Desde o início da quarentena, o Núcleo de Apoio Acadêmico da Unisc (Naac) organizou uma nova rotina para atender alunos da graduação, da pós-graduação e dos cursos técnicos, oferecendo atendimentos individuais e em grupos, nas modalidades virtual e remota. Dentre os serviços, destacam-se o atendimento psicológico e psiquiátrico, a mediação entre estudantes e professores, a disponibilização de intérprete de libras, adaptação de material para estudantes com deficiência e o acompanhamento de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE).

Conforme coordenadora do Naac, Raquel Ribas Fialho, o trabalho on-line consiste em uma possibilidade de diminuir a distância e os impactos vivenciados pelos alunos. “Continuamos acolhendo, escutando, orientando e dando suporte aos estudantes, que relatam suas emoções e as dificuldades em lidar com esse momento complexo, que afeta de forma diferente a saúde mental das pessoas”, salientou.

Além dos atendimentos individuais, o núcleo também tem proporcionado aos estudantes com NEE, que são acompanhados pelo Naac, um espaço de escuta e acolhimento em grupo, por meio de encontros virtuais pela plataforma google meet, com a finalidade de auxiliar os acadêmicos nas suas dificuldades de estudo e emocionais.

Foram realizados dois encontros no mês de junho, sendo o primeiro em maio, mediado pela psicóloga Daniela Nobre e pela neuropsicopedagoga Rafaela Weis, ambas profissionais do Naac. O principal objetivo foi criar um espaço para os alunos compartilharem como está sendo o momento da quarentena e como o distanciamento social e as mudanças têm afetado o seu aspecto psicológico, as relações familiares e a rotina de estudo.

No segundo encontro a temática abordada foi ansiedade e como lidar com a mesma em tempos de pandemia. Na oportunidade, os estudantes falaram sobre as suas angústias e dificuldades e o quanto este momento vem sendo um potente gatilho para o início dos sintomas de ansiedade. “As questões trazidas pelos alunos estão relacionadas principalmente com a incerteza diante do futuro, as mudanças na rotina e o excesso de preocupações com as tarefas da vida acadêmica, com a saúde dos familiares e amigos”, disse psicóloga Daniela Nobre, que conduziu o debate.

O próximo encontro ocorre no dia 6 de julho, quando serão abordadas as questões relacionadas à ansiedade. Para entrar em contato com a equipe multiprofissional do núcleo, o estudante pode solicitar o agendamento, através do e-mail naac@unisc.br ou pelo fone WhatsApp (51) 3717-7458.