CONFERENCISTAS
Profa. Dra. Raquel Figueiredo Alessandri Teixeira (Secretária de Educação do Estado do Rio Grande do Sul) Secretária de Educação do Rio Grande do Sul desde abril de 2021, é mestre e PhD em Linguística pela University of California em Berkeley, graduada em Letras e mestre em Letras e Linguística pela Universidade de Brasília. Tem pós-doutorado em Língua e Cultura pela Escola de Altos Estudos de Paris e especialização em Etnolinguística pela Universidade Federal de Goiás. É integrante do Conselho Consultivo do EduLab21 - Instituto Ayrton Senna, membro-licenciada do Todos pela Educação e tem uma cadeira na Academia Feminina de Letras de Goiás. Foi secretária de Educação, secretária de Ciência e Tecnologia, secretária de Cultura, secretária de Cidadania e secretária de Esporte em Goiás. Foi também conselheira do Conselho Nacional de Educação, deputada federal por Goiás por oito anos e coordenadora da Escola de Formação de Professores de São Paulo. |
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Prof. Dr. Luiz Maurício Azevedo da Silva (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) Doutor em Teoria e História Literária, pela UNICAMP, tem também dois pós-doutoramentos, um pela UFRGS e outro pela USP. Crítico literário e editor de livros, seus textos aparecem com frequência nos jornais Folha de S.Paulo, Agora, Zero Hora e Correio do Povo; e nas revistas Parêntese, TAG Livros, Cult e Elle. Em 2021, um de seus livros, "Estética e raça: ensaios sobre a literatura negra", foi escolhido um dos melhores livros para ler em 2021, em seleção do jornal O Globo. No ano seguinte, "Por uma literatura menos ordinária", conjunto de textos de crônicas do autor, recebeu o prêmio Açorianos. |
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Prof. Dr. José Sueli de Magalhães (Universidade Federal de Uberlândia) Professor Titular da Universidade Federal de Uberlândia. Mestre em Estudos Linguísticos (UFU/UFMG), Doutor em Letras (PUCRS), doutorado Sanduíche na Tilburg University - Holanda). Atua nos Cursos de Graduação em Letras, no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos Atualmente, é Coordenador da Área de Linguística e Literatura DAV/CAPES - 2022 a 2026; Coordenador do Projeto 19 da ALFAL (Fonologia: teoria e análise), desde 2017; Coordenador nacional da Área de Fonologia, Variação e Ensino do Mestrado Profissional em Letras - ProfLetras, desde 2013. Experiência na área de Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: Fonologia; Variação Fonológica; Morfofonologia, Fonologia e Ensino; Aquisição Escrita e Oral. |
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“Conferência postergada para 2024” - Profa. Dra. Laura Justice (Ohio State University) Doutora em Filosofia e Ciências da Linguagem e Diretora Executiva do Schoenbaum Family Center e do Crane Center for Early Childhood Research and Policy. Seus projetos de pesquisa atuais têm como foco crianças jovens em situação de vulnerabilidade na aquisição da linguagem e da literacia, investigando a qualidade da sala de aula de educação infantil e como vários aspectos dessa qualidade afetam as aprendizagens da criança em sala de aula. Como uma especialista clinicamente certificada em distúrbios da fala, está interessada em crianças que apresentam distúrbios específicos da linguagem e participa de vários projetos que examinam o desenvolvimento da literacia emergente em crianças com distúrbio específicos da linguagem (SLI - Specific Language Impairment). |
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Profa. Dra. Laura Fandiño (Universidad Nacional de Córdoba) Doutora em Letras pela Universidad Nacional de Córdoba. Docente e investigadora da Facultad de Lenguas da mesma universidade. Seu campo de estudo tem por foco a literatura latino-americana e argentina do século XX e XXI. Tem investigado de forma especial temas vinculados à relação entre discurso literário, violência política e memória. Foi bolsista da Comissão Nacional de Investigação Científica e Tecnológica (2009-2015 e 2016-2017). Atualmente co-dirige o grupo de pesquisa “Discurso literário, espacialidades y afectividad en la narrativa del siglo XXI. Estudios sobre literatura argentina y proyecciones hacia otras literaturas latinoamericanas”. |
