AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Mestrado e Doutorado em Letras

 

Alfabetização: Interculturalidade, cognição e diversidade linguística

Como citar: GABRIEL, Rosângela; GUIMARÃES, Rafael E.; TOWNSEND, Sabrine A. M. Alfabetização: Interculturalidade, cognição e diversidade linguística. Campinas: Pontes, 2021. ISBN: 978-65-5637-156-6. https://www.unisc.br/images/cursos/stricto/ppgl/2022/ALFABETIZAO.pdf

 

A ciência da leitura e suas implicações educacionais

Como citar: Rosângela Gabriel, Ache Borsatti, D., Costa, A. R., Kadine Saraiva de Carvalho, Petry Rieger, N., & Pda Costa Tatsch, M. (2021). A CIÊNCIA DA LEITURA E SUAS IMPLICAÇÕES EDUCACIONAIS. PROLÍNGUA15(2), 03–34. https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2020v15n2.54924

 

Media Representation and Transmediation: Indexicality in Journalism Comics and Biography Comics

Como citar: DOMINGOS, A. C. M.; CARDOSO, J. A. R. Media Representation and Transmediation: Indexicality in Journalism Comics and Biography Comics. In: Lars Elleström. (Org.). Beyond Media Borders, Volume 2 Intermedial Relations among Multimodal Media. 1ed.Cham, Switzerland: Palgrave Macmillan, 2020, v. 2, p. 79-115. https://www.unisc.br/images/cursos/stricto/ppgl/2022/Book_BeyondMediaBordersVolume2.pdf

 

The influence of age, schooling, literacy, and socioeconomic status on serial-order memory

Como citar: KOLINSKY, Régine; GABRIEL, Rosângela; DEMOULIN, Catherine; GREGORY, Marilane; CARVALHO, Kadine Saraiva de; MORAIS, José. The influence of age, schooling, literacy, and socioeconomic status on serial-order memory. JCCS - Journal Of Cultural Cognitive Science, v. 4, p. 343–365 (2020). https://doi.org/10.1007/s41809-020-00056-3 . (ISSN 2520-1018) Disponível em https://www.springer.com/journal/41809/ -

 

Intermidialidade na literatura brasileira contemporânea

Como citar: Domingos, A. C. M. (2020). Intermidialidade na literatura brasileira contemporânea. Letras De Hoje, 55(1), e33552. https://doi.org/10.15448/1984-7726.2020.1.33552 

 

Escrever à mão versus digitar: Implicações cognitivas no processo de alfabetização

Como citar: Saraiva de Carvalho, K., & Gabriel, R. (2020). Escrever à mão versus digitar: Implicações cognitivas no processo de alfabetização. Letrônica, 13(4), e37514. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2020.4.37514

 

The quality of mobile apps used for the identification of pressure ulcers in adults:systematic survey and review of apps in app stores

Como citar: FROZZA, R. The quality of mobile apps used for the identification of pressure ulcers in adults:systematic survey and review of apps in app stores (JMIR MHEALTH UHEALTH) – 2020. https://mhealth.jmir.org/2020/6/e14266/

 

Sistemas virtuais de aprendizagem personalizados: estilos de aprendizagem, aprendizagem organizacional e usabilidade

Como citar: COSSUL, D. .; BRAATZ, M. de B.; WITCZAK, M. V. C. .; FROZZA, R. .; KIPPER, L. M. . Sistemas virtuais de aprendizagem personalizados: estilos de aprendizagem, aprendizagem organizacional e usabilidade. Archives of Health, [S. l.], v. 1, n. 4, p. 120–129, 2020. DOI: 10.46919/archv1n4-001. Disponível em: https://latinamericanpublicacoes.com.br/ojs/index.php/ah/article/view/50.

