A semiologia é a área do conhecimento que dedica sua atenção aos sinais e sintomas apresentados pelos pacientes

Em julho, o projeto de construção literária de um grupo de professores e estudantes do Curso de Medicina da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e de outras instituições de ensino, liderados pela professora da Unisc Cristiane Pimentel Hernandes, resultou no livro “Semiologia Médica Essencial”. No formato e-book, a obra é composta por 15 capítulos, em 229 páginas (clique aqui e confira o livro).

A semiologia médica é a área do conhecimento que dedica sua atenção aos sinais e sintomas apresentados pelos pacientes. Segundo a professora Cristiane, a obra nasceu do desejo de fornecer aos acadêmicos de medicina uma ferramenta abrangente e prática, que sirva como um guia confiável durante as jornadas acadêmica e profissional. “Nosso objetivo neste e-book é oferecer um manual que não apenas aborde os aspectos técnicos e teóricos da semiologia de forma descomplicada, mas que também permita um olhar humanizado e empático da relação médico-paciente”.

Para a acadêmica do 6º semestre do Curso de Medicina da Unisc, Kaiany Geller, participar da escrita do e-book foi profundamente gratificante e enriquecedor. “Auxiliar na produção deste livro significa repassar e expandir o conhecimento da semiologia médica de forma didática e clara a todos os estudantes. Satisfação define o meu sentimento em fazer parte da construção desta obra ao lado de profissionais inspiradores e de colegas comprometidos".

a

Leonardo, Gabriela, Vitória, Kaiany e Tales, alunos do Curso de Medicina da Unisc, autores do livro

b

a