Profa. Dra. Ingrid Finger (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) Professora Titular em Letras, vinculada ao Departamento de Línguas Modernas e ao Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e coordenadora do Laboratório de Bilinguismo e Cognição – LABICO/UFRGS. É integrante do Laboratório de Bilinguismo e Cognição da UFRGS e do Bilingualism, Mind and Brain Lab, da Universidade da Califórnia, Irvine. Atua nas áreas da Psicolinguística do Bilinguismo, Educação Bilíngue, Biliteracia e Neurociências e Educação, investigando o processamento linguístico e cognitivo em crianças e adultos bilíngues. É editora-chefe da Revista Organon/UFRGS, pesquisadora PQ-CNPq e membro da Rede Nacional de Ciência para a Educação. |
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Prof. Dr. Ubiratã Kickhöfel Alves (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) Professor no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua como Professor Convidado do Programa de Doutorado em Letras da Universidad Nacional de Mar del Plata-Argentina. É coordenador da Comissão de Fonologia da ABRALIN (biênio 2022-2023). É Bolsista de Produtividade (Nível 1D) do CNPq. É coautor e coorganizador de vários livros, dentre os quais se destacam “Consciência dos sons da língua: Subsídios teóricos e práticos para alfabetizadores, fonoaudiólogos e professores de língua inglesa” (EDIPUCRS, 2009/2012), “Pronunciation Instruction for Brazilians: Bringing Theory and Practice Together” (Cambridge Scholars Publishing, 2009), “Fonética e Fonologia de Línguas Estrangeiras: Subsídios para o ensino” (Pontes, 2020), “Second Language Pronunciation: Different Approaches to Teaching and Training” (Mounton de Gruyter, 2023) e “Alfabetização em Contextos Monolíngue e Bilíngue” (Vozes, 2023). |
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Profa. Dra. Maria Mertzani (Universidade de Santa Cruz do Sul) Pesquisadora da FAPERGS e coordenadora do projeto Repositório Digital Libras em Primeiro. Conteúdo Educacional Digital de Escola, Associação Pró-Ensino de Santa Cruz do Sul, Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, RS – Brasil. Doutorado em Linguística Aplicada de Línguas de Sinais, Centre for Deaf Studies, Universidade de Bristol, Reino Unido. Professora Visitante (2018-2022), Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS – Brasil. Áreas de pesquisa: Ensino de Línguas com foco em língua de sinais como primeira/segunda língua; linguística comparativa e histórica; língua e multimodalidade. Atualmente seu foco é a alfabetização e o currículo de língua de sinais. |
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Profa. Dra.Liliam Ramos (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) Professora do Instituto de Letras da UFRGS e pesquisadora das teorias e práticas decoloniais, é latino-americanista e entusiasta das narrativas das vozes dissidentes dos povos originários e dos povos em diáspora. É professora permanente do PPG-Letras/UFRGS e atua nas linhas de pesquisa 1. Pós-Colonialismo e Identidades e 2. Sociedade, (Inter) Textos Literários e Tradução nas Literaturas Estrangeiras Modernas. Tradutora do livro de poemas Memória de mim, da cubana Teresa Cárdenas e do livro de ensaios Por que o feminismo descolonial é necessário? (e outros ensaios do lado escuro), da dominicana Yuderkis Espinosa-Miñoso. |
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Prof. Dr. Anselmo Peres Alós (Universidade Federal de Santa Maria) Docente permanente do PPG-Letras da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Atualmente está lotado no Departamento de Letras Vernáculas da UFSM, onde atua como professor e pesquisador nas áreas de literatura brasileira, literaturas latino-americanas, literaturas africanas de língua portuguesa, com ênfase em narratologia, estudos de gênero e teoria queer, feminismos e transfeminismos. |
