AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Mestrado e Doutorado em Promoção da Saúde

inglês  espanhol 

 

PPGPS exerce diversas atividades de Inserção Social que envolvem a comunidade, instituições e órgãos governamentais municipais, regionais e estaduais, na qual mantem a relação com a Educação Básica, atividades desenvolvidas no Sistema Único de Saúde, nas Unidades Básicas de Saúde, nas Estratégias de Saúde da Família, nas Secretarias Municipais de Saúde e de Educação, na 13ª Coordenadoria Regional de Saúde/RS, nos grupos de trabalhadores da agroindústria, de diversos municípios da Microrregião Sul do Vale do Rio Pardo, com as pessoas acometidas de doenças crônicas-degenerativas entre outras, acolhidas no hospital escola (HSC) ou nas UBS.

O PPGPS impacta a vida desses indivíduos, a partir do momento em que empreende atividades de orientação, baseadas em resultados de pesquisas realizadas, que buscam restituir e/ou promover o empoderamento para a auto gerência da condução da vida. Nas atividades de inserção social, o PPGPS adequa a linguagem científica ao meio ambiente para facilitar a construção e oferta de informações em saúde, de forma mais efetiva e adequada, contribuindo para a autonomia do público alvo. Importante reconhecer que não apenas produz-se impacto na vida dos que nos ouvem diretamente, mas as pessoas com quem esses convivem são também influenciadas. Essas atividades integram professores, alunos e comunidade, no qual os saberes científicos e popular dialogam com a promoção e a prevenção no campo da saúde.

Citamos a seguir algumas das ACÕES DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DESTACADAS PELO PROGRAMA NO QUADRIENIO 2017-2020

IMPACTO ECOMÔMICO, SOCIAL, AMBIENTAL E CULTURAL DO PROGRAMA NO QUADRIENIO 2017-2020

ACÕES DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DESTACADAS PELO PROGRAMA

ITEM

TIPO

DIMENSÃO

JUSTICATIVA

REPERCUSSÃO

1

EVENTOS

IMPACTO SOCIAL, EDUCACIONAL, ECONÔMICO, CULTURAL  

O PPGPS neste quadriênio promoveu e organizou na UNISC GRANDES EVENTOS científicos, nos quais temáticas relevantes em promoção da saúde foram abordadas para diversas populações. Esses eventos causaram grande impacto social, educacional, sanitário, econômico para o desenvolvimento social e comunitário local e regional abarcando um compromisso integral para com acadêmicos, professores, rede de saúde e comunidade geral, prospectando sempre a construção de conhecimento e a proposição de reflexões éticas e contemporâneas, visando sobretudo a promoção de saúde para as diferentes populações.

LOCAL, REGIONAL, NACIONAL

2

PROJETOS DE PESQUISA

IMPACTO SOCIAL, EDUCACIONAL, ECONÔMICO, CULTURAL  

O PPGPS neste quadriênio realizou projetos de pesquisa com forte impacto social, pois contribuiu para o aprimoramento da gestão pública e social e para a formação do conhecimento e melhoramento das condições de vida da população e na resolução dos mais importantes problemas sociais na região; forte impacto educacional, pois contribuiu para a melhoria do ensino básico, técnico /profissional e superior; forte impacto sanitário, que contribui para a gestão sanitária, bem como na formulação de políticas específicas da área da Saúde. Forte impacto econômico, que contribuiu para maior eficiência nas organizações públicas ou privadas, tanto de forma direta como indireta. Estes projetos listados a seguir contribuíram para o desenvolvimento social e comunitário local, regional, nacional e internacional.

LOCAL, REGIONAL, NACIONAL E INTERNACIONAL

3

PROJETOS DE INOVAÇÃO

IMPACTO SOCIAL, TECNOLÓGICO, ECONÔMICO, AMBIENTAL,

O PPGPS neste quadriênio realizou projetos de pesquisa de inovação com forte impacto social, pois contribuiu para a formação do conhecimento e melhoramento das condições de vida da população da nossa região; forte impacto tecnológico porque contribuiu e irá contribuir para o desenvolvimento local, regional e/ou nacional da disseminação de técnicas e de conhecimentos, incluindo tecnologias sociais, para todos os setores da sociedade; forte impacto econômico porque contribuiu e contribuirá para maior eficiência nas Organizações públicas ou privadas, tanto de forma direta como indireta; um forte impacto ambiental porque contribuiu e contribuirá para sustentabilidade ambiental.

