AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Qualidade do ambiente construído: projeto, estratégias e métodos

Local

Campus Unisc - Santa Cruz do Sul.

Objetivos do curso

Oportunizar a formação continuada de profissionais arquitetos/urbanistas, engenheiros civis e áreas afins por meio do aprimoramento e qualificação das estratégias e métodos projetuais aplicados à melhoria do ambiente construído, em diferentes escalas de planejamento, numa perspectiva humanística, crítica e sustentável.

A construção da proposta do curso inclui o incentivo à cooperação acadêmica entre UNISC e FAUL (Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa) possibilitando a troca de experiências técnicas e acadêmicas e/ou a realização de workshops de projeto de arquitetura com alunos de ambas as escolas.

É previsto, na segunda metade do curso, uma visita de estudos (opcional) com o objetivo de proporcionar aos alunos um aprofundamento dos assuntos abordados nas disciplinas, em especial, vivenciar experiências “in loco”, bem como ter contato com equipes de profissionais que estão atuando no mercado, sobretudo, na consolidação de bairro/cidade – sustentáveis - que seguem as premissas do “new urbanism”.

Objetivos específicos

  • Articular e aplicar conhecimentos teórico-práticos do urbanismo sustentável (new urbanism) e do fazer arquitetônico, refletindo sobre parâmetros e elementos essenciais para a promoção da qualidade urbanística e arquitetônica.

  • Aperfeiçoar a instrumentalização de estratégias e métodos de projeto na arquitetura e urbanismo de maneira integrada às diferentes escalas do ambiente construído (o edifício, o lote, o quarteirão, a vizinhança, o bairro e a cidade).

  • Aprimorar o entendimento da habitabilidade (conforto térmico, lumínico e acústico) e da aplicabilidade dos materiais ao espaço construído, buscando o melhor desempenho ambiental e eficiência dos recursos (energética, hídrica, de infraestrutura, entre outros).

  • Analisar e aplicar processos e tecnologias construtivas capazes de minimizar impactos ambientais e favorecer a sustentabilidade na construção, bem como possibilitar maior flexibilidade aos espaços construídos.

  • Aprofundar as reflexões sobre o pensamento arquitetônico e urbanístico num contexto socioespacial contemporâneo, demonstrado por meio de cases studies (ensaios urbanos / arquitetônicos) testados, no Brasil e a nível internacional.

  • Oportunizar discussões à cerca do empreendedorismo e gestão, com o propósito de auxiliar no desenvolvimento da capacidade dos profissionais, para que se tornem geradores de valor sustentável para si, para o setor e para a sociedade.

Participantes

Graduados em Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e áreas afins

 

Matrículas*

Até 26 de julho de 2020.

A matrícula poderá ser realizada neste site ou na Central de Atendimento ao Aluno, Bloco 5 da Unisc – campus Sede, ou Secretaria dos campi.
Em caso de dúvida no preenchimento do requerimento de matrícula envie e-mail para secretaria@unisc.br ou entre em contato pelo telefone 51.3717-7300
*Vagas Limitadas

Início previsto

14 de agosto de 2020

Dias, horários e período das aulas:

Sextas-feiras das 18h30 às 22h30

Sábado das 08h às 12h e das 13h às 17h

ENCONTROS QUINZENAIS com eventuais intervalos

Carga horária Total

Este curso tem carga horária de 360 horas, distribuídas em 2 semestres.

Titulação

O estudante ao concluir o curso, tendo cumprido os quesitos de nota e frequência mínima, receberá o certificado de Especialista em Qualidade do Ambiente Construído.

 

Frequência mínima por disciplina: 75%

Aproveitamento mínimo por disciplina: 7,0

 

Perfil do Pós-graduado:

Profissional atualizado em termos de conhecimentos técnico-científicos aplicados à arquitetura e ao urbanismo, bem como capacidade crítica de aplicação dos conceitos e métodos que são destinados às formulações de soluções e decisões projetuais.

 

Trabalho de conclusão de curso: De acordo com a nova Resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE), de 06/04/2018, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) não é mais requisito obrigatório para certificação de Especialização.

Considerando que o aluno pode optar por fazer o TCC, ainda que não obrigatório, e considerando  exceções de alguns cursos de áreas como a saúde e a engenharia, em que o órgão regulamentador  da profissão determina a obrigatoriedade, o TCC continuará sendo ofertado de modo facultativo ao aluno, em contratação à parte.   

 

 

Coordenação Acadêmica:

Mª. Alessandra Gobbi Santos  alearqgobbi@gmail.com

Dr. Luiz Carlos Schneider        luizcs@unisc.br

 

MENU PRINCIPAL