A honraria foi entregue às pessoas que prestaram relevantes serviços ao MPA durante os seus 60 anos de existência

A professora do Programa de Pós-Graduação em Direito - Mestrado e Doutorado (PPGD) da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Mônia Clarissa Hennig Leal, foi homenageada pelo Ministério Público do Acre (MPA) com uma medalha. A honraria foi entregue às pessoas que prestaram relevantes serviços ao MPA ao longo de seus 60 anos de existência.

Durante a pandemia, a Unisc, por meio do PPGD, valendo-se da flexibilização da legislação, oportunizou que os profissionais do MPA pudessem realizar o mestrado por meio de aulas remotas. Na época, a professora Mônia não mediu esforços para que a viabilização dessa parceria acontecesse. “Era uma demanda que eles tinham há muito tempo, de ter uma formação a nível de mestrado para os integrantes do Ministério Público, das carreiras jurídicas, já que o Acre é um Estado carente de formação em nível de pós-graduação stricto sensu. Foi um trabalho de construção, eram muitos aspectos institucionais que precisavam ser contemplados, então tivemos que nos esforçar para que as coisas acontecessem. Talvez a minha teimosia tenha sido positiva nesse sentido, de não desistir, de pensar formas e soluções para que realmente fosse possível viabilizar este projeto. E foi uma turma que deu super certo.”

A procura pela Unisc partiu da indicação de uma egressa do PPGD que hoje atua no Acre como docente. “Eles queriam uma Instituição séria. Iniciamos as tratativas com respaldo, apresentamos a Universidade e eles ficaram encantados com a proposta e as linhas de investigação do programa”, fala.

Com o fim dos estudos, a premiação para ela foi uma surpresa, mas recebida com muita alegria. “Fazemos o nosso trabalho, sempre tentando dar o melhor. É da minha natureza querer fazer as coisas acontecerem, querer fazer com que as coisas dêem certo. Eu estive à frente desse processo todo, mas ele é resultado de um trabalho coletivo, de todas as pessoas que se empenharam, desde a reitoria, de viabilizar juridicamente e institucionalmente para que o convênio fosse firmado; dos professores que se comprometeram e assumiram o desafio de fazer as aulas nessa modalidade, dentro de um padrão diferente do que normalmente acontece; as meninas da secretaria, que também abraçaram a causa e não pouparam esforços. Sempre ficamos felizes de ter um retorno positivo para além das dissertações defendidas, para além do êxito acadêmico; esta medalha coroa este compromisso da Universidade de formar agentes de transformação da sociedade”, completa.

Fotos: Bruna Lovato/Unisc

Monia FotoBrunaLovato