AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Qualidade do ambiente construído: projeto, estratégias e métodos

Local

Campus Unisc - Santa Cruz do Sul.

Objetivos do curso

Oportunizar a formação continuada de profissionais arquitetos/urbanistas, engenheiros civis e áreas afins por meio do aprimoramento e qualificação das estratégias e métodos projetuais aplicados à melhoria do ambiente construído, em diferentes escalas de planejamento, numa perspectiva humanística, crítica e sustentável.

A construção da proposta do curso inclui o incentivo à cooperação acadêmica entre UNISC e FAUL (Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa) possibilitando a troca de experiências técnicas e acadêmicas e/ou a realização de workshops de projeto de arquitetura com alunos de ambas as escolas.

É previsto, na segunda metade do curso, uma visita de estudos (opcional) com o objetivo de proporcionar aos alunos um aprofundamento dos assuntos abordados nas disciplinas, em especial, vivenciar experiências “in loco”, bem como ter contato com equipes de profissionais que estão atuando no mercado, sobretudo, na consolidação de bairro/cidade – sustentáveis - que seguem as premissas do “new urbanism”.

Objetivos específicos

  • Articular e aplicar conhecimentos teórico-práticos do urbanismo sustentável (new urbanism) e do fazer arquitetônico, refletindo sobre parâmetros e elementos essenciais para a promoção da qualidade urbanística e arquitetônica.

  • Aperfeiçoar a instrumentalização de estratégias e métodos de projeto na arquitetura e urbanismo de maneira integrada às diferentes escalas do ambiente construído (o edifício, o lote, o quarteirão, a vizinhança, o bairro e a cidade).

  • Aprimorar o entendimento da habitabilidade (conforto térmico, lumínico e acústico) e da aplicabilidade dos materiais ao espaço construído, buscando o melhor desempenho ambiental e eficiência dos recursos (energética, hídrica, de infraestrutura, entre outros).

  • Analisar e aplicar processos e tecnologias construtivas capazes de minimizar impactos ambientais e favorecer a sustentabilidade na construção, bem como possibilitar maior flexibilidade aos espaços construídos.

  • Aprofundar as reflexões sobre o pensamento arquitetônico e urbanístico num contexto socioespacial contemporâneo, demonstrado por meio de cases studies (ensaios urbanos / arquitetônicos) testados, no Brasil e a nível internacional.

  • Oportunizar discussões à cerca do empreendedorismo e gestão, com o propósito de auxiliar no desenvolvimento da capacidade dos profissionais, para que se tornem geradores de valor sustentável para si, para o setor e para a sociedade.

Participantes

Graduados em Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e áreas afins

Perfil do Pós-graduado:

Profissional atualizado em termos de conhecimentos técnico-científicos aplicados à arquitetura e ao urbanismo, bem como capacidade crítica de aplicação dos conceitos e métodos que são destinados às formulações de soluções e decisões projetuais.

Cadastro de interesse

 

CADASTRO DE INTERESSE

MENU PRINCIPAL