 

Superando o binarismo de gênero: em direção ao reconhecimento civil de pessoas intersexo

Como citar: Leivas, P. G. C.; Resadori, A. H.; Alban, C. E. de O.; Schiavon, A. de A.; Vanin, A. A.; Almeida, A. do N.; Machado, P. S. Superando o binarismo de gênero: em direção ao reconhecimento civil de pessoas intersexo. Revista Culturas Jurídicas, v. 7, Núm. 18, set./dez.,2020. https://periodicos.uff.br/culturasjuridicas/article/view/45537/28927

 

"Há algum exagero nisso": Intermidialidade e sentido entre Dom Casmurro e Capitu

Como citar: Domingos, A. C. M. (2020). "Há algum exagero nisso": Intermidialidade e sentido entre Dom Casmurro e Capitu. Revista 2i: Estudos De Identidade E Intermedialidade, 2(1), 13-26. https://doi.org/10.21814/2i.2515

 

Discursos Jornalísticos Acerca do Território do Tabaco no Sul do Brasil

Como citar: Felippi, Ângela C. T., & Oliveira, V. C. de. (2020). Discursos Jornalísticos Acerca do Território do Tabaco no Sul do Brasil. Desenvolvimento Em Questão, 18(51), 168–185. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2020.51.168-185

 

A midiatização, as narrativas de bicicleta e os fenômenos midiáticos

Como citar: SOSTER, D. de A. A midiatização, as narrativas de bicicleta e os fenômenos midiáticos. INTERCOM/SP, v. 43, p. 113-132, 2020. https://www.scielo.br/j/interc/a/3fZgPb8Gv9ppdMFJV7b949y/?lang=pt 

 

Colocar-se na obra literária: uma leitura dos que estão à margem

Como citar: ALMEIDA, I. L.; GAI, E. T. P. Colocar-se na obra literária: uma leitura dos que estão à margem. Signo, v. 45, p. 35-46, 2020. https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/issue/view/630

 

Espaços de memória na literatura espanhola e hispano-americana

Como citar: CARDOSO, Rosane M.; MONTEMEZZO, Luciana F. Espaços de memória na literatura espanhola e hispano-americana. São Paulo: Pontes, 2020.

 

Princesas que viram monstros: o corpo feminino no conto de fadas

Como citar: CARDOSO, Rosane M. Princesas que viram monstros: o corpo feminino no conto de fadas. 2ª ed. Curitiba: Appris, 2020.

 

As biografias de Manuela Sáenz: Um embate de memórias, vozes e discursos

Como citar: CARDOSO, Rosane M. As biografias de Manuela Sáenz: Um embate de memórias, vozes e discursos. Revista Letrônica, v. 13 n. 1 (2020), https://doi.org/10.15448/1984-4301.2020.1. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/letronica/article/view/35160.

 

Compreensão de narrativas em leitores típicos e em leitores com desenvolvimento atípico pós AVC

Como citar: TOWNSEND, SABRINE AMARAL MARTINS; GABRIEL, R. ; HUBNER, L. Compreensão de narrativas em leitores típicos e em leitores com desenvolvimento atípico pós AVC. In: Patrícia Santos Ferreira. (Org.). Investigação e práticas em Leitura. 1ed. Lisboa: Escola Superior de Educação de Lisboa, 2020, v. 1, p. 1-20.

 

Instrumento para avaliação da compreensão de narrativas escritas e orais em indivíduos com lesão cerebral pós AVC

Como citar: MARTINS, S. A. M.; HÜBNER, L. C. Instrumento para avaliação da compreensão de narrativas escritas e orais em indivíduos com lesão cerebral pós AVC. In: GUARESI, R. Instrumentos para avaliação da linguagem. Vitória da Conquista, Bahia: E Grafema&Fonema, 2020. pp. 491-524. 