 

LOCAL, REGIONAL, NACIONAL

4

PROJETOS DE EXTENSÃO

IMPACTO SOCIAL, EDUCACIONAL, ECONÔMICO, CULTURAL E SANITÁRIO

O PPGPS neste quadriênio realizou projetos de extensão comunitária com forte impacto social, pois contribuiu para o aprimoramento da gestão pública e social e para a formação do conhecimento e melhoramento das condições de vida da população e na resolução dos mais importantes problemas sociais na região; forte impacto educacional, pois contribuiu para a melhoria do ensino básico, técnico /profissional e superior; forte impacto cultural, pois contribuiu para a formação de pessoas qualificadas para o desenvolvimento cultural, formulando políticas culturais e ampliando o acesso à cultura e ao conhecimento e incentivou e fortaleceu os processos de participação social e formação, visando o respeito à diversidade, à pluralidade indenitária e à tolerância social. Impacto sanitário, que contribui para a gestão sanitária, bem como na formulação de políticas específicas da área da Saúde. Forte impacto econômico, que contribuiu para maior eficiência nas organizações públicas ou privadas, tanto de forma direta como indireta.

LOCAL, REGIONAL

5

EGRESSOS

IMPACTO SOCIAL, EDUCACIONAL,

ECOMÔMICO,

PROFISSIONAL

Os egressos do Curso, em sua atuação profissional, têm demonstrado inserção em vários espaços da sociedade, que dão conta de intervenções nos sistemas da saúde e educação, assim como já estão ingressando no processo de aprimoramento da formação, com a inserção em Programas de Doutorado do PPGPS e de outros da saúde.

LOCAL, REGIONAL, NACIONAL E INTERNACIONAL

6

EDUCAÇÃO BÁSICA

 

IMPACTO SOCIAL, EDUCACIONAL, ECONÔMICO, CULTURAL  

O PPGPS mantém permanente integração com a Educação Básica, para realização de pesquisas, seminários, palestras e oficinas, distribuição e trabalho com folders informativos e livros sobre saúde e bem-estar, entre outros. Desde 2004 até a presente data temos integrado diferentes formações em saúde que investigam crianças e adolescentes da Educação Básica, nos aspectos culturais do estilo de vida, hábitos alimentares, saúde bucal, postural, práticas de atividade física, indicadores de saúde e de desempenho motor, avaliações sanguíneas bioquímicas e genéticas, fatores de risco às doenças crônicas não transmissíveis e transmissíveis. Enfim, todos aspectos que compõem um conjunto de informações que abrangem e interferem na complexidade que permeia a vida, a saúde e bem-estar dos escolares, sendo possível prevenir, proteger, minimizar sofrimentos, ou seja, promover saúde e bem-estar, melhorar o rendimento escolar e os índices do IDEB das escolas e associar-se às estratégias governamentais, com possibilidades de redução de gastos públicos com a saúde e com melhoria do cenário educacional. Além disso, não apenas os escolares são atingidos pelas ações da pesquisa, mas toda a família que recebe as orientações através de seus filhos e quando participam também das atividades oferecidas no PPGPS. O projeto Pro-saúde desenvolve ações de educação básica, considerando a prevenção e a promoção da saúde na comunidade de Santa Cruz do Sul e região. Para tanto, são realizadas vários eventos, palestras, oficinas de saúde. Desde 2010 a partir da pesquisa “A Realidade do Crack em Santa Cruz do Sul”, que hoje se desdobra na pesquisa “Narrativas de adolescentes sobre drogas e os serviços de saúde mental: intersecções possíveis no contexto de Santa Cruz do Sul” tem proposto medidas educativas e preventivas a população exposta às drogas. Para tanto, o PPGPS tem realizado todo ano eventos que propiciem a discussão dessa importante temática da sociedade. O PPGPS mantém publicação de e-book de caráter interdisciplinar para Educação Básica e Atenção Básica (https://www.unisc.br/pt/cursos/todos-os-cursos/mestrado-doutorado/mestrado/mestrado-em-promocao-da-saude/livro-promocao-da-saude-na-educacao-basica ).

LOCAL, REGIONAL, NACIONAL

 

 

 

MENU PRINCIPAL