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Profa. Dra. Débora Cota (Universidade Federal da Integração Latino-Americana) Professora na Universidade Federal da Integração Latino-americana. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada da UNILA. Doutora em Literatura (2010), com tese sobre crítica latino-americana contemporânea; mestre em literatura (2001) e graduada em Letras Português-Espanhol, pela Universidade Federal de Santa Catarina. É vice-coordenadora do Grupo de Estudos (CNPq) Estudos de poéticas do presente. Organizou os livros Josefina Plá: uma produção múltipla e moderna desde a cultura paraguaia (2021) e Viver juntos na América Latina: contatos, trânsitos e convivências da literatura latino-americana (2020). Atualmente coordena o projeto Literatura latino-americana em diálogo: relações e convivências nas poéticas e políticas literárias contemporâneas (conexões Paraguai-Brasil, Paraguai e outras terras). |
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Profa. Dra. Rita Lenira de Freitas Bittencourt (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) Professora Titular, Departamento de Teoria Literária (DLFT), e no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLet) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Autora de Guerra e Poesia. Dispositivos Bélico-poéticos do Modernismo (EDUFRGS, 2014), organizou, em parceria, vários volumes de ensaios de Literatura Comparada, e o mais recente A Ficção Científica de Dinah Silveira de Queiroz: Leituras e Perspectivas Teóricas (CLASS, 2022). É PQ2 e líder do Grupo “Estudos de poéticas do presente: conexões comparatistas e latino-americanas” no CNPQ. |
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Profa. Dra. Fabiane Verardi (Universidade de Passo Fundo) Graduada em Letras, Mestra em Letras (Teoria Literária) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999), Doutora em Letras (Teoria Literária) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004) e Pós-Doutorado pela Universidade de Coimbra (2019). Atualmente é professora Titular da Universidade de Passo Fundo, no curso de Letras, no Programa de Pós-Graduação em Letras e Coordenadora das Jornadas Literárias de Passo Fundo. Desenvolve projetos na linha de pesquisa de Leitura e Formação de Leitor, focalizando seus trabalhos na questão da leitura na escola, metodologias de ensino da literatura infantil e juvenil. |
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Profa. Dra. Ana Paula Teixeira Porto (Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões) Com graduação e pós-graduação stricto sensu na área de Letras, é docente permanente do Programa de Pós-graduação - mestrado e doutorado - em Educação da URI, onde atua na linha de pesquisa "Processos educativos, linguagens e tecnologias". Dedica-se a atividades de pesquisa, ensino e extensão associadas a questões da leitura, especialmente a literária, formação de leitores, práticas educativas mediadas por tecnologias digitais e formação de docentes, integrando abordagens interdisciplinares das áreas de Letras e Educação. Coordena o grupo de pesquisa "Práticas mediadoras de leitura". É editora-chefe da Revista de Ciências Humanas e editora da Revista Literatura em Debate. Dentre suas publicações, destaca-se a coletânea de Práticas mediadoras de leitura para escola. |
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Profa. Dra. Zíla Letícia Goulart Pereira Rêgo (Universidade Federal do Pampa) Docente da Universidade Federal do Pampa - Unipampa, em Bagé/RS, atuando no curso de Letras-Português e Literaturas de Língua Portuguesa e no Mestrado Profissional em Ensino de Línguas da mesma instituição. Tem experiência na área de Letras, com ênfase nas literaturas de língua portuguesa, teorias da literatura e metodologias de ensino da literatura. Suas produções envolvem predominantemente os seguintes temas: leitura , educação literária e literatura infantil e juvenil. É coordenadora do projeto de extensão Núcleo de Formação do Leitor Literário (NULI), vigente desde 2011 com ações de animação à leitura. |