A Universidade oferece o Curso de Estética e Cosmética e tem a Unisc Estética - Clínica e SPA que atende a comunidade

No começo do mês, um homem morreu após realizar peeling de fenol. O procedimento consiste na aplicação de um composto orgânico que provoca uma reação inflamatória na pele para promover a renovação celular. No entanto, a técnica foi feita pela dona de uma clínica que teria feito o curso pela internet. A notícia acende o alerta sobre a importância de passar por procedimentos estéticos em locais e com profissionais qualificados.

Coordenadora dos cursos de Biomedicina e Estética e Cosmética da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Danielly Bullé, enfatiza que a região tem um curso específico que habilita o profissional de estética a trabalhar com vários procedimentos estéticos. “Muitas vezes alguns profissionais ou mesmo pessoas que fazem cursos rápidos, que fazem cursos online ou cursos de um final de semana, se intitulam esteticistas. Nós, como Curso de Estética e Cosmética, nos pronunciamos de maneira a levantar um alerta à população: que a população pesquise sobre os profissionais, onde eles são formados, quais são as suas habilitações para realizar qualquer procedimento estético, e se realmente eles têm essa habilitação”, diz.

Na Unisc o peeling de fenol não é realizado, já que na maioria das concentrações do composto é necessário que se faça em um ambiente hospitalar. Mas outros procedimentos são feitos na Unisc Estética - Clínica e SPA. “Temos uma clínica que funciona sob supervisão de outros profissionais da área da saúde também. O estetacosmetólogo atua dentro da sua especificidade de trabalho em que fazemos uma formação especializada dos alunos em estética capilar, podologia, estética facial, estética corporal, terapias integrativas e complementares e terapias manuais. Também, para que ele tenha a formação básica na área de anatomia, fisiologia, para conhecer as possíveis intercorrências que qualquer procedimento estético que ele venha a fazer, seja um procedimento seguro”, explica.

Para ela, a comunidade, às vezes, fica refém de pessoas que usam da boa vontade, da boa fé e também da procura por uma autoestima melhor e acabam passando pelos processos com pessoas despreparadas. “Então, nós, como Curso de Estética e Cosmética, como universidade comunitária,precisamos alertar a população contra esses riscos. Nós temos profissionais formados aqui na nossa Universidade que são profissionais capacitados para executar as suas funções”, complementa.

Vestibular

A Unisc está com inscrições abertas para o Vestibular de Inverno até o próximo dia 24. O Curso de Estética e Cosmética é uma das opções. Saiba mais em  vestibular.unisc.br

esteticaDSC 4415

Vestibular