Estudo está em fase de aprimoramento dos protótipos para posterior aplicação

Protótipo do Fotoreator Tubular

Diante da pandemia do Covid-19, pesquisadores da Unisc criaram um protótipo denominado Fotoreator Tubular destinado ao tratamento e desinfecção de superfícies. A proposta está em fase inicial e ocorre a partir da fotoirradiação catalítica em reator, desenvolvida pelos professores Enio Leandro Machado, Adriane Lawisch Rodriguez, Camila Crauss e Diosnel Rodriguez Lopez, com o gerador de ozônio desenvolvido em parceria com a empresa Conífera (Empresa formada a partir da Incubadora da Unisc).

Para o aprimoramento dos protótipos, os pesquisadores estão integrando no projeto estudantes de graduação (Engenharia Ambiental, Engenharia Química e Química) e de pós-graduação (mestrado e outra de doutorado em Tecnologia Ambiental). Após essa primeira fase, serão iniciadas as avaliações para que se possa aplicar o sistema em áreas internas de hospitais, unidades de saúde, transporte público e espaços fechados que necessitem desinfecção.

De acordo com os pesquisadores, durante o período de ausência das pessoas no recinto, a ozonização será estudada para ter maior abrangência de tratamento, associando o ozonizador e ventilador para melhor difusão do ar. Durante o período da presença no ambiente a ser desinfetado, será aplicado o reator de fotocatálise com passagem de ar para desinfecção no seu interior e, portanto, sem riscos de exposição, tendo ensaios com avaliação de diferentes configurações e lâmpadas. “Já há referência de estudos da efetividade de radiação UV e O3 para desinfecção de ambientes com o Covid-19 na China e na Tailândia”, disseram.

Estudo está em fase de aprimoramento dos protótipos para posterior aplicação

Protótipo do Fotoreator Tubular