Foto: Ed Oliveira

Quatro violeiros e a paixão por um único instrumento. A viola de 10 cordas é objeto de culto e de trabalho do quarteto de músicos gaúchos, que está na estrada, desde novembro do ano passado, com o projeto Violas ao Sul. O circuito de shows e oficinas chega, agora, ao município de Santa Cruz do Sul, trazendo a música litorânea das cordas de Mário Tressoldi, a viola com sonoridade e característica do blues de Oly Júnior, a música gaúcha serrana de Valdir Verona e a viola com elementos mouros na técnica apurada de Angelo Primon.

A apresentação do grupo será na próxima terça-feira, 2 de abril, às 20h, no auditório do Memorial da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). O Duo Vento Madeira, formado pelo flautista Henrique Sulzbacher e pelo violonista Roberto Pohlmann, fará a abertura, às 19h. A iniciativa é financiada pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, via Pró-Cultura RS, e tem apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Santa Cruz do Sul, da Unisc, do Sistema Fecomércio-RS e do Sesc. A entrada é um quilo de alimento não perecível para o programa Mesa Brasil.

Integra o projeto a realização de uma oficina, que tem como objetivo difundir a pesquisa realizada pelo grupo. A atividade será realizada pelos quatro violeiros no dia 2 de abril, das 16h às 18h, no Memorial da Unisc, com entrada franca e voltada para pessoas interessadas. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail oficinaviolasaosul@gmail.com.

Além de Santa Cruz, receberão o circuito Violas ao Sul, em abril, as cidades de Camaquã (04/04), Pelotas (05/04) e Osório (12/04). Este inédito encontro de violeiros imprime os sotaques de diversas regiões da porção Sul do Brasil, a partir da viola de 10 cordas. Juntos, os quatro músicos formam a linha evolutiva do instrumento, com canções autorais e clássicas do cancioneiro gaúcho e brasileiro, além da música contemporânea.

Foto: Ed Oliveira