AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

Antes disso, a Unisc instituiu presença na cidade em um espaço locado com o curso de Pedagogia Séries Iniciais

O campus da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) completa 20 anos em Venâncio Aires no próximo dia 25. Ao todo, entre bacharéis, licenciaturas e cursos técnicos, foram formados um total de 989 profissionais nestes 20 anos

Embora o campus de Venâncio Aires tenha sido inaugurado em 2004, para a concretização dele houve um longo caminho que, de certa forma, se iniciou em 1998. Neste ano a Unisc instituiu presença na cidade em um espaço locado com o curso de Pedagogia Séries Iniciais. Já no ano seguinte, proveniente de uma demanda do hospital da cidade, dava início o Curso Técnico em Enfermagem. No ano de 2000, o curso de Pedagogia Educação Infantil também foi implementado.

UniscVA

Campus foi inaugurado em 2004 - Foto: Everton Cristiano Feix/Unisc

Em 2003, os esperados cursos de Direito e Administração passaram a integrar a cartela de bacharelados oferecidos à comunidade. No mesmo ano, o Gabinete de Assistência Judiciária (GAJ) recebeu autorização para funcionamento. Em 2006 abriu as portas visando proporcionar o acesso à justiça para pessoas carentes e promover uma sociedade com equidade, atendendo a população dos municípios da comarca de Venâncio Aires.

No ano seguinte, em 25 de março de 2004, foi inaugurado o campus da Unisc em Venâncio Aires. Neste mesmo ano, iniciaram duas turmas de novos cursos, Pedagogia Anos Iniciais e o curso de Sistemas de Informação. Dois anos mais tarde, o prédio do campus passou por uma ampliação, ganhando espaço próprio para o auditório e mais salas de aula.

Em 2018, visto a demanda da cidade por profissionais da área da saúde, o curso Técnico em Enfermagem passou a ser ofertado novamente. Já no ano de 2020, o Curso de Ciências Contábeis teve início. Ainda no mesmo ano, a Unisc Venâncio Aires passa, juntamente com os demais campi, a ofertar cursos de bacharelado, licenciaturas e tecnólogos na modalidade Ensino a Distância (EAD). Em 2022, Venâncio passa a ofertar mais um novo curso técnico, implementando assim o Curso Técnico em Agropecuária. 

Atualmente, o campus está sob coordenação de Everton Cristiano Feix. Para ele, a unidade tem sido pilar essencial para o crescimento e desenvolvimento regional. “A Unisc, comprometida com a disseminação do conhecimento, sua influência transcende as fronteiras da comunidade local, alcançando um impacto significativo em diversas esferas. Acompanhar a jornada acadêmica dos estudantes do nosso campus é uma experiência profundamente gratificante. Desde os primeiros passos no ambiente universitário até o momento solene da graduação, testemunhamos a transformação de cada indivíduo. Os desafios iniciais cedem lugar a uma confiança renovada e a um compromisso inabalável com os valores de justiça social e progresso. Nosso desejo é continuar trabalhando para a formação de cidadãos conscientes e preparados para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo”, fala.

Everton Divulgação

Everton Cristiano Feix é o atual coordenador

História relembrada

Quem ajudou nas negociações para a instalação do campus foi a coordenadora do Centro de Ensino Profissional da Unisc (Cepru), professora Luci Elaine Kramer. Ela lembra que antes da existência do prédio tanto o Curso de Pedagogia, quanto o curso Técnico em Enfermagem, funcionaram no Colégio Nossa Senhora da Aparecida, hoje Bom Jesus, no turno da noite.

O sonho de implantar o campus iniciou na gestão do prefeito Celso Artus, com a definição e a doação da área do campus pela municipalidade à Unisc, onde está hoje, tendo por fundos, a RSC- 287, após o Distrito Industrial. Em 28 de março de 2002, o prefeito Glauco Scherer e o reitor na época, Luiz Augusto Costa a Campis, firmaram o convênio de construção do prédio, com conclusão prevista para 2004.

