Lançamento de Livros
Os participantes do evento interessados em lançar suas obras devem encaminhar e-mail para coloquio2023@unisc.br, até o dia 31/07/2023, contendo os dados de referência da obra (AUTOR. Título do livro. Cidade: editora, ano.), imagem da capa e resumo da obra, com até 300 palavras.
Perspectiva dialógica nos estudos na tradução e interpretação da língua de sinais
Vinícius Nascimento (organizador)
São Paulo: Editora Hucitec, 2023
Resumo: A tradução, enquanto atividade humana, pode ser elencada como aquela que promove e permite o diálogo inconcluso entre comunidades que se comunicam por línguas distintas. É a inconclusibilidade da cultura, unidade aberta, como nos lembra Bakhtin, que mobiliza cada movimento singular dos seres humanos nos pequenos tempos de suas existências para o grande tempo semiótico da cultura e da vida. Essa é uma das contribuições que o pensamento de Bakhtin e seu Círculo tem oferecido aos pesquisadores inscritos na Linguística Aplicada, nos Estudos da Tradução, nos Estudos da Interpretação, na Educação e em campos correlatos, que adotam a perspectiva dialógica para observar, descrever e analisar práticas tradutórias e interpretativas envolvendo línguas de diferentes modalidades. A interdisciplinaridade, característica latente no Círculo, está presente nos estudos e pesquisas sobre o traduzir e o interpretar e sobre a tradução e a interpretação de/entre/para línguas de sinais porque os objetos clamam por esse olhar devido suas constitutivas complexidades semióticas, discursivas, interacionais, cognitivas e laborais. A perspectiva bakhtiniana, nesse sentido, vem compondo, desde meados dos anos 2000, a pluralidade teórico-metodológica do emergente campo temático dos Estudos da Tradução e Interpretação da Língua de Sinais (ETILS) permitindo um olhar para essas atividades enquanto práticas discursivas que promovem a interação entre sujeitos, histórias e culturas considerando as línguas envolvidas nos processos tradutórios e interpretativos, bem como os efeitos das diferenças de modalidade a partir das esferas e gêneros em que acontecem. Este livro, nesse sentido, reúne pesquisas que se fundamentam na perspectiva dialógica da linguagem para o estudo da tradução e da interpretação de línguas de sinais e a expectativa é que ele possa contribuir com estudantes, pesquisadores e profissionais do campo na apreensão de conceitos, na construção de pesquisas e na atividade prática de trabalho com o traduzir e o interpretar. Disponível para compra em: lojahucitec.com.br
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O mercado das palavras
Jaimeson Machado Garcia, Vanessa Weber Sebastiany, Kadine Saraiva de Carvalho, Rosângela Gabriel, Sabrine Amaral Martins Townsend
Santa Cruz do Sul, RS: Ed. dos autores, 2023
Resumo: O livro O mercado das palavras, carinhosamente escrito e ilustrado pelos acadêmicos e professores do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), foi parte do projeto INTEGRANDO A PESQUISA EM LEITURA ÀS PRÁTICAS EDUCACIONAIS EM CONTEXTO DE ENSINO REMOTO e/ou HÍBRIDO, contemplado pelo Edital FAPERGS SEBRAE/RS 03/2021, no Programa de apoio a projetos de pesquisa e de inovação na área de Educação Básica (PROEdu). O material, composto por livro e caderno de atividades destinados às crianças em fase de alfabetização, pais, professores e curiosos, foi pensado de forma a integrar parte escrita, gráfica e multimídia, além de ser disponibilizado em formato online, gratuito, em cores e em preto e branco, em letra bastão e de forma, em LIBRAS e em audiolivro. Disponível em: www.unisc.br/site/proedu/alfabetizacao
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Interpretações e reverberações em Júlia Lopes de Almeida
Cecil Jeanine Albert Zinani, Cristina Löff Knapp (organizadoras)
Caxias do Sul: EDUCS, 2002
Resumo: O ano de 2022 é de suma relevância para a literatura brasileira, pois além de comemorarmos o centenário da Semana de Arte Moderna, também é o aniversário de 160 anos de nascimento da escritora Júlia Lopes de Almeida. Dona Júlia é autora do realismo brasileiro, com mais de vinte obras publicadas e uma infinidade de textos que circularam nos periódicos da época. Almeida foi uma presença ativa na literatura brasileira de sua época, e, após sua morte, acabou ficando no esquecimento. Sendo assim, o grupo de pesquisa "Literatura e gênero" entende a importância de resgatar a obra de Almeida, por meio de alguns ensaios, os quais analisam textos pouco conhecidos da autora. A presente obra consta de seis capítulos. No primeiro, intitulado Nota biográfica, de Cristina Löff Knapp, Gisele Troian Guerra e Raíssa Moraes, são traçados os dados biográficos mais relevantes da profícua vida literária e pessoal de Júlia Lopes de Almeida. Refletindo acerca da obrigação de ser eternamente jovem, imposta às mulheres, o capítulo A arte de envelhecer, de Júlia Lopes de Almeida: a representação do "cabelo branco" na vida de uma mulher, de autoria de Ivone Massola e Daniele Scalia, realiza uma leitura da crônica "A arte de envelhecer" e compara as reflexões a respeito da velhice da mulher, presentes na literatura da escritora oitocentista com as apresentadas nos contos "Feliz aniversário" , de Clarice Lispector, e "Pele vazia", de Ione Mattos, demonstrando, assim, como o assunto permanece na pena das escritoras contemporâneas, bem como a astúcia de Almeida, ao trazer a discussão da velhice da mulher aos(às) leitores(as) da época. Disponível em: www.ucs.br/educs/livro
