Os professores da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) iniciaram nesta segunda-feira, 24, o Programa de Formação Docente. Organizado pela Direção de Ensino e Tecnologia Educacional, a programação segue até quinta-feira, 27. O encontro já é tradicional e ocorre antes do início das aulas que, neste ano, será no próximo dia 5.
A pró-reitora Acadêmica, Chana de Medeiros da Silva, enfatizou que o momento é fundamental para o planejamento de 2025. “A Universidade é, acima de tudo, um espaço de construção do conhecimento, e vocês são peças-chave nesse processo transformador. Sabemos que ensinar é uma arte, é uma ciência. Exige sensibilidade para compreender nossos alunos, paciência para enfrentar os desafios, paixão pelo conhecimento e, sobretudo, capacidade de nos adaptarmos às mudanças da sociedade. Novas metodologias, novas tecnologias e novas formas de interação exigem de nós uma postura sempre aberta à aprendizagem e à inovação. Neste espaço de formação teremos a oportunidade de trocar experiências, de refletir sobre as nossas práticas e encontrar estratégias que tornem o processo de ensinar e aprender mais dinâmico, acessível e significativo. Por isso, vamos aproveitar este momento para nos atualizarmos, compartilhar desafios e aprendermos juntos.”
Já o reitor da Unisc, Rafael Frederico Henn, agradeceu o 2024 e considerou que o ano foi encerrado em altíssimo nível e que 2025 será muito promissor para o Ensino Superior. ‘Agradeço a todos envolvidos com nossos alunos, com a nossa Universidade. Neste ano, tivemos a retomada no Professor do Amanhã, com 45 vagas para as licenciaturas, e nos próximos dias será feito em Porto Alegre o lançamento do RS Talentos, que envolve as áreas voltadas à inovação e a pesquisa científica e tecnológica. Portanto, temos uma boa expectativa para o 2025.”
Também participaram da abertura a vice-reitora, Andréia Rosane de Moura Valim; o pró-reitor Administrativo, Heron Sérgio Moreira Begnis; a chefe de Gabinete, Sílvia Raquel Rocha; o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu, Adilson Ben da Costa; a diretora de Extensão e Formação Continuada, Caroline Muller Bitencourt; o diretor de Inovação e Empreendedorismo, Rafael Kirst; e o diretor de Finanças, Fernando Batista Bandeira da Fontoura.
Programação
Em seguida, o diretor de Ensino e Tecnologia Educacional, Rudimar Serpa de Abreu, detalhou a programação que iniciou com palestra do professor Celso Vasconcelos. “Teremos momentos de reflexão sobre o planejamento docente, a organização metodológica e o uso de tecnologias; discutiremos a implementação dos estudos independentes e módulos híbridos, que hoje fazem parte das nossas arquiteturas curriculares desde a Reinvenção Pedagógica. E para que essa capacitação não fique apenas no campo de ideias, precisamos reconhecer que não é o discurso, a oralidade o que ajuíza a prática, mas ao contrário, é a prática que ajuíza o discurso. Como também nos ensinou Paulo Freire, a prática docente deve ser o fio condutor de nossas reflexões e inovações pedagógicas. O compromisso com a transformação da educação passa pela disposição de experimentar, de errar, de ajustar, de aprimorar constantemente. Assim, convido cada um de vocês a se envolver na nossa formação, trazendo suas experiências, seus desafios, ideias, tudo isso para realizarmos um bom debate. Que possamos construir juntos um espaço de aprendizagem que seja significativo para todos e que possa ser inspirador para esse nosso semestre.”
Ao longo da semana, os professores poderão participar de minicursos, painéis, palestras, plantões pedagógicos e debates sobre os mais diversos assuntos como Metodologia Dialética, Práticas de Curricularização da Extensão, Planejamento de Estudos Independentes; Imersão IA para professores, Sala de Aula Invertida, Objetos Digitais na Educação; entre outros temas.
Fotos: Bruna Lovato/Unisc
Reitor Rafael Frederico Henn
Celso Vasconcelos