 

Avaliação e adaptação de materiais informativos em saúde para população idosa e com baixo nível educacional: Uma revisão integrativa

Como citar: Townsend, S. A. M., & Gabriel, R. (2020). Avaliação e adaptação de materiais informativos em saúde para população idosa e com baixo nível educacional: Uma revisão integrativa. Letrônica, 13(4), e37512. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2020.4.37512

 

A grande reportagem longe das ruas: Rotinas e práticas para o telejornalismo em tempos de COVID-19

Como citar: PICCININ, F.; BOZZETO, V. A grande reportagem longe das ruas: Rotinas e práticas para o telejornalismo em tempos de COVID-19. In: 18º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo - SBPJOR, 2020, Brasília: Unb. http://sbpjor.org.br/congresso/index.php/sbpjor/sbpjor2020/paper/viewFile/2597/1586

 

A sedução das fake news em tempos de COVID-19: anatomia narrativa e pós-verdade

Como citar: PICCININ, F.. A sedução das fake news em tempos de COVID-19: anatomia narrativa e pós-verdade. In: Marta R. Maia; Mateus Yuri Passos. (Org.). Narrativas midiáticas contemporâneas: epistemologias dissidentes. 1ed. Santa Cruz do Sul: Editora Catarse, 2020,  p. 417-432. https://www.editoracatarse.com.br/narrativas-midiaticas-contemporanea-epistemologias-dissidentes

 

Autonarrativas como auto-conhecimento: uma experiência didática na perspectiva da complexidade

Como citar: PELLANDA, N.; PICCININ, F. Autonarrativas como auto-conhecimento: uma experiência didática na perspectiva da complexidade. Revista E-Curriculum (PUCSP), v. 18, p. 453-472, 2020.
https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/44119

 

Por uma “linguagem criança”: a imaginação em O Palhaço, de Quentin Blake

Como citar: SILVA, Roseane G.; CARDOSO, Rosane M. Por uma “linguagem criança”: a imaginação em O Palhaço, de Quentin Blake. In: CARVALHO,  Diógenes Buenos Aires de; CECCANTINI, João Luis; VERARDI, Fabiane (Org.). Literatura infantil e juvenil: olhares contemporâneos. Campinas, SP : Mercado de Letras, 2020. p. 39-54.

 

Convivência Musical na Escola de Educação Infantil e Formação Docente

Como citar: MACHADO, N. S.; BOURSCHEID, C. de C.; BARBOSA, M. C. S.; GUSTSACK, F. Convivência Musical na Escola de Educação Infantil e Formação Docente. In: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE, 2020, Rio de Janeiro.

 

Formação de Professores: Articulando Teoria e Prática sob o olhar da Complexidade

Como citar: IOP, M. C. R.; GUSTSACK, F.; GUIMARÃES, J. Formação de Professores: Articulando Teoria e Prática sob o olhar da Complexidade. In: Liziany Müller Medeiros; Ivanio Folmer; Guilherme Antunes Leite. (Org.). Educação no Século XXI: Tecnologia e Ensino. 1ed. Santa Maria: Arco Editores, 2020, v. , p. 216-233 http://https://www.arcoeditores.com/livros-1#Cap16

 

El telediario de la hipertelevisión. In: Santiago Tedejor. (Org.). Herramientas digitales para comunicadores

Como citar: PICCININ, F.. El telediario de la hipertelevisión. In: Santiago Tedejor. (Org.). Herramientas digitales para comunicadores. 1ed. Barcelona: Universitat Autònoma de Barcelona, 2019, v. 1, p. 89-95. http://www.gabinetecomunicacionyeducacion.com/sites/default/files/field/publicacion-adjuntos/herramientas_para_comunicadores_digitales.pdf

 

Metaphors and cultural narratives on adaptive responses to severe adversity: A field study among the Indigenous Pitaguary community in Brazil

Como citar: MEILI, I.; HEIM, E.; PELOSI, A. C.; MAERCKER, A. Metaphors and cultural narratives on adaptive responses to severe adversity: A field study among the Indigenous Pitaguary community in Brazil.Transcultural Psychiatry, v. 1, p. 1-14, 2019. DOI: 10.1177/1363461519890435

 