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III Seminário Estudos Poéticos: exercícios de imaginação poética na escola
Dulcimarta Lino, Sandra Richter (organizadoras)
Rio de Janeiro: NEFI, 2023
Resumo: O presente livro marca os 20 anos de atividade do grupo de pesquisa Estudos Poéticos: Educação e Linguagem, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação e ao Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC. A sua organização surge para celebrar um percurso contínuo de estudos que interrogam a dimensão poética da linguagem, o saber do corpo sensível e sensato e o poder imagético do pensamento para compartilhar narrativas de um coletivo que se faz presente na educação gaúcha. Nesse percurso, o grupo vem aproximando educação e artes desde estudos filosóficos em torno da complementaridade entre pensamento imagético e pensamento conceitual na intenção de fomentar e expandir interrogações e ações educativas acerca do fenômeno da imaginação poética como experiência de linguagem na pesquisa educacional. Estudos que vêm subsidiando tanto a ação docente dos professores pesquisadores em suas ações de ensino e extensão, quanto os projetos de pesquisa que desenvolvem nos Programas de Pós-graduação em Educação e em Letras da UNISC, no grupo de pesquisa Escuta Poética da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – FACED/UFRGS e no Colégio Universitário Geraldo Achilles Reis – COLUNI-UFF.
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Eye tracking na pesquisa em leitura no Brasil
Rosângela Gabriel, Adriana Blanco Riess
Campinas: Pontes, 2023
Resumo: O eye tracking é uma tecnologia que captura o movimento dos olhos momento a momento. Tal método é usado em pesquisas com tarefas de leitura de textos escritos (paradigma da leitura), e para busca de informações através de imagens em concomitância com sons (paradigma do mundo visual). Assim, muitas áreas de conhecimento têm utilizado a tecnologia de eye tracking. Por exemplo, a psicologia tem realizado estudos sobre processamento visual no trânsito, o marketing empresarial tem interesse nos movimentos oculares dos consumidores durante compras on-line ou, ainda, a educação física utiliza trackers móveis para prever o posicionamento de jogadores durante uma prática esportiva. A metodologia de eye tracking (rastreamento ocular) na pesquisa em linguagem no Brasil pode ser considerada ainda recente. Este livro tem o objetivo de aproximar os pesquisadores da linguagem, que têm interesse em estudos sobre linguagem e cognição, processamento da linguagem ou leitura, com a finalidade de discutir o que se tem produzido na área. Não se trata apenas de trazer ao público uma atualização, mas, de fato, apresentar a metodologia de eye tracking no país, em momento em que novos métodos de pesquisa ganham espaço.
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Cartas de Liberdades
Marli Silveira
Porto Alegre: Bestiário, 2023
Resumo: : O livro Cartas de Liberdades é resultado da troca de correspondências entre a autora da obra, Marli Silveira, e Elephante'48, um rapaz que cumpre pena, em regime fechado, no Presídio de São Borja, na Campanha do Rio Grande do Sul. As cartas foram escritas no decorrer do ano de 2022, entre fevereiro e dezembro. O livro não é endereçado a apresentar respostas para o fenômeno do encarceramento e da condição humana, mas compreender e tematizar a experiência da privação de liberdade, evocando uma experiência de liberdade que poderia ser chamada de existencial. Diante de determinadas situações, o indivíduo humano é lançado na direção de si mesmo, devendo fazer algo com o que lhe acontece. O desamparo e a indeterminação, a vulnerabilidade, são trazidos para um encontro destituído de determinações e desobrigados do passado, podendo implicar uma liberdade própria vivida em contextos inóspitos. Claro que as condições materiais e históricas não podem ser desconsideradas, os processos constitutivos e os atravessamentos, mas a ideia é oferecer um novo recorte para se pensar a condição humana reverberada do tensionamento de experiências de finitude. A aproximação com uma situação concreta, como é o caso desdobrado pelas cartas, não tem como propósito deslegitimar, muito menos romantizar discussões fundamentais no contexto brasileiro, como a política de encarceramento, ou projeto de encarceramento. Cartas de Liberdades é um convite para que se coloque em xeque certos marcadores, de modo especial, para que se considere que o modo de ser do indivíduo humano é aberto e acontecimental, que não respondemos nem apenas pelo meio ou por/como modos volitivos, mas lançados na direção de. Respondemos por um modo situado, mas também possível. Estranha performance de um modo de ser sempre às voltas consigo mesmo. Por fim, pode-se falar de "liberdades"?
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