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Foi realizado nos dias 14 de abril e 5 de maio, na Unisc, o curso de Revisão Sistemática e Meta-análise, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde (PPGPS), ministrado pela professora e pesquisadora, Taís Silveira Assmann.

A revisão sistemática é uma revisão de literatura focada em uma pergunta de pesquisa específica, com critérios claros de inclusão e exclusão de estudos. O objetivo é identificar, avaliar, selecionar e sintetizar todas as evidências científicas de qualidade sobre um assunto pré-determinado para responder a uma questão específica de pergunta. Segundo a palestrante, uma revisão sistemática que usa técnica estatística para sintetizar os resultados encontrados é uma meta-análise. “A meta-análise pode fornecer estimativas mais precisas do efeito de uma determinada intervenção, aumentando sua confiabilidade e poder estatístico”, salientou a pesquisadora durante entrevista à bolsita PUIC da Revista Interdisciplinar em Promoção da Saúde RIPS, Milena Vaz de Andrade.

A compreensão de revisões sistemáticas e sua inclusão na prática estão se tornando obrigatórias para todos os profissionais de área da saúde. Nesse sentido, o objetivo do curso foi explicar a necessidade de revisões sistemáticas e meta-análises e expor os aspectos importantes para a realização do estudo. Além disso, visou permitir que o aluno desenvolva uma opinião crítica sobre as revisões sistemáticas, bem como habilidades para formular hipótese e planejar uma revisão sistemática com ou sem meta-análise.

*Publicado por Josemar Santos

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Foi realizado nos dias 14 de abril e 5 de maio, na Unisc, o curso de Revisão Sistemática e Meta-análise, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde (PPGPS), ministrado pela professora e pesquisadora, Taís Silveira Assmann.

A revisão sistemática é uma revisão de literatura focada em uma pergunta de pesquisa específica, com critérios claros de inclusão e exclusão de estudos. O objetivo é identificar, avaliar, selecionar e sintetizar todas as evidências científicas de qualidade sobre um assunto pré-determinado para responder a uma questão específica de pergunta. Segundo a palestrante, uma revisão sistemática que usa técnica estatística para sintetizar os resultados encontrados é uma meta-análise. “A meta-análise pode fornecer estimativas mais precisas do efeito de uma determinada intervenção, aumentando sua confiabilidade e poder estatístico”, salientou a pesquisadora durante entrevista à bolsita PUIC da Revista Interdisciplinar em Promoção da Saúde RIPS, Milena Vaz de Andrade.

A compreensão de revisões sistemáticas e sua inclusão na prática estão se tornando obrigatórias para todos os profissionais de área da saúde. Nesse sentido, o objetivo do curso foi explicar a necessidade de revisões sistemáticas e meta-análises e expor os aspectos importantes para a realização do estudo. Além disso, visou permitir que o aluno desenvolva uma opinião crítica sobre as revisões sistemáticas, bem como habilidades para formular hipótese e planejar uma revisão sistemática com ou sem meta-análise.

*Publicado por Josemar Santos

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