AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Escola de Verão - Trabalho Docente, Educação e Saúde na Escola

Apresentação

Proporcionar a professores e professoras da educação básica conhecimentos e momentos de reflexão e diálogo sobre saúde na escola e a saúde docente.


 

Participantes

Professores da educação básica.

Carga horária

20 horas

Período de Matrícula

Matrículas pela Internet até: 11/02/2019

Na central de atendimento: 12/02/2019

Período de Realização

14/02/2019, Quinta-feira, das 8h às 12h e da 13h30 às 17h30

15/02/2019, Sexta-feira, das 8h às 12h e da 13h30 às 17h30

16/02/2019, Sábado, das 8h às 12h

UNISC – Santa Cruz do Sul.

Investimento

Valor do curso: R$ 30,00

 


 

Programação

 

14 de fevereiro - quinta-feira

15 de fevereiro sexta-feira

16 de fevereiro sábado

Manhã

8h-8h45: Atividade de boas-vindas e apresentação da proposta do curso

 

8h45 – 12h: Saúde na Escola: Noções Gerais de Primeiros Socorros (Oficinas). Estabilização da vítima até a chegada de socorro especializado em casos de parada respiratória e cardiorespieratória; identificação de sinais vitais em situações de emergência; técnicas de reanimação; situações de engasgos com obstrução das vias aéreas; situações de queda e/ou traumas; situações de sangramento nasal, convulsão e desmaio.

Laísa Schuh, Daniel Barcelos Petry, Eliana Cacia de Melo Machado, Andreza Legramanti Gomes e Jean de Fraga Savegnago.

 

8h - 10h: Trabalho Docente e Saúde. Apresentação de pesquisas. Moacir Fernando Viegas, Marlon Freitas de Campos e Yohanna Breunig.

10h-12h:  Trabalho Docente, Educação e Saúde. Rodas de conversa: saúde mental; autocuidado; medicalização; processo saúde-doença; assédio moral no trabalho; meditação e autoconhecimento; inteligência emocional e trabalho emocional; saúde e envelhecimento.

 

Moacir Fernando Viegas, Yohanna Breunig, Andreza Legramanti Gomes, Marlon Freitas de Campos, Larissa Pacheco dos Santos, Eliana Cacia de Melo, Luzia Lopes e Daniel Barcelos Petry

 

8h – 9h30: Painel: Estratégias de enfrentamento e Redes de Apoio à Saúde dos/as Professores/as.  

 

 

9h45 – 11h: Grupos de Sistematização

 

 

11h: Plenária de encerramento

 

 

Tarde

13h30 – 17h30: Saúde na Escola: Noções Gerais de Primeiros Socorros (continuação das oficinas). Noções Gerais de Primeiros Socorros (Oficinas). Estabilização da vítima até a chegada de socorro especializado em casos de parada respiratória e cardiorespieratória; identificação de sinais vitais em situações de emergência; técnicas de reanimação; situações de engasgos com obstrução das vias aéreas; situações de queda e/ou traumas; situações de sangramento nasal, convulsão e desmaio.

Laísa Schuh, Daniel Barcelos Petry, Eliana Cacia de Melo Machado, Andreza Legramanti Gomes e Jean de Fraga Savegnago.

 

13h30 – 17h30: Trabalho Docente, Educação e Saúde. Continuação das rodas de conversa: saúde mental; autocuidado; medicalização; processo saúde-doença; assédio moral no trabalho; meditação e autoconhecimento; inteligência emocional e trabalho emocional; saúde e envelhecimento.

 

Moacir Fernando Viegas, Yohanna Breunig, Andreza Legramanti Gomes, Marlon Freitas de Campos, Larissa Pacheco dos Santos, Eliana Cacia de Melo, Luzia Lopes e Daniel Barcelos Petry..

 

-------------

 

 


 

Local de realização

UNISC – Santa Cruz do Sul

 


 

Ficou com alguma dúvida?

Entre em contato presencialmente com a Central de Atendimento - Bloco 5, sala 513 (horário de atendimento: 8h às 21h30), pelo telefone (51) 3717-7300, ou pelo e-mail extensao@unisc.br.

Na ocorrência de impossibilidades eventuais, a UNISC reserva-se o direito de alterar o cronograma das aulas previamente informado ou cancelar o curso se o número mínimo de inscritos previsto em projeto não for atingido. 

MENU PRINCIPAL