Cursos

Para auxiliar os professores na aplicação do material pedagógico desenvolvido, organizamos também cursos de formação para apresentação do conteúdo elaborado e das bases neuropsicolínguísticas da leitura. Os cursos serão realizados de forma híbrida e ficarão disponibilizados no canal do Youtube do PPGL UNISC, para posterior consulta e acesso dos educadores.

CURSO: Integrando a pesquisa em leitura às práticas educacionais em contexto de ensino remoto e/ou híbrido
PÚBLICO-ALVO: Professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental
CARGA HORÁRIA: 40h, com disponibilização de certificado mediante pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 15,00.
FORMATO: O curso foi desenvolvido em formato híbrido, através de quatro encontros, ocorridos nos dias 05/08, 19/08, 02/09 e 05/11 de 2022.

 

Programação dos cursos

GERAL: O DESAFIO DE ENSINAR E APRENDER

AULA 01: https://www.youtube.com/watch?v=HnCnmaz8X_A

Leituras sugeridas:

GABRIEL, R.; KOLINSKY, R.; MORAIS, J. O milagre da leitura: de sinais escritos a imagens imortais. DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, [S. l.], v. 32, n. 4, 2017.
Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/26162  

SEIDENBERG, Mark. A ciência da leitura e suas implicações educacionais. Tradução de R. GABRIEL; D. A. BORSATTI; A. R. COSTA; K. S. de CARVALHO; N. P. RIEGER; M. C. TATSCH, M. ProLíngua, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 03–34, 2021. DOI: 10.22478/ufpb.1983-9979.2020v15n2.54924.
Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/prolingua/article/view/54924 

 

EDUCAÇÃO INFANTIL

AULA 02: https://www.youtube.com/watch?v=vgAGasWFVrI

AULA 03: https://www.youtube.com/watch?v=Ek530Z9VFwg&list=PLd8Es5iNc1TXR0Bp9LWNQcaHuuypDzeSI&index=10

Leituras sugeridas:

PEREIRA, Aline E.; GABRIEL, R.; JUSTICE, Laura M. O Papel da Formulação de
Questões Durante a Leitura Compartilhada de Livros na Educação Infantil. Ilha do
Desterro v. 72, nº 3, p. 201-221, Florianópolis, set/dez 2019. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/ides/a/J45rmX7Hd4ZJcKrFFnZwVJN/abstract/?lang=pt

PEREIRA, Aline E. Contribuições da prática de leitura compartilhada na infância para o
desenvolvimento da literacia e para a criação de leitores. 2021. 144 f. Tese (Doutorado
em Letras) – Universidade de Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, 2021.
Disponível em: https://repositorio.unisc.br/jspui/handle/11624/3227

 

ALFABETIZAÇÃO (1° AO 3° ANO)

AULA 02: https://www.youtube.com/watch?v=sdvDOLmuaao

AULA 03: https://www.youtube.com/watch?v=rIRL621KrNc&list=PLd8Es5iNc1TXR0Bp9LWNQcaHuuypDzeSI&index=7

Leituras sugeridas:

SARAIVA DE CARVALHO, K.; GABRIEL, R. Escrever à mão versus digitar: Implicações cognitivas no processo de alfabetização. Letrônica, v. 13, n. 4, p. e37514, 8 out. 2020. DOI: https://doi.org/10.15448/1984-4301.2020.4.37514.
Disponível em:  https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/letronica/article/view/37514/26421 

 

ENSINO FUNDAMENTAL (4°AO 6º ANO)

AULA 02: https://www.youtube.com/watch?v=QucAz49xLA0

AULA 03: https://www.youtube.com/watch?v=wkwRZom0CZM&list=PLd8Es5iNc1TXR0Bp9LWNQcaHuuypDzeSI&index=8

Leituras sugeridas:

A importância da fonética e da fonologia nos cursos de pedagogia (Revista Maiêutica - pedagogia, p. 7-22). Disponível em:
http://publicacao.uniasselvi.com.br/index.php/PED_EaD/article/view/3330/983

Ensino remoto e aprendizagem digital em língua portuguesa: uma proposta metodológica (capítulo 11 do ebook Relatos de práticas pedagógicas no contexto da pandemia. p. 161-178). Disponível em:
https://www.arcoeditores.com/_files/ugd/4502fa_c9e11f4981974579ace9c9dd96ba107f.pdf

 

ENSINO FUNDAMENTAL (7° AO 9° ANO)

AULA 02: https://www.youtube.com/watch?v=fmRIYJ2kG8A

AULA 03: https://www.youtube.com/watch?v=ffDGD1KnTJM&list=PLd8Es5iNc1TXR0Bp9LWNQcaHuuypDzeSI&index=9

Leituras sugeridas:

COSCARELLI, C. V. O ensino da leitura: uma perspectiva psicolingüística. Boletim da Associação Brasileira de Lingüística. Maceió: Imprensa Universitária, dez.1996. p. 163-174.
Disponível em: http://www.letras.ufmg.br/carlacoscarelli/publicacoes/PUCSBPC.pdf

COSCARELLI, C. V. Reflexões sobre as inferências. Anais do VI CBLA - Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada, Faculdade de Letras da UFMG, CD Rom, 2002.
Disponível em: http://www.letras.ufmg.br/carlacoscarelli/publicacoes/CBLAinfer.pdf

 

GERAL: COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS

AULA 04: https://www.youtube.com/watch?v=GR5kV7Vj3H8&list=PLd8Es5iNc1TXR0Bp9LWNQcaHuuypDzeSI&index=11

Leituras sugeridas:

DEHAENE, Stanislas. A aprendizagem da leitura modifica as redes corticais da visão e da
linguagem verbal. Letras de Hoje, Porto Alegre, 2013.
Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/12113

GABRIEL, Rosângela; MORAIS, José; KOLINSKY, Régine. A aprendizagem da leitura e suas implicações sobre a memória e a cognição. Ilha do Desterro, Florianópolis, 2016.
Disponível em: https://www.scielo.br/j/ides/a/YFJvQQfv8JrKgcJXdTcvKHc/?lang=pt 

Contato