO PARA A CONTINUIDADE DOS SERVIÇOS DE SAÚDE

PROMOÇÃO DA SAÚDE E SUSTENTABILIDADE: UMA EXPERIÊNCIA MULTIDISCIPLINAR NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA

Texto: Luciano de Pellegrini Maynart Pereira/assessoria de imprensa HSC

Texto: Luciano de Pellegrini Maynart Pereira/assessoria de imprensa HSC