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Diante da necessidade de promover atividades educacionais que permitam a formação plena do acadêmico e dos alunos do Ensino Fundamental e Médio, em termos de conhecimentos, informações e desenvolvimento de habilidades, foi criado em 1983 pelas Faculdades Integradas de Santa Cruz do Sul, juntamente com a 6ª Delegacia de Educação, um projeto plurianual de educação permanente, alicerçado sobre seis centros criados, um deles, o Centro de Ciências das FISC/6ª de - RS, ligado ao Departamento de Biologia, cuja proposta direcionava-se ao Apoio didático-metodológico para o desenvolvimento do ensino de Ciências e Matemática no I e II Grau.

O Centro de Ciências da UNISC - CECIUNISC, possui caráter didático-científico, de vinculação aos Departamentos de Biologia, Matemática, Química e Física da UNISC, tem por finalidade a execução de projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão, enfatizando a associação permanente entre a pesquisa participativa, o ensino e a extensão, com ênfase à Educação Científica, Tecnológica e Ambiental.

Tem os seguintes objetivos:

I - Produzir, divulgar e ampliar o conhecimento nas áreas das Ciências Naturais e Exatas.
II - Fomentar atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Biologia, Química, Física e Matemática.
III - Capacitar recursos humanos em ensino e pesquisa (Iniciação Científica) através dos cursos de Licenciatura em Biologia, Química, Física e Matemática e treinamentos específicos.
IV - Produzir, analisar e ampliar novas técnicas e estratégias de ensino voltadas à Educação Científica
V - Desenvolver e testar novas propostas de ensino.

As atividades desenvolvidas abrangem uma gama de estudos sobre o processo de ensino-aprendizagem, centradas em questões relativas à relação ensino-aprendizagem, professor-aluno, processos cognitivos, materiais didáticos, organização e apresentação de conteúdos e avaliação, dentre outros.

Estratégias tais como cursos de educação continuada, seminários, oficinas, reuniões de estudos , encontros e similares buscam incentivar a qualidade do ensino, disseminando os avanços científicos, tecnológicos e educacionais gerados na Instituição.

Tais atividades visam a reformulação das ações isoladas e a possibilidade de se desenvolver no corpo docente/discente a criatividade e a Iniciação Científica.

Dentro deste contexto, enfoca-se o redimensionamento, o enriquecimento e o aperfeiçoamento da atuação docente junto à sociedade educacional, fazendo com que estes considerem o conhecimento e seu processo de elaboração e apropriação como uma relação significativa dos sujeitos cognoscentes compreendendo assim a teoria dialética do conhecimento, uma vez que essa consideração constrói-se através de buscas, sem saberes definidos, absolutos e acabados.

Em 1983, o Centro de Ciências realizou a II Feira Nacional de Ciências - II FENACI e VI Feira Estadual de Ciências - VI FECIRS, tornando-se a partir dai referência nacional sobre Feiras de Ciências.

Em 1985, aprovou-se junto à CAPES/PADCT o projeto "Expansão do Centro de Ciências através da criação de Clubes de Ciências em escolas da 6ª Região Escolar".

A expansão do CECIUNISC ocorreu a partir da necessidade de criação mecanismos para um constante integração com a comunidade , no que se refere ao estímulo e a formação de lideranças nos mais diversos setores do sistema de ensino, evitando assim a dispersão de esforços e assegurando uma política de efeito multiplicador, de mudanças e inovações que se fizessem necessárias, atingindo quinze municípios de abrangência da UNISC, tornando-se estes, Núcleos de Apoio didático-pedagógico, vinculados ao Centro de Ciências, através de convênio entre Prefeituras Municipais e UNISC.

Em 1986 realizou-se o IV Simpósio Sul-Brasileiro do Ensino de Ciências - IV SSBEC, em Santa Cruz do Sul, financiado pela CAPES/PADCT.

Ações tais como a Educação Continuada de professores e Clubes de Ciências foram estratégias veiculadoras do Centro de Ciências culminando sempre com a realização de um grande evento tais como a IV Feira Nacional de Ciências - IV FENACI; X Feira Estadual de Ciências - X FECIRS e IV Encontro Nacional de Clubes de Ciências, em Caxias do Sul, no ano de 1990; a I Jornada Gaúcha de Debates Sobre Educação Científica - I JORGDEC abrangendo os eventos "V Feira Nacional de Ciências - V FENACI; XI Feira Estadual de Ciências - XI FECIRS e V Encontro Nacional de Clubes de Ciências, V Encontro Nacional de Centros de Ciências do Brasil - V ENACC.

Com a redepartamentalização dos departamentos, em 1991, o Centro de Ciências da UNISC assume caráter interdepartamental, vinculando-se então aos Departamentos de Biologia, Matemática, Química e Física.

Em 1992 firmou-se convênio com o Ministério del Educación del Uruguay - MEC/ROU visado o intercâmbio técnico-científico e cultural no que se refere a atividades e projetos de pesquisa, seminários, encontros, cursos, estágios, consultorias e outros serviços correlatos julgados necessários pelas partes convenentes.

Destaca-se como resultado deste convênio a I Semana de Integração Científica e Tecnológica Juvenil do Cone Sul, ocorrida em 1992, em Quaraí - RS. Com os Seguintes eventos: I Encontro Binacional em Educação Científica e Tecnológica; 7ma Feira Internacional de Ciências y Tecnologia Juvenil; 8va Feira Nacional de Ciências y Tecnologia Juvenil (Uruguay); VI Feira Nacional de Ciências, VI FENACI (Brasil); e XII Feira Estadual de Ciências - XII FECIRS.

A parir de 1994 até 1997, as ações desenvolvidas contaram com o apoio da FAPERGS. Em parcerias com as Universidades Integradas do Vale do Taquari de Ensino Superior/ UNIVATES, de Lajeado e a Universidade Regional Integrada - URI de Erechim o projeto "Estudo, caracterização e implementação de novas alternativas para a formação de professores para o Ensino de Ciências Naturais e Exatas - ACOMECIM" o qual implementou e implantou nas respectivas universidades, uma proposta curricular em Ciências Naturais e Exatas para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem.
O CECIUNISC desenvolve atualmente projetos de estudo e produção de materiais didáticos para o ensino de Ciências Naturais e Exatas, promove o apoio-didático científico às escolas e educação continuada de professores de Educação Básica.

Consta desde 1998, no catálogo de Centro de Divulgação Científica, realizado pela Casa de Ciência da Universidade Federal do Rio de janeiro, o qual relaciona dados dos principais Centros de Divulgação Científica nacionais e estrangeiros.

Com o intuito de divulgar, interagir e aprofundar conhecimentos na área de ciências foi desenvolvida a primeira versão de uma página de internet, que envolve os conteúdos de Biologia, Física e Matemática, para ensino fundamental. Neste Portal da Ciência foram incluídos 10 roteiros didádico-experimentais (inéditos) autoexplicativos de cada área, que foram desenvolvidos, durante o andamento do projeto por participantes e bolsistas de cada uma das áreas mencionadas.

Em breve estaremos disponibilizando todo este material neste site.

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