“Na época, o convênio firmado quanto ao investimento da municipalidade na construção do prédio, foi revertido em bolsas de estudos para acadêmicos venâncio-airenses de baixa renda. No início de 2002, Comissões do Ministério da Educação já haviam visitado o município, emitindo pareceres favoráveis para a instalação dos cursos de Administração, Pedagogia, Enfermagem e Direito”, comenta.

Segundo pronunciamento do reitor Campis, na época, ficou destacada a relação histórica da Unisc com Venâncio Aires, “a começar pelo primeiro reitor, o venâncio-airense Wilson Kniphoff da Cruz, diversos professores e os mais de mil alunos venâncio-airenses”, que estudavam, há cerca de 20 anos atrás na Unisc, campus de Santa Cruz do Sul. Campis ainda completou que “só pelo número de estudantes já é motivo para Venâncio Aires ter o seu Campus Universitário.”

Comemoração

Para celebrar a data, no dia 27, às 19h30, haverá apresentação da Orquestra de Câmara da Unisc. Será na Comunidade Evangélica de Venâncio Aires, na Rua Tiradentes, 1225, Centro, com entrada franca.

Campus importante para Venâncio e Região

“O campus de Venâncio Aires é muito importante para a Unisc em vários aspectos. Primeiro, nós continuamos fazendo oferta de cursos de graduação e cursos técnicos, técnicos profissionalizantes, portanto, formando a mão de obra do município de uma forma muito qualificada. Um outro ponto importante, nós trabalhamos muito fortemente com a inovação, e acreditamos muito que a inovação é uma forma que, aquelas pessoas que estão entrando no mercado de trabalho e querem empreender, o que é uma tendência mundial cada vez maior, elas possam ter todo o apoio da Universidade, através de áreas tecnológicas, professores de Administração, de Direito, de Ciências Contábeis, ou seja, em todas as informações necessárias para criar um novo negócio, eles recebem o apoio da Universidade. 

Também é muito importante para a Unisc os projetos que nós fazemos na área ambiental. Eu cito o Programa de Pagamento por Serviços Ambientais, que é realizado com a Corsan, o município de Venâncio Aires, e também com o Ministério Público, em que a Unisc, através do seu conhecimento técnico, faz um diagnóstico na Bacia do Arroio Castelhano, também nas nascentes, e o monitoramento e educação ambiental dos proprietários nessas áreas. Então, isso tem dado um resultado e vai dar um resultado ainda muito importante. É um projeto pioneiro no Rio Grande do Sul.”

Reitor da Unisc, Rafael Frederico Henn

A celebração dos 20 anos do campus da Unisc em Venâncio Aires é muito importante e somos muito gratos à comunidade que nos recebe enquanto Instituição de Ensino Superior. A Unisc tem uma missão, que é desenvolver as comunidades por meio do Ensino Superior. Sabemos que a educação superior faz diferença na vida das pessoas e ela traz melhores condições das pessoas se desenvolverem, desenvolverem o seu potencial. Nesse sentido, nós estamos muito felizes em celebrar mais esta conquista, mais este aniversário em Venâncio Aires.

Queremos, cada vez mais, desenvolver atividades, tanto no Ensino Superior, com os cursos de graduação, tanto quanto no Ensino Técnico, porque temos, sem dúvida, uma forte ação no que se refere à formação em nível técnico. Nós estamos com dois cursos em andamento, o Técnico em Agropecuária e o Técnico em Enfermagem, além dos cursos de graduação. Então, estamos efetivamente muito felizes na celebração desta data.

Vice-reitora da Unisc, Andreia Rosane de Moura Valim

 

Com a palavra, os egressos

Natural de Venâncio Aires, Ianaiê Simonelli da Silva, de 41 anos, ingressou na Unisc em 2003 para cursar Direito. “Entrei quando ainda era no Aparecida, hoje é o colégio Bom Jesus, pois o prédio ainda não estava pronto. Minha formatura foi em 2008”, conta.

Ela define a trajetória dentro da Unisc como excelente. “Além de conquistar um diploma acadêmico, fiz amigos para a vida. Tenho lembranças marcantes dos colegas, da forma familiar e unida como nos relacionávamos, nossa turma era alegre e comprometida. Também lembro dos professores e da dedicação conosco.”

