APRESENTAÇÃO
O Programa de Extensão da Educação Superior na Pós-Graduação (PROEXT-PG) surge com o objetivo contribuir para o fortalecimento das atividades de extensão no âmbito da pós-graduação, por meio de atividades integradas de ensino, pesquisa e extensão realizadas em diálogo com diversos setores da sociedade, com vistas a subsidiar os gestores públicos na elaboração das políticas públicas que sejam socialmente relevantes, interdisciplinares e que contribuam para o desenvolvimento sustentável, a cidadania, a justiça, o fortalecimento da democracia, a participação social, a qualidade de vida e a redução de assimetrias no Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG).
OBJETIVO
Consolidar as atividades de extensão no contexto da pós-graduação, através da realização de atividades que integrem ensino, pesquisa e extensão em um diálogo centrado nos objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS).
AÇÕES
As ações propostas neste projeto envolvem o conjunto de programas de pós-graduação (PPGs) da UNISC e abrangem 8 dos 17 objetivos do desenvolvimento sustentável estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).
A seleção dessas ações teve como base a experiência já estabelecida destes PPGs de forma a ampliar qualitativamente e quantitativamente sua relevância na área de abrangência da instituição.
São elas:
-
Capacitação de profissionais da educação em primeiros socorros e promoção da saúde.
-
Promoção de reflexões sobre saúde e prevenção ao uso de drogas com adolescentes das escolas da região.
-
Promoção da integração, convivência, autonomia e qualidade de vida por meio de visitas guiadas a locais de expressão identitária e cultural.
-
Formação de professores para incentivar a leitura na Educação Básica, abordando múltiplos suportes e gêneros textuais.
-
Desenvolvimento inovações tecnológicas para integrar ensino urbano e rural, promovendo educação empreendedora e metodologias ativas.
-
Estudo da corporeidade, afetividade e aprendizagem intercultural, fortalecendo a compreensão mútua em comunidades indígenas
-
Mitigação de distorções do modelo democrático brasileiro, ampliando a participação feminina na representação política.
-
Promoção do debate, da prática e a propagação de conhecimento sobre o acesso à justiça a partir de uma cultura de paz e não violência, fomentando os meios autocompositivos de resolução de conflitos.
-
Desenvolvimento e implementação de estratégias sustentáveis para o abastecimento de água potável em comunidades rurais.
-
Promoção do engajamento da comunidade, poder público e cooperativa de catadores de materiais na cidade de Rio Pardo.
-
Desenvolvimento de competências para trabalho decente e empreendedorismo através de metodologias ativas e conectadas às realidades sociais.
-
Promoção da sensibilização comunitária para combater o trabalho degradante e condições análogas à escravidão.
-
Promoção da inclusão social, histórica e cultural dos estudantes através do Programa Universidade do Adulto Maior (UNIAMA) da Universidade de Santa Cruz do Sul.