A Unisc, através do Núcleo de Apoio Acadêmico (Naac), Comissão de Acessibilidade e Projeto de Extensão Arquitetura e Saúde promoveu, de 19 e 23 de agosto, a II Semana de Inclusão e Acessibilidade e o IV Encontro de Estudantes Necessidades Educacionais Especiais, com o objetivo de oportunizar um espaço de sensibilização, debate e instigar os participantes em relação ao processo de inclusão social.

As atividades fizeram parte da comemoração da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, tendo iniciado no dia 19, com a mesa-redonda Os desafios para inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. As convidadas Carina Scherer, psicóloga do Rh do HSC, Cíntia Kroth de Araújo, psicóloga do RH da Unisc, e Talita dos Santos de Oliveira, coordenadora do RH da Souza Cruz, apresentaram a realidade das suas instituições e realizaram várias provocações ao público presente sobre a importância do debate e principalmente da ação em prol da inclusão e da acessibilidade.

No dia 21, houve participação da Unisc na VII edição dos Jogos Municipais de Inclusão (Evento organizado pela Prefeitura Municipal de SCS, com apoio de outras entidades, entre elas a Unisc) através de roda de conversa: sobre deficiência, saúde mental e inclusão, com a participação da equipe do Naac e múltiplas atividades físicas inclusivas realizadas pelas equipes dos cursos de Fisioterapia, Educação Física e Projeto de Extensão Arquitetura e Saúde. Esse ano houve a participação de mais de 700 crianças e adolescentes das escolas públicas e entidades da cidade.

A palestra Acessibilidade, educação inclusiva e direitos da pessoa com deficiência, com Fernando de Borba (atleta da Aspede), aconteceu no dia 22. Após, ocorreu a roda de conversa Conversando sobre acessibilidade: realidades e possibilidades na Unisc, momento ímpar para todos que escutaram os relatos emocionantes dos estudantes, professores técnicos administrativos, aprendizes, familiares e egressos da Unisc sobre o diferencial da instituição em relação ao acolhimento, ao apoio educacional especializado e ao trabalho realizado em prol da acessibilidade.

No dia 23 aconteceu a comemoração dos 10 anos do projeto Reabilitação Física - Nível Intermediário, com palestras e divulgação dos projetos de extensão e pesquisa da Unisc que trabalham com pessoas com deficiência e em situação de vulnerabilidade social.

“A semana foi repleta de excelentes discussões, reflexões, proposições e emoção. Acreditamos que possibilitar estes momentos multi e interdisciplinares na formação acadêmica junto a comunidade interna e externa enriquece o processo formativo e estimula as novas gerações de profissionais à humanização e à inclusão no exercício da cidadania e de suas profissões”, disse a professora do curso de Fisioterapia, Patricia Roveda.