Para ela, que atualmente tem escritório próprio e atua como advogada cível em Venâncio Aires e região, a Unisc representa, além de ser o  meio que a conduziu para uma profissão, o espaço que forneceu uma formação completa e íntegra. “Aprendi como ser uma profissional humana e comprometida com os anseios da comunidade/sociedade.” 

Ianaie

Ianaiê é formada em Direito

Natural de Passo do Sobrado, Vitor Beckenkamp, tem 47 anos, e ingressei na Unisc de Santa Cruz do Sul em 2000, cursando Administração. O último semestre foi em 2007/2 e durante toda essa trajetória pôde vivenciar diversas experiências e oportunidades. “No início precisava me deslocar de Venâncio Aires para Santa Cruz do Sul, mas assim que o campus Venâncio foi inaugurado, transferi minha matrícula para cá. Minha história na Unisc vai muito além do conhecimento adquirido no curso, mas sim o acolhimento dos professores, funcionários e colegas como principal destaque, evidenciando também a excelente estrutura fornecida a todos os estudantes, que com certeza é um diferencial para quem prioriza uma qualidade de ensino.” 

Ele acredita que o ensino superior necessita de convivência e prática, por isso o curso feito presencialmente foi de extrema importância, e graças ao campus de Venâncio Aires conseguiu realizar todas as cadeiras nesta modalidade. “A Unisc representa uma parte da minha vida em que a família, o trabalho e os estudos coexistiam, e por isso teve momentos mais desgastantes, porém com o apoio e a compreensão de diversos profissionais qualificados, presentes na instituição, a trajetória se tornou mais leve e atrativa.” 

Vitor trabalha há 24 anos na empresa CTA Continental. “Com certeza a graduação no curso superior de Administração da Unisc foi determinante para o atual cargo gerencial que exerço. Agradeço a todos que fizeram parte dessa trajetória e torço para que muitos tenham essa oportunidade.”

vitor

Vitor é formado em Administração 

Notícias

Antes disso, a Unisc instituiu presença na cidade em um espaço locado com o curso de Pedagogia Séries Iniciais

O campus da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) completa 20 anos em Venâncio Aires no próximo dia 25. Ao todo, entre bacharéis, licenciaturas e cursos técnicos, foram formados um total de 989 profissionais nestes 20 anos

Embora o campus de Venâncio Aires tenha sido inaugurado em 2004, para a concretização dele houve um longo caminho que, de certa forma, se iniciou em 1998. Neste ano a Unisc instituiu presença na cidade em um espaço locado com o curso de Pedagogia Séries Iniciais. Já no ano seguinte, proveniente de uma demanda do hospital da cidade, dava início o Curso Técnico em Enfermagem. No ano de 2000, o curso de Pedagogia Educação Infantil também foi implementado.

UniscVA

Campus foi inaugurado em 2004 - Foto: Everton Cristiano Feix/Unisc

Em 2003, os esperados cursos de Direito e Administração passaram a integrar a cartela de bacharelados oferecidos à comunidade. No mesmo ano, o Gabinete de Assistência Judiciária (GAJ) recebeu autorização para funcionamento. Em 2006 abriu as portas visando proporcionar o acesso à justiça para pessoas carentes e promover uma sociedade com equidade, atendendo a população dos municípios da comarca de Venâncio Aires.

No ano seguinte, em 25 de março de 2004, foi inaugurado o campus da Unisc em Venâncio Aires. Neste mesmo ano, iniciaram duas turmas de novos cursos, Pedagogia Anos Iniciais e o curso de Sistemas de Informação. Dois anos mais tarde, o prédio do campus passou por uma ampliação, ganhando espaço próprio para o auditório e mais salas de aula.

Em 2018, visto a demanda da cidade por profissionais da área da saúde, o curso Técnico em Enfermagem passou a ser ofertado novamente. Já no ano de 2020, o Curso de Ciências Contábeis teve início. Ainda no mesmo ano, a Unisc Venâncio Aires passa, juntamente com os demais campi, a ofertar cursos de bacharelado, licenciaturas e tecnólogos na modalidade Ensino a Distância (EAD). Em 2022, Venâncio passa a ofertar mais um novo curso técnico, implementando assim o Curso Técnico em Agropecuária. 

