O premiado jornalista José Hamilton Ribeiro é o convidado de uma live que o Programa de Pós-Graduaçao em Letras e os cursos de Comunicação Social da Universidade de Santa Cruz do Sul fazem nesta quinta-feira, 3/12, às 19h. Na live que terá transmissão pelo Youtube (endereço: https://youtu.be/CU5IkNHatmY), o profissional conhecido como o “Jornalista do Século” e ganhador de vários prêmios Esso de Jornalismo, vai falar sobre os recursos literários na grande reportagem, retomando sua vasta trajetória profissional de mais de 50 anos de jornalismo. José Hamilton havia vindo a Unisc em 2014, durante um evento acadêmico e agora, com a pandemia, retorna para um encontro virtual. O evento é gratuito e aberto aos interessados.

Entre o vasto currículo profissional está o programa Globo Rural, no qual trabalhou por cerca de 30 anos, fazendo reportagens que iam desde a agricultura até a cultura do diverso rural brasileiro. Antes disso, foi da saudosa revista Realidade, marco brasileiro no jornalismo de grandes reportagens. Na publicaçao, cobriu a Guerra do Vietnã, onde perdeu a perna na explosão de uma mina. Ainda atuou na Rádio Bandeirantes, na revista Quatro Rodas e na Folha de São Paulo. Consorciou sua carreira nas redações com a produção de 15 livro-reportagens, entre os quais se destacam O gosto da guerra, Kadiuéu: a vingança do índio cavaleiro, Pantanal, amor-baguá, Rio Paraguai: das nascentes à foz : suas histórias, sua gente.

A iniciativa de trazer o profissional nascido em São Paulo se deu por ocasião do planejamento da discipina de Jornalismo e Literatura, ministrada pelas professoras Fabiana Piccinin, Ângela Felippi e Ana Munari, do Programa de Pós Graduação Mestrado e Doutorado em Letras da Unisc. Zé Hamilton, como é carinhosamente chamado, gosta de uma “prosa” e aceitou de bom grado o convite. Segundo a professora Fabiana “É uma honra e uma oportunidade única poder contar com a participação do Zé Hamilton na nossa disciplina. O jornalista é dono de um texto primoroso com grande domínio do uso dos recursos da literatura para a composição da narrativa jornalística. Uma oportunidade muito interessante para os alunos da disciplina de Jornalismo e Literatura, quanto para todos que gostam da boa narrativa”.