AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Mestrado e Doutorado em Letras

Docente pesquisadora do Programa de Pós-graduação – PPGL e orientandas participam de Congresso Internacional em Ouro Preto – MG

Entre os dias 6 e 8 de dezembro de 2023, a docente Ângela Cogo Fronckowiak, do Programa de Pós-graduação em Letras da UNISC, e as orientandas doutorandas Agda Baracy Netto, Darliana Sidicléa França, Letícia da Rosa Fregapani, Vanessa Weber Sebastiany e mestrandas Alana Lehmen Heinen e Cristiane Pereira, que integram o Grupo de Pesquisa Estudos Poéticos: Educação e Linguagem (CNPq), participarão do VII Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil: mudanças em movimento, que ocorrerá no Centro de Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), em Ouro Preto – MG. O grupo, além de apresentar comunicações acerca de seus estudos, desenvolvidos na linha de pesquisa Estudos de Mediação em Leitura do PPGL, acompanhará a programação do evento, que inclui uma série de palestras relevantes com nomes como os escritores João Anzanello Carrascoza, Aline Abreu e pesquisadores como Teresa Mendes, de Portugal. A programação completa do evento pode ser vista no site: https://cilij.ufop.br/#/programacao

Centro de Convenções de UFOP

Centro de Convenções da UFOP

 


Estudantes e docentes do PPGL da UNISC participarão de conferência nos EUA

 

No dia 11 de julho, duas docentes e duas discentes do Programa de Pós-Graduação em Letras da UNISC, participarão de uma conferência, na Califórnia (EUA), e de uma missão de pesquisa, na Ohio State University.

A programação da missão de estudos está dividida em duas etapas, a primeira, do dia 11 ao 16/julho/2022, será a viagem à Newport Beach, Califórnia (EUA) e a participação no 29ª Encontro Anual da Sociedade para o Estudo Científico da Leitura - SSSR2022 - Society for the Scientific Study of Reading, com a apresentação de três trabalhos: Serial-order memory in adults with different levels of reading: the influence of schooling and literacy - que será apresentado por Kadine Saraiva de Carvalho, Rosângela Gabriel, José Morais, Régine Kolinsky, Diéssica Rocha de Carvalho e Marilane Gregory; Emergent literacy beliefs and practices of Brazilian early childhood teachers, que será apresentado por Aline Elisabete Pereira e Rosângela Gabriel; e o trabalho High complexity of health informative texts challenges text comprehension of Brazilian low educated elderly population, que será apresentado por Sabrine Amaral Martins Townsend e por Rosângela Gabriel.

Já a segunda etapa será do dia 18 ao dia 22 de julho, e consistirá na semana de imersão na The Ohio State University e no Crane Center for Early Childhood Research and Policy (Columbus, Ohio, EUA). Além da apresentação dos trabalhos, ao longo da semana, o grupo da Unisc conhecerá os ambientes educacionais e a estrutura de pesquisa da Instituição americana, além de reuniões de pesquisa, discussão de projetos e produção de propostas conjuntas. A missão de estudos conta com o apoio do Edital Fapergs - Internacionalização da Pós-Graduação do Estado do Rio Grande do Sul e com 3 prêmios da SSSR - Student Travel Award.

 

 





 


 


Livro aborda alfabetização, interculturalidade, cognição e diversidade linguística

Organizado pelos professores do Programa de Pós-Graduação em Letras da Unisc – Mestrado e Doutorado (PPGL), Rosângela Gabriel, Rafael Eisinger Guimarães e Sabrine Amaral Martins Townsend, foi lançado o livro intitulado Alfabetização: interculturalidade, cognição e diversidade linguística.  A obra dá continuidade aos esforços empreendidos na realização das Jornadas Internacionais de Alfabetização ao constituir-se em um legado, uma memória estável das discussões realizadas e das contribuições das pesquisas para a criação de leitores e escritores mais aptos aos desafios da contemporaneidade.

A publicação ocorre por meio da Pontes  Editora, com o apoio da Fundação de Amparo à pesquisa do Estado do RS (Fapergs), sendo constituída por 30 capítulos que aprofundam temas como as bases cognitivas da aprendizagem da leitura, os preditores da alfabetização, a implementação de práticas pedagógicas coerentes com os conhecimentos advindos das neurociências, das ciências da linguagem e da literatura, as novas linguagens e os novos gêneros decorrentes das novas tecnologias, a aprendizagem da leitura em contextos monolíngues e bilíngues.

O livro traz, ainda, a transcrição da roda de conversa intitulada Processos evolutivos e emergentes no desenvolvimento da literacia, com a participação dos professores José Morais e Régine Kolinsky, da Université Libre de Bruxelles, e a tradução das recomendações do júri da Conferência de Consenso realizada em Lyon, França, em 2016, coordenada pelo professor Jean Émile Gombert.

“Trata-se de uma obra rica, cuja leitura e análise lançam as bases para novas pesquisas e novas práticas pedagógicas, quiçá novas políticas públicas voltadas à educação para a leitura”, enfatizam os organizadores.

Para adquirir a obra, basta acessar o link: http://ponteseditores.com.br/loja/index.php?route=product/product&product_id=1587

 


 

 


MENU PRINCIPAL