Atualmente, o campus está sob coordenação de Everton Cristiano Feix. Para ele, a unidade tem sido pilar essencial para o crescimento e desenvolvimento regional. “A Unisc, comprometida com a disseminação do conhecimento, sua influência transcende as fronteiras da comunidade local, alcançando um impacto significativo em diversas esferas. Acompanhar a jornada acadêmica dos estudantes do nosso campus é uma experiência profundamente gratificante. Desde os primeiros passos no ambiente universitário até o momento solene da graduação, testemunhamos a transformação de cada indivíduo. Os desafios iniciais cedem lugar a uma confiança renovada e a um compromisso inabalável com os valores de justiça social e progresso. Nosso desejo é continuar trabalhando para a formação de cidadãos conscientes e preparados para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo”, fala.

Everton Divulgação

Everton Cristiano Feix é o atual coordenador

História relembrada

Quem ajudou nas negociações para a instalação do campus foi a coordenadora do Centro de Ensino Profissional da Unisc (Cepru), professora Luci Elaine Kramer. Ela lembra que antes da existência do prédio tanto o Curso de Pedagogia, quanto o curso Técnico em Enfermagem, funcionaram no Colégio Nossa Senhora da Aparecida, hoje Bom Jesus, no turno da noite.

O sonho de implantar o campus iniciou na gestão do prefeito Celso Artus, com a definição e a doação da área do campus pela municipalidade à Unisc, onde está hoje, tendo por fundos, a RSC- 287, após o Distrito Industrial. Em 28 de março de 2002, o prefeito Glauco Scherer e o reitor na época, Luiz Augusto Costa a Campis, firmaram o convênio de construção do prédio, com conclusão prevista para 2004.

“Na época, o convênio firmado quanto ao investimento da municipalidade na construção do prédio, foi revertido em bolsas de estudos para acadêmicos venâncio-airenses de baixa renda. No início de 2002, Comissões do Ministério da Educação já haviam visitado o município, emitindo pareceres favoráveis para a instalação dos cursos de Administração, Pedagogia, Enfermagem e Direito”, comenta.

Segundo pronunciamento do reitor Campis, na época, ficou destacada a relação histórica da Unisc com Venâncio Aires, “a começar pelo primeiro reitor, o venâncio-airense Wilson Kniphoff da Cruz, diversos professores e os mais de mil alunos venâncio-airenses”, que estudavam, há cerca de 20 anos atrás na Unisc, campus de Santa Cruz do Sul. Campis ainda completou que “só pelo número de estudantes já é motivo para Venâncio Aires ter o seu Campus Universitário.”

Comemoração

Para celebrar a data, no dia 27, às 19h30, haverá apresentação da Orquestra de Câmara da Unisc. Será na Comunidade Evangélica de Venâncio Aires, na Rua Tiradentes, 1225, Centro, com entrada franca.

Campus importante para Venâncio e Região

“O campus de Venâncio Aires é muito importante para a Unisc em vários aspectos. Primeiro, nós continuamos fazendo oferta de cursos de graduação e cursos técnicos, técnicos profissionalizantes, portanto, formando a mão de obra do município de uma forma muito qualificada. Um outro ponto importante, nós trabalhamos muito fortemente com a inovação, e acreditamos muito que a inovação é uma forma que, aquelas pessoas que estão entrando no mercado de trabalho e querem empreender, o que é uma tendência mundial cada vez maior, elas possam ter todo o apoio da Universidade, através de áreas tecnológicas, professores de Administração, de Direito, de Ciências Contábeis, ou seja, em todas as informações necessárias para criar um novo negócio, eles recebem o apoio da Universidade. 