Oralidade, leitura, escrita e formação de professores

Como citar: FRONCKOWIAK, Â. C.; LEBLER, C. D. C.; AYRES, C. R. Oralidade, leitura, escrita e formação de professores. Fólio - Revista de Letras, v. 11, p. 257-272, 2019.

https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/issue/view/341

 

O papel da formulação de questões durante a leitura compartilhada de livros na educação infantil

Como citar: PEREIRA, Aline; GABRIEL, Rosângela; JUSTICE, Laura. O papel da formulação de questões durante a leitura compartilhada de livros na educação infantil. Ilha do Desterro,  v. 72, nº 3, p. 201-221, Florianópolis, set/dez 2019. https://doi.org/10.5007/2175-8026.2019v72n3p201

 

Uma narrativa “entre orillas”: a obra de Andrés Neuman e a concepção de identidade e literatura nacional em campo ampliado

Como citar: GUIMARÃES, R. E. Uma narrativa “entre orillas”: a obra de Andrés Neuman e a concepção de identidade e literatura nacional em campo ampliado. Organon, v. 35, p. 01-15, 2019.

https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/98879/55987

 

Tendências contemporâneas na pesquisa em linguística: Rede Sul Letras

Como citar: CARDOSO, Rosane; GABRIEL, Rosângela; GUIMARÃES, Rafael E.; LEBLER, Cristiane D. C.; SOSTER, Demétrio A.
Tendências contemporâneas na pesquisa em linguística: Rede Sul Letras - vol. 1 - Estudos Linguísticos. 1. ed. Campinas:
Pontes, 2019. 450p .

 Volume 1

Como citar: CARDOSO, Rosane; GABRIEL, Rosângela; GUIMARÃES, Rafael E.; LEBLER, Cristiane D. C.; SOSTER, Demétrio A.
(Org.). Tendências contemporâneas na pesquisa em literatura: Rede Sul Letras - vol. 2 - Estudos Literários. 1. ed.
Campinas: Pontes, 2019. v. 2. 566p.

 Volume 2

 

A desambiguação lexical durante a compreensão leitora em inglês como língua estrangeira

Como citar: Riess, A. B., & Gabriel, R. (2019). A desambiguação lexical durante a compreensão leitora em inglês como língua estrangeira. Letras De Hoje, 54(2), 181-190. https://doi.org/10.15448/1984-7726.2019.2.32529

 

Adolescente: um leitor em busca de sentidos e da socialização da leitura

Como citar: FRONCKOWIAK, Â. C.; KIST, R. Adolescente: um leitor em busca de sentidos e da socialização da leitura. Miscelânea: Revista de Literatura e Vida Social, v. 26, p. 237-256, 2019. https://online.unisc.br/acadnet/anais/index.php/salao_ensino_extensao/article/view/15269

 

Leitura como um subsistema adaptativo complexo

Como citar: Júnior, A. T. de A., Pelosi, A. C., & Bessa, R. M. (2019). Leitura como um subsistema adaptativo complexo. Letras De Hoje, 54(2), 162-171. https://doi.org/10.15448/1984-7726.2019.2.32533

 

Leitura, interpretação/compreensão de cartoons por leitores de diferentes culturas e seus efeitos perlocucionários - o caso do jornal francês Charlie Hebdo

Como citar: MACHADO, S. H.; FLÔRES, O. C. Leitura, interpretação/compreensão de cartoons por leitores de diferentes culturas e seus efeitos perlocucionários - o caso do jornal francês Charlie Hebdo. Cenários: Revista de Estudos da Linguagem, v. 1, p. 82-96, 2019. https://diadorim.ibict.br/handle/1/960

 

Repetição, paráfrase e construção do conhecimento (Repetition, paraphrase e knowledge construction)

Como citar: FLORES, O. C.; LANDIM, M. R. M. Repetição, paráfrase e construção do conhecimento (Repetition, paraphrase e knowledge construction). Estudos da Língua(gem), [S. l.], v. 17, n. 3, p. 133-142, 2019. DOI: 10.22481/el.v17i3.5945. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/5945.

