AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Qualidade do ambiente construído: Projeto, Estratégias e Métodos

Local

Campus Unisc - Santa Cruz do Sul.

Objetivos do curso

Oportunizar a formação continuada de profissionais arquitetos/urbanistas, engenheiros civis e áreas afins por meio do aprimoramento e qualificação das estratégias e métodos projetuais aplicados a melhoria do ambiente construído, em diferentes escalas de planejamento, em uma perspectiva humanística, crítica e sustentável.

Objetivos específicos

  • Articular e aplicar conhecimentos teórico-práticos do urbanismo sustentável (new urbanismo) e do fazer arquitetônico refletindo sobre parâmetros e elementos essenciais para a promoção da qualidade urbanística e arquitetônica.

  • Aperfeiçoar a instrumentalização de estratégias e métodos de projeto na arquitetura e urbanismo de maneira integrada as diferentes escalas do ambiente construído (o lote, o quarteirão, a vizinhança, o bairro e a cidade).

  • Aprimorar o entendimento da habitabilidade (conforto térmico, lumínico e acústico) e da aplicabilidade dos materiais ao espaço construído buscando o melhor desempenho ambiental e eficiência dos recursos (energética, hídrica, de infraestrutura, entre outros).

  • Analisar e aplicar processos e tecnologias construtivas capazes de minimizar impactos ambientais e favorecer a sustentabilidade na construção, bem como possibilitar maior flexibilidade aos espaços construídos.

  • Aprofundar as reflexões sobre o pensamento arquitetônico e urbanístico em um contexto socioespacial contemporâneo demonstrado por meio de cases(ensaios urbanos / arquitetônicos) testados, no Brasil e em nível internacional.

  • Oportunizar discussões a cerca do empreendedorismo e gestão com o propósito de auxiliar no desenvolvimento da capacidade dos profissionais, para que se tornem geradores de valor sustentável para si, ao setor e para a sociedade.

Participantes

Graduados em Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e áreas afins

Perfil do Futuro Pós-Graduado

Profissional atualizado em termos de conhecimentos técnico-científicos aplicados a arquitetura e ao urbanismo bem como capacidade crítica de aplicação dos conceitos e métodos que são destinados às formulações de soluções e decisões projetuais.

Coordenação Acadêmica:

Dr. Luiz Carlos Schneider
Ms. Alessandra Gobbi Santos

Cadastro de interesse

Previsão de início em abril de 2020.

Para ser contatado quando abrirem as inscrições, cadastre-se abaixo:

 

CADASTRO DE INTERESSE

MENU PRINCIPAL