Também é muito importante para a Unisc os projetos que nós fazemos na área ambiental. Eu cito o Programa de Pagamento por Serviços Ambientais, que é realizado com a Corsan, o município de Venâncio Aires, e também com o Ministério Público, em que a Unisc, através do seu conhecimento técnico, faz um diagnóstico na Bacia do Arroio Castelhano, também nas nascentes, e o monitoramento e educação ambiental dos proprietários nessas áreas. Então, isso tem dado um resultado e vai dar um resultado ainda muito importante. É um projeto pioneiro no Rio Grande do Sul.”

Reitor da Unisc, Rafael Frederico Henn

A celebração dos 20 anos do campus da Unisc em Venâncio Aires é muito importante e somos muito gratos à comunidade que nos recebe enquanto Instituição de Ensino Superior. A Unisc tem uma missão, que é desenvolver as comunidades por meio do Ensino Superior. Sabemos que a educação superior faz diferença na vida das pessoas e ela traz melhores condições das pessoas se desenvolverem, desenvolverem o seu potencial. Nesse sentido, nós estamos muito felizes em celebrar mais esta conquista, mais este aniversário em Venâncio Aires.

Queremos, cada vez mais, desenvolver atividades, tanto no Ensino Superior, com os cursos de graduação, tanto quanto no Ensino Técnico, porque temos, sem dúvida, uma forte ação no que se refere à formação em nível técnico. Nós estamos com dois cursos em andamento, o Técnico em Agropecuária e o Técnico em Enfermagem, além dos cursos de graduação. Então, estamos efetivamente muito felizes na celebração desta data.

Vice-reitora da Unisc, Andreia Rosane de Moura Valim

 

Com a palavra, os egressos

Natural de Venâncio Aires, Ianaiê Simonelli da Silva, de 41 anos, ingressou na Unisc em 2003 para cursar Direito. “Entrei quando ainda era no Aparecida, hoje é o colégio Bom Jesus, pois o prédio ainda não estava pronto. Minha formatura foi em 2008”, conta.

Ela define a trajetória dentro da Unisc como excelente. “Além de conquistar um diploma acadêmico, fiz amigos para a vida. Tenho lembranças marcantes dos colegas, da forma familiar e unida como nos relacionávamos, nossa turma era alegre e comprometida. Também lembro dos professores e da dedicação conosco.”

Para ela, que atualmente tem escritório próprio e atua como advogada cível em Venâncio Aires e região, a Unisc representa, além de ser o  meio que a conduziu para uma profissão, o espaço que forneceu uma formação completa e íntegra. “Aprendi como ser uma profissional humana e comprometida com os anseios da comunidade/sociedade.” 

Ianaie

Ianaiê é formada em Direito

Natural de Passo do Sobrado, Vitor Beckenkamp, tem 47 anos, e ingressei na Unisc de Santa Cruz do Sul em 2000, cursando Administração. O último semestre foi em 2007/2 e durante toda essa trajetória pôde vivenciar diversas experiências e oportunidades. “No início precisava me deslocar de Venâncio Aires para Santa Cruz do Sul, mas assim que o campus Venâncio foi inaugurado, transferi minha matrícula para cá. Minha história na Unisc vai muito além do conhecimento adquirido no curso, mas sim o acolhimento dos professores, funcionários e colegas como principal destaque, evidenciando também a excelente estrutura fornecida a todos os estudantes, que com certeza é um diferencial para quem prioriza uma qualidade de ensino.” 

Ele acredita que o ensino superior necessita de convivência e prática, por isso o curso feito presencialmente foi de extrema importância, e graças ao campus de Venâncio Aires conseguiu realizar todas as cadeiras nesta modalidade. “A Unisc representa uma parte da minha vida em que a família, o trabalho e os estudos coexistiam, e por isso teve momentos mais desgastantes, porém com o apoio e a compreensão de diversos profissionais qualificados, presentes na instituição, a trajetória se tornou mais leve e atrativa.” 

Vitor trabalha há 24 anos na empresa CTA Continental. “Com certeza a graduação no curso superior de Administração da Unisc foi determinante para o atual cargo gerencial que exerço. Agradeço a todos que fizeram parte dessa trajetória e torço para que muitos tenham essa oportunidade.”

vitor

Vitor é formado em Administração 

MENU PRINCIPAL