O profissional que pretende atuar em televisão e redações multimídia deve estar atento a um cenário de convergência, por isso o curso propõe uma análise sobre o jornalismo audiovisual e sobre seus novos formatos. Aproximando o debate e a análise de casos, o curso oferece uma formação alinhada com as práticas mais modernas.
Alunos dos cursos de Jornalismo e Produção em Mídia Audiovisual, bem como profissionais da área.
12 horas
O curso A TELEVISÃO HOJE propõe uma análise sobre a atuação jornalística em televisão e sobre os novos formatos promovidos pela inovação tecnológica, a partir de uma pergunta: o telejornalismo já era? Qualquer profissional que pretende atuar em TV e redações multimídia deve estar atento a um cenário de convergência – que inclui, pelo menos, a web, as redes sociais e a chegada do streaming. A proposta consiste em aulas interativas que combinam exposição teórico-prática, análise de casos e debate com os estudantes.
Conteúdo Programático
- Apresentação do curso;
- A discussão acadêmica x o mercado de trabalho: a TV vai morrer ou está entrando em uma nova fase?
- Social TV: a televisão e as mídias sociais;
- Breve análise e “tradução” do noticiário recente;
- Apresentação de casos de redação;
- A falta de tempo é parte da rotina - em todos os sentidos (do tamanho da reportagem ao tempo para executá-la);
- As mudanças que estão acabando com a rigidez do modelo – e atropelando os jornalistas e as empresas que os contratam;
- Do linear para o não-linear: a internet, o Google, o Facebook, o telefone celular e o WhatsApp como ferramentas;
- Debate de encerramento.
UNISC – Santa Cruz do Sul