 

A categorização como sistema adaptativo complexo no processamento da leitura: fluxo dos atratores no mundo bíblico

Como citar: ALMEIDA JÚNIOR, A. T. de ; PELOSI, A. C. A categorização como sistema adaptativo complexo no processamento da leitura: fluxo dos atratores no mundo bíblico. Antares: Letras e Humanidades, v. 10, p. 3-17, 2018.

https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/51629/1/2018_art_atalmeidajunioracpelosi.pdf

 

(Per)cursos (inter)disciplinares em Letras 

Como citar: GABRIEL, R.; CARDOSO, R. M. (Org.) ; FRONCKOWIAK, A. C. (Org.) ; PICCININ, F. (Org.) ; LEBLER, C. D. C. (Org.) . (Per)cursos (inter)disciplinares em Letras - v.1. 1. ed. Campinas: Pontes, 2018. v. 2. 472p . ISBN 978-85-2170-0005 

 Volume 1

Como citar: GABRIEL, R.; CARDOSO, R. M. (Org.) ; FRONCKOWIAK, A. C. (Org.) ; PICCININ, F. (Org.) ; LEBLER, C. D. C. (Org.) . (Per)cursos (inter)disciplinares em Letras - vol.2. 1. ed. Campinas: Pontes, 2018. v. 2. 464p . ISBN 978-85-2170-001-2

 Volume 2

 

Teoria dos Blocos Semânticos: exposição e reflexão teórica

Como citar: DALL'CORTIVO-LEBLER, Cristiane. Teoria dos Blocos Semânticos: exposição e reflexão teórica. Veredas - Revista de Estudos Linguísticos, v. 22, p. 21-37, 2018. https://periodicos.ufjf.br/index.php/veredas/article/view/27935

 

Leitura e consciência linguística

Como citar: Flôres, O. C. (2018). Leitura e consciência linguística. Letras De Hoje, 53(1), 149-157. https://doi.org/10.15448/1984-7726.2018.1.28535

 

Mais que uma escritora, uma sentidora: Clarice Lispector e a expressão do estado de angústia em a hora da estrela

Como citar: Piazza Gai, E. T., & Batista, B. C. (2018). MAIS QUE UMA ESCRITORA, UMA SENTIDORA: CLARICE LISPECTOR E A EXPRESSÃO DO ESTADO DE ANGÚSTIA EM A HORA DA ESTRELA. Rizoma, 6(2), 156-173. https://doi.org/10.17058/rzm.v6i2.12590

 

Entre Machado de Assis e Jacques Lacan: pressupostos para o entendimento da atual conjuntura sociopolítica brasileira

Como citar: GAI, E. T. P.; SÖHNLE, E. Entre Machado de Assis e Jacques Lacan: pressupostos para o entendimento da atual conjuntura sociopolítica brasileira. Machado de Assis em Linha, v. 10, p. 193-207, 2017.

https://www.scielo.br/j/mael/a/cVRnhW6fSsGGmC9h7Q8pv6P/abstract/?lang=pt

 

Ensino de leitura e sistema de escrita

Como citar: FLÔRES, Onici Claro. Ensino de leitura e sistema de escrita. Revista Linguagem & Ensino, Pelotas, v.20, n.1, p. 105-125, jan./jun. 2017. (Qualis Capes A1 - 2013-2016)

 

O quarto narrador, a midiatização e as narrativas da violência

Como citar: SOSTER, D. A. O quarto narrador, a midiatização e as narrativas da violência. INTERCOM/SP, v. 40, p. 41-58, 2017.

https://www.scielo.br/j/interc/a/cvkjVvCSsfP6M94kPXvHwtC/?lang=pt&format=pdf

 

Midialidade: ensaios sobre comunicação, semiótica e intermidialidade

Como citar: ELLESTROM, L.; DOMINGOS, A. C. M.; KLAUCK, A. P.; MELLO, G. M. G. (Org.). Midialidade: ensaios sobre comunicação, semiótica e intermidialidade. 1. ed. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2017. https://editora.pucrs.br/download/livros/1180.pdf

