AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional

inglês  espanhol 

 

Prezados Colegas e Alunos,
 
Diante da situação que estamos vivendo de avanço da pandemia do Coronovirus também no País e no RS reforçamos a necessidade de ampliarmos os cuidados com nossa saúde e com a de todos, e de observarmos rigorosamente as recomendações dos profissionais da saúde amplamente já divulgadas, entre elas a de evitarmos aglomerações, reuniöes, e principalmente a ficarmos a maior parte do nosso tempo em casa, nos preservando e evitando a propagação do vírus.
 
Nesse sentido, a Coordenação do PPGDR recomenda aos docentes que nesse período de cancelamento das aulas pela UNISC (até o dia 29 de março) nós trabalhemos em nossas casas, e que a vinda até à UNISC ocorra apenas em situações necessárias e que não possam ser resolvidas virtualmente.
 
Em casa poderemos continuar trabalhando normalmente preparando aulas, elaborando e avaliando artigos, realizando nossas pesquisas, enfim colocando em dia muitas das nossas atividades de trabalho. As orientações  dos alunos poderão ser realizadas por skype ou reagendadas.  Teremos apenas duas bancas de defesa de projeto de tese e de dissertação, já agendadas para esse período, que estão mantidas, mas cuja participação dos docentes externos ocorrerá virtualmente.
 
Da mesma forma, recomendamos aos nossos alunos, especialmente aos bolsistas, que façam suas atividades de aula e pesquisa em casa. 
 
Em relação ao funcionamento da Secretaria do PPGDR a orientação também é a de que a partir desta quinta-feira, 19/03 o atendimento seja realizado por email e telefone através de contato com  as secretárias e com os coordenadores, que também estarão trabalhando desde suas residências. Apenas durante os turnos das bancas já agendadas, teremos uma secretária trabalhando presencialmente. Pedimos também que as demandas que não são urgentes possam ser encaminhadas mais adiante.
 
Informamos que a reunião do Colegiado do PPGDR agendada inicialmente para a próxima quarta-feira (25/03) às 14h, está cancelada. Entendemos que as questões e assuntos que teríamos para a pauta podem esperar pela nossa apreciação em outro momento, sem prejuízos ou problemas. 
 
O que sim precisamos decidir na semana que vem é como faremos para recuperar as aulas das disciplinas desse primeiro trimestre que já foram canceladas e como ficará o cronograma dessas disciplinas, além de termos de considerar nessa decisão de que muito provavelmente teremos, a partir do dia 30 de março, nova prorrogação desse cancelamento pela Reitoria da UNISC, diante do avanço da pandemia no RS. 
 
Nesse sentido, a Coordenação do PPGDR vai criar uma lista de email e/ou grupo no WhatsApp com os docentes e representantes dos alunos no Colegiado para discutirmos virtualmente a partir da próxima quarta-feira, quais serão as medidas possíveis que poderemos realizar (alterações no calendário, aulas em EaD, etc), com base em uma proposta inicial que a Coordenação irá enviar para vocës, por email, na próxima terça-feira. 
 
Reiteramos que, nesse período até 29/03, todas aulas estão canceladas, inclusive a da disciplina Seminário de Tese I (Turma de 2019). 
 
Vamos monitorando a situação e acompanhando as próximas decisões da Reitoria em relação a retomada ou não das atividades a partir de 30 de mar;o e manteremos vocês informados.
 
Qualquer dúvida ou pedido de informação estamos a disposição. Seguem nossos emails e telefones: 
Coordenação:
Rogério ( rlls@unisc.br  e  51-981129301)
 Erica (erica@unisc.br) e 51-999582611)
 
Secretaria:
Grasiela (grasicon@unisc.br e 51-996279455)
Carolina (carolina2@unisc.br e 51-9817-6073)
 
O momento agora é de redobrarmos os cuidados e preservar nossa saúde, de nossos colegas, alunos, de nossos familiares, enfim, de todos com os quais interagimos. 
 
Contamos com a colaboração de todos e seguimos em contato.
 
Abraço,
 
Rogério e Erica

 

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional – PPGDR - foi criado em 1994 e foi o primeiro programa de pós-graduação em Desenvolvimento Regional do Brasil. Atualmente o Programa têm os cursos de Mestrado e de Doutorado e é avaliado com nota 5 pela CAPES – Ministério de Educação. O PPGDR também oferece a possibilidade de realização de estágio de pós-doutoramento.

O PPGDR pertence à área de Planejamento Urbano e Regional/Demografia da CAPES.

O PPGDR promove a formação e a capacitação de profissionais para o exercício de atividades de pesquisa, docência, assessoria e consultoria, avaliação e planejamento territorial, em instituições públicas e privadas. Ao longo dos mais de vinte anos de existência formou, aproximadamente, 359 mestres e 94 doutores.

Tem sua concepção alicerçada na interdisciplinaridade, através da atividade de pesquisa, debate e reflexão sobre as mudanças econômicas, políticas, sociais, ambientais e culturais no âmbito da esfera estatal, da sociedade civil e da iniciativa privada, suas repercussões no território e no universo material e simbólico das comunidades regionais.

O Programa tem convênios com instituições nacionais e internacionais, entre as quais se destacam o Institut für Geografhie, da Universität Innsbruck (Áustria), a Université du Quebéc à Rimouski (Canadá), a Universidade Nova de Lisboa (Portugal), a Universität Tübingen (Alemanha), a Universidade Ca’ Foscari de Veneza (Itália), a Universidad Nacional de Río Cuarto (Argentina) e a Universidad de Los Lagos (Chile).

Realiza a cada dois anos o Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Regional, que reúne pesquisadores e pós-graduandos de universidades de todo país, e com convidados internacionais. Por meio do Seminário e de outros eventos como a Escola de Altos Estudos da CAPES, Escola de Inverno o PPGDR recebe a visita de renomados pesquisadores estrangeiros e nacionais, oferecendo a oportunidade para a comunidade acadêmica e regional de realização de oficinas, cursos e conferências sobre temas convergentes no campo interdisciplinar do desenvolvimento regional e do planejamento territorial.

O PPGDR edita há vinte anos a revista Redes, avaliada como B1 pela CAPES na área de Planejamento Urbano e Regional, cujas edições dos últimos dez anos estão disponíveis em plataforma digital e as demais estão sendo digitalizadas e encontram-se no acervo do Programa e na Biblioteca Central da Universidade de Santa Cruz do Sul. 

 

OBSERVA DR
Clique aqui
PROCESSO SELETIVO 2018 - Mestrado e Doutorado
REDES
Clique aqui
Vídeo Institucional - PPGDR UNISC
Entrevista com ex-aluna do PPGDR - Yhevelin Serrana Guerin
Entrevista com aluno do PPGDR - Juscelino Gomes Lima
Entrevista com aluno do PPGDR - Sadi Baron
Entrevista com aluna do PPGDR - Vanessa Costa de Oliveira

MENU PRINCIPAL