Filosofia

Campi

Santa Cruz

Modalidade

Presencial
Carga Horária
2895h
Turno
Noite
Duração
4 anos

O curso de Filosofia proposto pela UNISC tem, assim, como eixos básicos a orientá-lo tanto a historicidade quanto a sistematicidade do filosofar. Há uma preocupação com todo o enorme esforço feito pelos filósofos ao longo da tradição no sentido de abrirem cada vez mais as perspectivas para a compreensão do real (que é presente) em seus múltiplos aspectos: com relação às coisas, às ideias, aos valores, às situações concretas, aos comportamentos, ao cotidiano, aos preconceitos, aos fatos, às experiências.

Por outro lado, o curso se ocupa com a fundamentação teórica e crítica dos conhecimentos e das práticas humanas. Isso significa colocar sob o rigor da análise filosófica as condições e os princípios da racionalidade e da verdade; as formas e os conteúdos dos valores éticos, das práticas políticas, econômicas, artísticas e culturais em geral; as causas das ilusões e pré-conceitos individuais e coletivos; as reiterações dos pressupostos que sustentam os sistemas.

É na discussão dessas possibilidades que o curso de Filosofia contribuirá com o objetivo geral da UNISC, ou seja, colaborar na construção de uma sociedade mais democrática, tanto nos níveis do poder político, quanto econômico. Uma sociedade mais crítica e plural, globalizada por interesses primeiramente humanos e menos massificada.

Orgão Expeditor Número do Documento Data da Publicação
1.618 13/10/2000
SES 280 04/07/2016
MENU PRINCIPAL