 

Violência, Polidez, Mediação de Conflitos e Acesso à Justiça: Alguns Caminhos

Como citar: PELOSI, A. C.; LETÍCIA, A. P. S.; AMARAL, J. P. Violência, Polidez, Mediação de Conflitos e Acesso à Justiça: Alguns Caminhos. 01. ed. Fortaleza: Estácio, 2017. v. 01. 276p . https://docplayer.com.br/148953406-Violencia-polidez-mediacao-de-conflitos-e-acesso-a-justica-alguns-caminhos.html

 

Notas para um cânone (nada) cor-de-rosa: o resgate da produção de autoria feminina e seu papel no ensino e na leitura de literatura em sala de aula

Como citar: Guimarães, R. E.; Notas para um cânone (nada) cor-de-rosa: o resgate da produção de autoria feminina e seu papel no ensino e na leitura de literatura em sala de aula. fragmentum. Santa Maria: Editora Programa de Pós-Graduação em Letras, n. 49, Jan./Jun. 2017. ISSN 2179-2194 (online); 1519-9894 (impresso). 

 

Um modelo de comunicação centralizado na mídia

Como citar: GUIMARÃES, R. E. Um modelo de comunicação centralizado na mídia. In: ELLESTROM, L.; DOMINGOS, A. C. M.; KLAUCK, A. P.; MELLO, G. M. G. (Org.). Midialidade: ensaios sobre comunicação, semiótica e intermidialidade. 1. ed. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2017. https://editora.pucrs.br/download/livros/1180.pdf

 

Da espacialidade à corporalidade: notas para uma crítica pós-colonial da narrativa gauchesca

Como citar: GUIMARÃES, R. E. Da espacialidade à corporalidade: notas para uma crítica pós-colonial da narrativa gauchesca. In: Rita Lenira de Freitas Bittencourt, Gerson Roberto Neumann, Marta Oliveira, Cinara Ferreira, Rafael Eisinger Guimarães. (Org.). Espaço/espaços: estudos de Literatura Comparada. 1ed.Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2017, v. 1, p. 155-170. https://www.ufrgs.br/ppgletras/wp-content/uploads/2020/05/ESTUDO-DE-LITERATURA-COMPARADA-1.pdf

 

Do sentido ao valor: relações teóricas entre a Semântica de Michel Bréal e o Estruturalismo de Ferdinand de Saussure

Como citar: DALL'CORTIVO-LEBLER, Cristiane. Do sentido ao valor: relações teóricas entre a Semântica de Michel Bréal e o Estruturalismo de Ferdinand de Saussure. Revista de Estudos da Linguagem, v. 25, p. 1965-1987, 2017. http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/relin/article/view/10449

 

A mudança de paradigmas para a leitura de narrativas literárias e a perspectiva autopoiética no universo de Mia Couto

Como citar: PIAZZA GAI, E. T.; PELLANDA, N. C. A mudança de paradigmas para a leitura de narrativas literárias e a perspectiva autopoiética no universo de Mia Couto. Signótica, Goiânia, v. 29, n. 1, p. 145–161, 2017. DOI: 10.5216/sig.v29i1.42622. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/sig/article/view/42622

 

O que precisamos saber sobre a aprendizagem da leitura: contribuições interdisciplinares

Como citar: Flores, Onici; GABRIEL, Rosângela. O que precisamos saber sobre a aprendizagem da leitura: contribuições interdisciplinares. Editora da UFSM, 2017.

 

Discutindo Divórcio entre literatura, jornalismo e ética:: um caso não só literário

Como citar: Hohlfeldt, A., Domingos, A. C. M., & Silva, T. A. C. da. (2017). Discutindo Divórcio entre literatura, jornalismo e ética:: um caso não só literário. Estudos De Literatura Brasileira Contemporânea, (51), 83–97. https://doi.org/10.1590/2316-4018515

 

MENU PRINCIPAL